Question 1
Question
•Surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo?
Answer
-
surdo-mudo não existe! ser surdo implica uma questão mais linguística do que apenas patológica.
-
Surdo mudo esta correto, pois eles não ouvem e não falam.
Question 2
Question
A comunidade surda brasileira não é homogênea, um importante laço que une a maioria das pessoas surdas brasileiras e esse laço é a Língua de Sinais.
Question 3
Question
Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Alguns surdos possuem dificuldade em desenvolver a fala, pois não escutam, porém seu aparelho fonador é preservado.
Question 4
Question
Em relação à deficiência auditiva, o Decreto 5626/2005 declara: Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Não pertence à comunidade de surdos.
Question 5
Question
• Todos os surdos realizam leitura labial?
Answer
-
Não. Alguns surdos desenvolvem essa habilidade devido a treinamentos por anos a fio com fonoaudiólogos; outros surdos que perderam a audição tardiamente também apresentam uma facilidade para a leitura labial.
-
Sm, eles possuem a facilidade e aprendem rapidamente.
Question 6
Question
• A Língua de Sinais é universal?
Answer
-
NÃO! Uma evidência disso é a existência de uma língua de sinais chamada gestuno ou língua de sinais internacional, que emergiu justamente da necessidade de comunicação entre surdos de diferentes nacionalidades.
-
Pode-se dizer que sim, de forma geral, cada país tem a mesma língua de sinais.
Question 7
Question
A Língua é cultural, possui intima relação com a história de seu país e com a comunidade que a utiliza.
Question 8
Question
Língua de Sinais ou Linguagem de Sinais?
Answer
-
O termo correto é Língua de Sinais. Nosso país utiliza a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que hoje é reconhecida como a segunda língua oficial em todo o território nacional de acordo com a Lei de LIBRAS
-
Linguagem de Sinais, pois é o meio de comunicação dos surdos-mudos.
Question 9
Question
• As línguas de sinais foram inventadas por ouvintes?
Answer
-
Não, as Línguas de Sinais, assim como as Línguas Orais, emergiram espontaneamente, naturalmente, da necessidade de comunicação entre pessoas surdas
-
Sim, ouvintes conceberam a Língua de sinas
Question 10
Question
As línguas de sinais são baseadas nas línguas orais?
Answer
-
Sim, usam a língua oral como referência.
-
A Língua de Sinais não é baseada na Língua Oral; as duas são totalmente independentes.
Question 11
Question
A Língua de Sinais possui um canal visual gestual, ao passo que a Língua Oral possui um canal oral auditivo; sendo assim, são totalmente diferentes
Question 12
Question
As línguas de sinais têm a mesma capacidade expressiva que as línguas orais?
Answer
-
Não, a língua de sinais é limitada.
-
Sim! As pessoas devem, em geral, pensar que as Línguas de Sinais são menos expressivas porque não veem essas línguas como línguas, mas como uma forma rudimentar de comunicação.As Línguas de Sinais não servem apenas para falar de coisas concretas, imediatas e simples. Elas podem ser (e são!) usadas para falar de coisas abstratas e complexas, como política, linguística, filosofia, entre outras.
Question 13
Question
As crianças aprendem línguas orais e/ou línguas de sinais de forma semelhante?
Answer
-
Sim! A criança adquire uma ou mais línguas simplesmente pela exposição a elas através da interação com outros falantes. A mesma coisa acontece com crianças surdas que, desde muito cedo, têm contato com surdos adultos e, através da interação com eles, adquirem a Língua de Sinais.
-
Não, existe uma certa dificuldade, principalmente para as crianças, onde o processo de aprendizagem leva geralmente o dobro de tempo.
Question 14
Question
Intérprete de LIBRAS é o profissional ouvinte fluente em LIBRAS e em Língua Portuguesa que realiza a tradução/interpretação simultânea LIBRAS/Português e Português/LIBRAS. Atualmente, a profissão de tradutor/intérprete de LIBRAS é regulamentada e possui um código de ética.
Question 15
Question
Conforme Márcia Honora e Mary Frizanco (2009), nessa epoca, os surdos eram privados do casamento para não gerarem outros “imperfeitos”. Também não tinham direito à escolarização, não era permitido que frequentassem os mesmos locais que os ouvintes e, ainda, não tinham direito ao testamento, pois não possuíam uma língua inteligível. No entanto, nessa época, os nobres, para não dividirem suas heranças com outras famílias, casavam-se entre si, o que gerava grande número de surdos entre eles.
Essas características correspondem a qual período histórico?
Answer
-
Idade Média
-
Idade Moderna
-
Antiguidade
Question 16
Question
Os surdos não eram considerados humanos, não tinham direito à vida. A surdez era considerada uma maldição dos deuses e, por isso, muitos surdos eram lançados em precipícios e outros eram lançados nos rios.Para o filósofo Aristóteles, nesse período, o sentido mais importante para o desenvolvimento
do pensamento era a audição; assim, os nascidos surdos não poderiam jamais desenvolver o pensamento, estavam reduzidos ao mesmo patamar que os animais. De acordo com Éden Veloso e Valdeci Maia (2009), na China, os surdos eram lançados ao mar ou sacrificados a “Teutates”, por ocasião da festa do Agárico. Nesse período, os surdos eram vistos como miseráveis, doentes, amaldiçoados e incapazes de desenvolver o pensamento. Essa característica é de qual época?
Answer
-
Antiguidade
-
Idade Média
-
Idade moderna
Question 17
Question
Neste período, os estudos sobre a pessoa com surdez tornaram-se
mais disponíveis. Muitos estudiosos renomados começaram
a investigar a surdez e traziam diferentes concepções sobre os
surdos. Alguns começaram a apontar a importância da Língua de
Sinais para o desenvolvimento das pessoas com surdez, porém
a maior parte desses estudos ainda trazia a língua oral auditiva
como sendo a única capaz de libertar os surdos de seu isolamento
e possibilitar-lhes uma forma de comunicação. Essa característica é de qual época?
Answer
-
Idade média
-
Antiguidade
-
Idade Moderna
Question 18
Question
qual filosofo que reconheceu que a surdez
não era um impedimento para a razão e a instrução?
Question 19
Question
O verdadeiro início da
educação do surdo surgiu com o monge beneditino
Pedro Ponce de León (1520-1584), que se dedicou
a educar e ensinar os sacramentos sagrados a surdos de
famílias nobres. Ele ensinava-os a falar, ler, escrever e
rezar.
Question 20
Question
qual a forma mais antiga do alfabeto manual?
Question 21
Question
E libras é utilizado:
Question 22
Question
As práticas de dissecar cadáveres de surdos, o uso de descargas elétricas em seus ouvidos, o uso de sanguessugas para provocar sangramento e furar as membranas timpânicas de alunos com surdez eram frequentemente realizadas por qual médico cirurgião?
Answer
-
Jean-Marc Itard
-
Thomas Gallaudet
Question 23
Question
O que são sinais metódicos?
Question 24
Question
Qual o nome dado ao alfabeto manual?
Answer
-
Datilologia
-
Sinal metódico
Question 25
Question
Dr. Armando Paiva de Lacerda, diretor do Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, em 1930, realizava testes de inteligência nos alunos surdos e, assim, verificava sua aptidão para a oralização. Após esses testes, os alunos eram separados de acordo com a seguinte classificação: surdos-mudos completos, surdos incompletos, semissurdos propriamente ditos e semissurdos. Seu objetivo era que as salas de aulas fossem o mais homogênea possível, para facilitar o trabalho de oralização realizado pelo professor. Esse método foi chamado de:
Question 26
Question
Nesta abordagem, a Língua de Sinais passou a ser considerada a língua materna dos surdos congênitos e seu aprendizado, realizado de forma natural. Saiu de cena o discurso clínico e o surdo passou a ser visto como diferente. Nesta abordagem, a LIBRAS passou a ser reconhecida como a segunda língua oficial de nosso país.
Essas características vão ao encontro da seguinte concepção da Língua de Sinais:
Answer
-
Concepção oral
-
Concepção Bilingue
Question 27
Question
Nesta abordagem era proibido o uso de sinais. Essas características vão ao encontro da seguinte concepção da Língua de Sinais:
Answer
-
Concepção Bilíngue
-
Concepção Oral
Question 28
Question
Nesta abordagem pode ser usada a língua de sinais, porem a oral prevalecia. Essas características vão ao encontro da seguinte concepção da Língua de Sinais:
Answer
-
concepção total
-
concepção bilíngue
Question 29
Question
O alfabeto manual é considerado um empréstimo linguístico da Língua Portuguesa, pois representa visualmente as formas físicas e geométricas do alfabeto em Português.
Question 30
Question
O alfabeto manual é utilizado para representar substantivos próprios e termos específicos, quando ainda não existente um sinal em LIBRAS.
Você pode utilizar para soletrar seu nome, utilizando a mão esquerda ou direita, porém não concomitantemente.
Question 31
Question
Quando você não conhece um sinal em LIBRAS pode soletrar a palavra para o Surdo e pedir que ele lhe ensine o sinal correspondente, ou quando o Surdo sinalizar algo que você não compreenda peça a ele que soletre o sinal para você.
Atualmente com a difusão da LIBRAS muitos vocábulos específicos de determinadas áreas já possuem sinais, o uso da datilologia durante a conversação deve ser evitado. Muitos sinais são produzidos a partir de configurações de mão do alfabeto.
Question 32
Question
Quais são os Cinco Parâmetros da LIBRAS
Answer
-
Configuração de Mão(CM)
Parâmetro de Articulação(P.A)
Parâmetro Movimento (M)
Parâmetro de orientação (o)
Parâmetro Expressão facial e corporal (EF/C)
-
Parâmetros faciais, visuais, de expressão , de contato e de memoria
Question 33
Question
Em libras são identificadas quantas configurações de mãos?
Question 34
Question
È o lugar no corpo ou no espaço em que o sinal é posicionado.
Answer
-
Ponto de Articulação
-
Parâmetro de orientação
Question 35
Question
Espaço neutro ou a frente do corpo
Ancorado no corpo· Em frente à testa. Em frente à boca são Características de qual parâmetro?
Answer
-
Parâmetro Movimento
-
Parâmetro de Articulação
Question 36
Question
É a deslocação da mão no espaço. Característica de qual parâmetro?
Answer
-
Parâmetro de Orientação
-
Parâmetro de Movimento
Question 37
Question
Alternado, circular para frente, espiral para cima. Características de qual parâmetro?
Answer
-
Parâmetro Movimento
-
Parâmetro de Articulação
Question 38
Question
É a direção que o sinal terá para ser executado.
Answer
-
Ponto de Articulação
-
Parâmetro de orientação
Question 39
Question
Para cima e para baixo .Para frente. Características de qual parâmetro?
Answer
-
Parâmetro movimento
-
Parâmetro de orientação
Question 40
Question
Em LIBRAS, todas as pessoas também ganham um sinal para representá-las,todas as vezes que quiser referir-se a você ele atribui um “sinal pessoal”, este sinal pessoal é elaborado a partir de uma característica física ou de personalidade.por respeito a esta comunidade, apenas o Surdo pode atribuir um sinal pessoal para você, assim que tiver a oportunidade de conversar com um Surdo peça um sinal, este sinal será seu nome em LIBRAS, após receber seu sinal você não poderá ser modifica-lo, assim como não mudamos nosso nome.
Question 41
Question
A língua portuguesa utiliza qual canal?
Answer
-
Canal oral auditivo
-
Visual-gestual
Question 42
Question
A língua de sinal utiliza qual canal ?
Answer
-
Visual-Gestual
-
Oral auditivo
Question 43
Question
Uma das formas de comunicação do homem, reconhecida como a
arte de expressar sentimentos, ações e objetos. Técnica utilizada para
construção de objetos no ar. Característica de qual recurso?
Question 44
Question
Modalidade cênica para construção de cenas no ar, conhecida também
como a arte de narrar com o corpo. Características de qual recurso?
Answer
-
Pantomina modalidade
-
Mimica
Question 45
Question
São traços não manuais, realizados pela face ou corpo para atribuir
sentimento, vida ao sinal; é impossível a comunicação visual-gestual sem
este recurso de expressão. LIBRAS sem expressão não é LIBRAS. Característica de qual recurso?
Answer
-
Mimica
-
Expressão corporofaciais
Question 46
Question
Figura de linguagem que expressa sons através de fonemas ou palavras. Em LIBRAS, características de qual recurso?
Answer
-
Onomatopeia
-
Classificadores
Question 47
Question
Tempo de escuta para sinalização, o intérprete necessita de um tempo de escuta da Língua
Portuguesa para realizar a interpretação em LIBRAS. Essa pequena pausa também acontece
quando conversamos com um surdo; é necessário que o receptor deixe o emissor concluir uma
ideia para então interpretá-la corretamente dentro de um contexto.
Question 48
Question
Para marcadores de concordância de gênero, utilizamos qual recurso?
Answer
-
Classificadores
-
Processos anafóricos
Question 49
Question
Uso concomitante de dois ou mais personagens, é realizada
através de mudança corporal durante a interpretação em Língua de Sinais. Este recurso permite
a interpretação de diferentes personagens de forma clara.
Answer
-
Processo Anafórico
-
Expressão corporofaciais
Question 50
Question
São sinais que possuem correspondência física e geométrica com o referente; sendo assim, fazem parte de um repertório natural do ser humano. também podem ser compreendidos como gestos universais de fácil compreensão. Em sua comunicação cotidiana,
Answer
-
Sinais icônicos
-
Sinais Arbitrários
Question 51
Question
São aqueles que não possuem correspondência física e geométrica com o referente, ou seja, não são de fácil compreensão. A maior parte dos sinais em LIBRAS faz parte desta categoria.
Answer
-
Sinais icônicos
-
Sinais Arbitrários
Question 52
Question
Um sinal com dois ou mais significados
Answer
-
Sinais polissemicos
-
Sinal composto
Question 53
Question
Variações regionais
Em todo o território nacional, é reconhecida a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
como a segunda língua oficial de nosso país, porém podemos encontrar variações de sinais
conforme a região.
Question 54
Question
Variações sociais
As variações sociais acontecem dentro de uma região; um sinal pode sofrer alguma variação
conforme o grupo de surdos. Essas variações acontecem com frequência em grupos sociais
distintos, associações e igrejas. Dependendo do grupo de surdos, o sinal pode sofrer alguma
variação de configuração ou movimento. Veja o exemplo da sinalização do verbo “conversar”,
que pode sofrer alterações conforme o grupo de surdos que utiliza esse sinal.
Question 55
Question
São aqueles que derivam de outros sinais. Nesta categoria são necessárias
duas ou mais sinalizações para formar uma única palavra.
Answer
-
sinais compostos
-
Sinais polissêmicos
Question 56
Question
São verbos que não se flexionam em pessoa ou número, ou seja, eles não
sofrem variação de aspecto ou forma, não importando o contexto no qual estejam inseridos.
Answer
-
Verbos Simples
-
Verbos direcionais
Question 57
Question
São verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto; sendo
assim, incorporam uma concordância espacial.
Answer
-
Verbos direcionais
-
Verbos espaciais
Question 58
Question
São verbos que têm afixos locativos e são produzidos ao longo do espaço.
Answer
-
Verbos simples
-
Verbos espaciais