Star Wars é uma grande franquia de ópera espacial (um sub-gênero de ficção científica que enfatiza as aventuras românticas, cenários super exóticos e personagens épicos e memoráveis, que caem no gosto popular). É uma saga que dividiu opiniões, positivas e negativas, pelo mundo afora. A história foi criada e dirigida por anos por George Lucas, na época de estréia, foi recorde de bilheteria. Foi um filme desacreditado por muitos, por se tratar de um filme de fantasia espacial. Mas para surpresa de todos, foi um sucesso, e é até hoje. O filme virou uma grande febre, e virou uma franquia imensa, com diversos produtos e derivações. Em 2012, a Lucas Film foi vendida para a Disney por US$ 4 bilhões.
A SAGA
TRILOGIA ORIGINAL
Episódio IV (1977) - Uma Nova Esperança
Episódio V (1980) - O Império Contra-Ataca
Episódio VI (1983) - O Retorno de Jedi
TRILOGIA DE PREQUELA
Episódio I (1999) - A Ameaça Fantasma
Episódio II (2002) - Ataque dos Clones
Episódio III (2005) - A Vingança dos Sith
TRILOGIA DE SEQUELA
Episódio VII (2015) - O Despertar da Força
Episódio VIII (2017) - O Último Jedi
Episódio IX (2019) - (Sem nome ainda)
Spin-Offs
1978 - Especial de Natal de Star Wars
1984 - Caravana da coragem : aventura de ewok
1985 - Ewoks: A batalha de Endor
2003 a 2005 - Guerras Clônicas (Série de desenho)
2008 - A guerra dos clones
2016 - Rogue One
UNIVERSO EXPANDIDO
LIVROS
CANÔNICOS
SEGUEM A CRONOLOGIA DOS FILMES
LEGENDS
Esses são parte do Universo Expandido original. Os novos filmes não são e nem serão baseados nessas obras, mas algumas partes podem ser incorporadas e retiradas destas.
"A questão da compra recente da Lucasfilm pela Disney deixou todo o Universo Expandido conhecido como uma linha paralela ou alternativa, recebendo o título de Legends".
GAMES
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
SÉRIES ANIMADAS
SABRES DE LUZ
Não é a personalidade nem o lado da força que seu dono está que caracteriza a cor de um Sabre de Luz, mas sim o cristal utilizado em sua construção. Durante o seu treinamento, o Padawan passa pelo processo de construção de seu primeiro Sabre de Luz e, para isso, deve encontrar um cristal adequado para o processo. Durante sua jornada, o cristal acaba atraindo o aprendiz, o que faz com que aquele determinado cristal seja escolhido. Embora a cor dos cristais não signifiquem muita coisa, eles ajudam a identificar determinados grupos. Alguns também são mais raros de se encontrar e podem resultar em um sabre mais poderoso.
* Azul - O Sabre de Luz mais comum dos usuários do Lado Luminoso da Força.
* Verde - Bastante utilizado por Jedi Consulares. São Jedis que procuram trazer o equilíbrio ao universo.
* Amarelo - Muito utilizado por Jedis Sentinelas que patrulham o universo.
* Vermelho - Esses sabres estão associados ao Lado Negro da Força, embora Jedis como Adi Galia e até mesmo Leia Organa Solo utilizem Sabres de Luz vermelhos.
* Roxo - Caracteriza usuários que fizeram parte do Lado Negro da Força por um tempo, mas acabaram passando para o Lado Luminoso.
* Laranja - São, geralmente, utilizados por aqueles que sobreviveram à Queda da Ordem Jedi, quando os Jedi perderam o acesso à Caverna de Cristais de Ilum e tiveram de encontrar outras fontes para seus Sabres de Luz.
* Branco - Os Cavaleiros Imperiais juram lealdade ao servir o Imperador, mas são completamente contrários ao uso do Lado Negro da Força. Apesar disso, eles não seguem os preceitos do Lado Luminoso e são vistos como uma espécie de "Lado Cinza" pela Nova Ordem Jedi.