Os primeiros registros da comunicação humana nasceu com as pinturas rupestres.
Origem da Comunicação Escrita
Sumérios
Annotations:
A escrita surgiu na Mesopotâmia 4.000 a.C. através da escrita cuneiforme. Os sumérios possuíam cerca de 2000 símbolos para escrever suas histórias na argila.
Egípcios
Annotations:
Os egípcios criaram dois tipos de escrita, a demótica e a de hieróglifos. A primeira era mais simples e popular, já a segunda era utilizada em templos e túmulos por ser uma escrita complexa e sagrada.
Romanos
Annotations:
O alfabeto romano surgiu na Roma Antiga e segundo a história, possuía somente letras maiúsculas. Com o tempo, esse estilo de escrita foi sendo aprimorado dando origem a outros mais modernos e compreensíveis.
Maias e Astecas
Annotations:
A escrita nahuatl como era conhecida surgiu no século XIII. É uma escrita tão complexa que ainda não foi totalmente decifrada.
Origem do Papel
China
Annotations:
O papel que conhecemos hoje teve sua origem na China e era feito de cascas de árvores e trapos de tecidos.
Origem da Tinta
Annotations:
Os primeiros registros de tinta líquida são datadas de 3000 a.C. na China e Egito. A caneta era feita de bambu e pincel e era composta de carvão e fuligem.
Surge o Livro
Os primeiros
Annotations:
Os primeiros livros não eram da forma como conhecemos hoje. Na antiguidade eles eram feitos na argila, couro ou papiro, até que tempos depois surgiu o papel.
A partir do século II d.C surgiu o códice, que era feito de papel e permitia que os escrever em ambos os lados do papel e costurar as folhas.
Imprensão
Annotations:
Surgiu no século XIV. Os blocos de madeira contendo os textos eram mergulhados em tintas e o conteúdo transferido para o papel, permitindo fazer várias cópias.
Em 1450, Gutemberg cria a prensa com tipos móveis, uma grande revolução para a humanidade. Um método que produzia cópias muito mais rápido e atingia uma maior quantidade de pessoas. O primeiro livro que ele utilizou foi a Bíblia.
Pós Gutemberg
Annotations:
Livros de romance, poesias, fábulas, entre outros começaram a ser difundidos com mais rapidez. Atualmente, os livros são a base da educação da humanidade. Sem eles, não haveria conhecimento.