Esse bioma está na faixa de transição da caatinga, cerrados, mangues, campestres e planaltos de araucárias. Ele também abriga sete das nove maiores bacias hidrográficas do país. As temperaturas são elevadas durante o ano todo e as precipitações pluviométricas (chuvas) são regulares e bem distribuídas.
Esse bioma apresenta uma composição de folhas largas em suas árvores (latifoliada), localizando-se em uma área próxima à Linha do Equador, que apresenta, portanto, baixas latitudes (equatorial). Por isso, ela é classificada como Floresta Latifoliada Equatorial.
Esse bioma habita, em maior parte, regiões de clima seco, apresentando, em determinadas épocas, umidade relativa do ar inferior a 15%. Mesmo assim, esse bioma possui uma elevada diversidade ambiental.
Question 2
Question
A área da Mata Atlântica correspondia a 15% do território nacional, no entanto, os constantes desmatamentos reduziram esse bioma a 7% da sua área original. Aponte os principais responsáveis pela destruição da Mata Atlântica.
O desmatamento desse bioma, segundo vários estudos – incluindo o apresentado pela questão – reduz a presença de chuvas e umidade em outras localidades em função da dinâmica de escoamento da umidade produzida pela própria floresta, o que é chamado de Rios Voadores.
A destruição da Mata Atlântica teve início no período colonial com a expansão do cultivo da cana-de-açúcar. Durante o século XVIII, a mineração e a agricultura cafeeira foram responsáveis pela devastação do bioma. Posteriormente, outros aspectos que contribuíram (e ainda contribuem) de forma significativa para a redução desse bioma foram a expansão urbana e o desenvolvimento industrial.
A expansão do desmatamento desse bioma ocorre a partir do avanço da fronteira agrícola rumo ao norte do país, o que é operacionalizado pela prática da pecuária extensiva e da agricultura.
Question 3
Question
Presente em várias unidades federativas brasileiras, a Mata Atlântica NÃO é o bioma típico do estado de:
Nos meses de julho e agosto deste ano, os incêndios florestais, provocados em grande parte por balões, atingiram grandes extensões do Maciço da Tijuca, no Rio de Janeiro. As opções abaixo estão relacionadas a causas ou consequências destes incêndios, EXCETO:
As espécies arbóreas da Mata Atlântica, na sua maioria, apresentam mecanismos de adaptação para sobreviver em períodos de secas.
Os poluentes atmosféricos são extremamente prejudiciais à vegetação. A queimada pode ser considerada como uma das principais responsáveis pela devastação da floresta, visto que essa prática reduz a cobertura vegetal.
O capim colonião é extremamente resistente a queimadas, fato que proporciona a sua expansão, prejudicando a recomposição da flora local, que é responsável pela estabilização das encostas.