Question 1
Question
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Question 2
Question
É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Question 3
Question
O atendimento perinatal será realizado por profissionais da atenção primária.
Question 4
Question
Os profissionais de saúde de referência da gestante garantirão sua vinculação, no último bimestre da gestação, ao estabelecimento diverso ao qual será realizado o parto, garantido o direito de opção da mulher.
Question 5
Question
I - Os serviços de saúde onde o parto for realizado assegurarão às mulheres e aos seus filhos recém-nascidos alta hospitalar responsável e contrarreferência na atenção primária, bem como o acesso a outros serviços e a grupos de apoio à amamentação.
II - Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal,
inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
III - A assistência psicológica deverá ser prestada também a gestantes e mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, bem como a gestantes e mães que se encontrem em situação de privação de liberdade.
Assinale a(s) correta(s):
Answer
-
I
-
II e III
-
II
-
I e III
-
Todas opções
Question 6
Question
Marque a alternativa correta de acordo com o ECA
Answer
-
A gestante, apenas, tem direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.
-
A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.
-
A atenção primária à saúde fará a busca ativa da gestante que iniciar ou que abandonar as consultas de pré-natal, bem como da puérpera que não comparecer às consultas pós-parto.
-
O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, exceto aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.
Question 7
Question
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
Answer
-
manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de 12 anos
-
identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;
-
proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do feto, bem como prestar orientação aos pais
-
fornecer declaração de nascimento onde constem preferencialmente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato
-
manter alojamento separado, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe
Question 8
Question
É crime deixar o encarregado de serviço ou o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezesseis anos, bem como de fornecer à parturiente ou a seu responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.
Question 9
Question
O ECA criminaliza a conduta de deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido.
Question 10
Question
As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão encaminhadas, caso requeiram, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.
Question 11
Question
Descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao pátrio poder ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou conselho tutelar é considerada infração administrativa.
Question 12
Question
Divulgar, total ou parcialmente, mesmo com autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional é crime perante o ECA.
Question 13
Question
O ECA determina que é dever dos tutores velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, sendo considerado crime punível com reclusão submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou constrangimento.
Question 14
Question
A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.
Question 15
Question
Considera-se castigo físico a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ou ameace gravemente; ou ridicularize.
Question 16
Question
Considera-se tratamento cruel a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão.
Question 17
Question
Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas,
que serão aplicadas, de acordo com a gravidade do caso, pelo Conselho Tutelar, sem prejuízo de outras providências legais:
I encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
II encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
III encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
IV obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado;
V advertência.
Answer
-
I, III e V
-
II, III e IV
-
I, II e III
-
Todas alternativas
-
IV e V
Question 18
Question
Descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar consiste em infração administrativa com pena de multa em dobro em caso de reincidência.
Question 19
Question
É considerado crime com pena de detenção deixar o responsável por diversão ou espetáculo público de afixar, em lugar visível e de fácil acesso, à entrada do local de exibição, informação destacada sobre a natureza da diversão ou espetáculo e a faixa etária especificada no certificado de classificação
Question 20
Question
Anunciar peças teatrais, filmes ou quaisquer representações ou espetáculos, sem indicar os limites de idade a que não se recomendem constitui mera infração administrativa com pena de multa, duplicada em caso de reincidência e aplicável separadamente à casa de espetáculo e aos órgãos de publicidade.
Question 21
Question
É proibido transmitir, através de rádio ou televisão, espetáculo em horário diverso do autorizado ou sem aviso de sua classificação, com pena de multa, duplicada caso de reincidência. A autoridade policial poderá determinar a suspensão da programação da emissora por até dois dias.
Question 22
Question
Vender ou locar a criança ou adolescente fita de programação em vídeo, em desacordo com a classificação atribuída pelo órgão competente é considerada infração administrativa com pena de multa, e em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até vinte dias.
Question 23
Question
É crime vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos
de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer
dano físico em caso de utilização indevida.
Question 24
Question
Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere é conduta apenada com multa, e, em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 dias. Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada.
Question 25
Question
Nenhum adolescente poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
Question 26
Question
Quando a criança estiver acompanhada de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; ou de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável não será exigida a autorização judicial para criança poder viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável.
Question 27
Question
A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por quatro anos para que a criança viaje para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou do responsável.
Question 28
Question
Se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável; ou se viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida., a autorização é prescindível quando se tratar de viagem ao exterior.
Question 29
Question
Nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior sem prévia e expressa autorização da Policia Federal.
Question 30
Question
Será apenado com reclusão a autoridade policial responsável pela apreensão de criança ou adolescente que não fizer imediata comunicação à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada.
Question 31
Question
Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do
Ministério Público no exercício de função prevista no ECA é considerado crime.
Question 32
Question
Os crimes praticados contra a criança e o adolescente, por ação ou omissão, dispensa a aplicação da legislação penal.
Question 33
Question
Os crimes previstos no ECA são de ação pública condicionada a representação.
Question 34
Question
Segundo o STJ, não é necessário que haja prova da efetiva corrupção do menor para que o crime esteja configurado.
Question 35
Question
A entrega de arma de fogo à criança ou adolescente caracteriza crime previsto no ECA, e não no Estatuto do Desarmamento, pois o eca é lei especial que prevalece sobre a geral.
Question 36
Question
O fornecimento de bebida alcoólica à criança ou adolescente tipifica o crime previsto no art. 243 do ECA.
Question 37
Question
Douglas adquiriu gratuitamente vídeo com cenas de sexo explícito envolvendo menores de idade, para a satisfação de seus próprios desejos sexuais, sem expô-lo a terceiros. Nessa situação, Douglas praticou crime tipificado no ECA.
Question 38
Question
Para a configuração do crime de corrupção de menores, previsto no ECA, não se faz necessária prova da efetiva corrupção do menor, uma vez que se trata de delito formal.
Question 39
Question
De acordo com o entendimento do STJ, requer-se, para configuração do crime de corrupção de menores previsto no ECA, a existência de prova a respeito da efetiva corrupção do menor.
Question 40
Question
O crime de corrupção de menores previsto no art. 244-B do ECA é classificado como material, exigindo-se prova inequívoca de que o infante, antes do crime, não era corrompido.
Question 41
Question
O crime de corrupção de menores, previsto no ECA, art. 244-B "Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la" - segundo STJ é, quanto ao resultado, crime
Answer
-
de mera conduta
-
material
-
formal
-
permanente
Question 42
Question
O ato de corromper menor de 18 anos de idade ou de facilitar a sua corrupção para a prática de infração penal é considerado delito formal, cuja caracterização demanda a coautoria ou participação de indivíduo maior de idade, majorando-se a pena caso o delito perpetrado em decorrência da corrupção seja hediondo.
Question 43
Question
Se após a regular apreensão de adolescente, a autoridade policial responsável deixar de comunicar, imediatamente, o fato à autoridade judiciária competente e à familia do apreendido ou à pessoa por ele indicada, o delegado de polícia, por ter a incumbência legal de ordenar a lavratura do auto de apreensão e de demais medidas dele decorrentes, será responsabilizado criminalmente por delito previsto no ECA.
Question 44
Question
Felipe, com 50 anos de idade, diretor e produtor de filmes eróticos para reprodução na internet, contratou dois atores maiores de idade que aparentavam ser bem mais jovens, e produziu vídeo com cenas de sexo, modificando-as por meio digital, de modo a simular a participação de adolescentes. Nessa situação, não haverá infração penal por parte de Felipe e dos provedores de acesso à internet porque os atores envolvidos no vídeo são maiores de idade, sendo-lhes assegurada a liberdade de expressão e de manifestação artística prevista constitucionalmente.
Question 45
Question
Valter, ocupante de cargo cujas atribuições incluem fornecer declaração de nascimento, não forneceu esse documento a Gabriela, quando ela recebeu alta médica, após dar à luz seu filho.
Nessa situação, a conduta de Valter
Answer
-
é atípica
-
constitui crime do ECA, que pode ser punido a título de dolo ou culpa
-
constitui crime do ECA, punido apenas na modalidade dolosa
-
constituirá crime se ele puder ser considerado funcionário público, para fins penais
-
constitui crime de prevaricação, previsto no CP
Question 46
Question
Segundo dispõe o ECA, constitui efeito obrigatório da condenação a cassação da licença de localização e de funcionamento do estabelecimento em que se verifique a submissão de criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.
Question 47
Question
Gabriel deixou de fornecer a uma parturiente, na ocasião da alta médica desta, declaração de nascimento em que constassem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.
Júlia, professora, teve conhecimento de caso que envolvia suspeita de maus-tratos contra uma aluna de dez anos de idade e deixou de comunicar o fato à autoridade competente.
Alexandre hospedou, no hotel do qual é responsável, um adolescente que estava desacompanhado de seus pais ou de um responsável e sem autorização escrita deles ou de autoridade judiciária.
Nessas situações, de acordo com o ECA
Answer
-
somente Gabriel e Alexandre responderão por crime
-
somente Júlia e Alexandre responderão por infração administrativa
-
somente Gabriel e Alexandre responderão por infração administrativa
-
Gabriel, Júlia e Alexandre responderão por crime
-
somente Gabriel e Júlia responderão por crime
Question 48
Question
É crime hospedar em hotel, pensão, motel ou congênere criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita destes ou da autoridade judiciária.
Question 49
Question
Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso pelo Conselho Tutelar:
I encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
II encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
III encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
IV obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado;
V advertência.
Está correto apenas
Answer
-
I, II e V
-
I, III e IV
-
Todos
-
II, IV e V
-
I, II, IV e V