A proposta do Ministério da Integração Nacional é “Equilibrar as oportunidades para a população residente na região semiárida, com água doce [...]. Promover a população de sua área de influência direta, nos Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco de fontes hídricas mais seguras para o abastecimento público e produção de alimentos, especialmente nas várzeas fluviais próximas, ocupadas com a pequena produção agrícola”.
O fragmento do texto refere-se:
Answer
a) Ao plano de desenvolvimento da SUDENE.
b) Ao aumento dos perímetros irrigados no Rio São Francisco.
c) À política implementada pelo MST.
d) À transposição das águas do Rio São Francisco
e) Ao plano de ação do INCRA.
Question 2
Question
Sobre o rio São Francisco, assinale a alternativa incorreta.
Answer
a) Denominado rio da integração nacional, nasce em Minas Gerais, atravessa o sertão semiárido nordestino e desemboca no oceano Atlântico.
b) Polêmico, o projeto de transposição desse rio, em vias de implantação pelo governo federal, prevê a construção de canais para levar água aos principais vales do interior do nordeste que, como sabemos, sofrem com secas periódicas.
c) Por não apresentar quedas d’água ao longo de seu curso, seu potencial hidroelétrico é muito baixo
d) Muito utilizado para a navegação, tem grande importância para a população ribeirinha.
e) Constitui, em conjunto com seus afluentes e subafluentes, a segunda maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
Question 3
Question
O Brasil possui grandes bacias hidrográficas, sendo a bacia Amazônica a maior do mundo em volume de água e em transporte de sedimentos. Contudo, são poucas as bacias genuinamente brasileiras, visto que, na sua grande maioria, elas são transfronteiriças. Dentre as bacias genuinamente brasileiras, a maior delas é a bacia do rio