“A integração de elementos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual que, por meios que são positivamente enriquecedores, realçam as pessoas, a comunicação e o amor”.
O aparelho reprodutor masculino ou sistema genital masculino é o sistema responsável pela produção dos gametas masculinos, tal como a maturação e introdução destes no aparelho reprodutor feminino. Possui órgãos que desempenham funções específicas e glândulas que secretam substâncias que auxiliam na função do sistema, de uma forma geral.
Sistema ou aparelho reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. Ele também é responsável por abrigar o embrião (novo ser), no caso de haver uma fecundação.
Fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminados pela vagina, nas mulheres não grávidas, entre a puberdade e a menopausa.
Se a mulher engravidar, não haverá menstruação.
A gravidez ou gestação tem início quando o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, formando a célula ovo ou zigoto. Que por sua vez, passa por divisões celulares e recebe o nome de embrião. O primeiro indício de uma gravidez é a ausência de menstruação.