Ao se redigir um documento oficial, deve-se atentar para as seguintes recomendações:
I. Praticar a concisão e a clareza, de modo a que poucas palavras possam trazer muita informação, não deixando dúvida quanto à significação do conjunto do texto.
II. A comunicação oficial não exime o redator de manifestar claramente sua subjetividade, por meio de opiniões criativas e do posicionamento estritamente pessoal diante de uma questão.
III. A formalidade da linguagem é uma característica imprescindível da redação oficial, fazendo-se notar, por exemplo, pela observância da norma culta e pelas formas protocolares de tratamento.
Está correto o que consta APENAS em
Answer
I
III
II
I e II
I e III
Question 2
Question
De acordo com as normas oficiais apontadas para esse tipo de documento, assinale a alternativa correta.
Answer
O destaque em negrito para a indicação do assunto é facultativo.
Local e data deveriam estar alinhados à esquerda da página.
a fonte dos textos oficiais deve ser a de tamanho 14.
No endereçamento, “Senhor” poderia ser substituído por “Sua Senhoria”.
“OFÍCIO” corresponde à indicação do tipo de documento oficial.
Question 3
Question
Em relação ao uso dos fechos nas correspondências oficiais, julgue o seguinte item.
Ainda que a comunicação por correio eletrônico apresente uma padronização mais flexível e menos formal que a dos demais documentos oficiais, o uso de abreviações como at.te ou de expressões como Abraços e Saudações no fecho de uma mensagem por correio eletrônico não é recomendado.
Answer
certo
errado
Question 4
Question
Em relação ao uso dos fechos nas correspondências oficiais, julgue o seguinte item.
Recomenda-se o emprego de Respeitosamente como fecho de correspondências oficiais cujo destinatário ocupe cargo superior ao do remetente e de Atenciosamente para os demais casos.
Answer
certo
errado
Question 5
Question
Sobre o emprego dos pronomes de tratamento nos documentos oficiais, está incorreta a afirmativa:
Answer
Nos documentos oficiais o uso dos pronomes de tratamento será necessário em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
No vocativo, os pronomes de tratamento são utilizados no início do texto do documento, para dirigir-se ao destinatário, sempre seguido por vírgula.
Apenas no corpo do texto pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada.
Em uma correspondência oficial destinada ao reitor de uma Instituição Federal de Ensino o vocativo a ser empregado é “Excelentíssimo Senhor Reitor”.
Em uma correspondência oficial destinada a uma autoridade do Supremo Tribunal Federal usa-se os seguintes pronomes de tratamento: no endereçamento: “A Sua Excelência o Senhor”; no vocativo: “Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal”; no Corpo do Texto: “Vossa Excelência”.