*1836: Ocorreu à independência da região do atual estado norte-americano do Texas, e sua anexação pelos Estados Unidos.
*1845: Ocorreu a Guerra do México. Já derrotado, o México perdeu ainda o Novo México, a Alta Califórnia, Utah, Arizona, Nevada e o oeste do Colorado.
*1857: Ocorreu a revolução liberal. E o poder foi assumido por Benito Juárez, com uma política progressista ele não foi bem recebido pelos conservadores. Levando assim a Guerra civil ate 1861.
*1994: O México viveu uma crise econômica, a qual afetou vários países. Tal crise ficou conhecida pelo mundo todo como “efeito tequila”. Em 2000 foram realizada a primeira eleição presidencial do México considerada sem fraudes.
Vestimenta:
Vestido de Puebla geralmente têm mangas curtas e é usado solto. Como a maioria das roupas mexicanas têm bastante bordado e estampas.
E para os homens o Sombrero que é uma espécie de chapéu que tem uma borda que proteje do sol. Faz parte da vestimenta mexicana tradicional.
Curiosidades:
*Significado da bandeira: O brasão no centro da bandeira mexicana tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, a sua antiga capital. Segundo a lenda, os astecas, então um povo nômade, fundaram a cidade em um local onde foi vista uma águia pousada sobre um cacto e com uma serpente no bico. A visão foi interpretada como um sinal do deus da guerra Huitzilopochtli. Erguida em uma região pantanosa, Tenochtitlán deu origem a atual Cidade do México.
*A Cidade do México está afundando 20 cm por ano.
*Originária do México, a raça de cães chihuahua recebeu o mesmo nome do estado Chihuahua.
*Significado das cores da bandeira: O branco simboliza esperança, o verde significa unidade e o vermelho representa o sangue dos heróis nacionais
Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região. O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou a civilização asteca entre os anos de 1519 e 1521, neste momento o México passou a integrar o vice-reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810, já em 1824 a república.