A poluição, ou contaminação, da água se dá por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e humanos. Este é um problema de extrema seriedade, uma vez que a água é o recurso mais importante para a vida na Terra.
O fato de os lençóis freáticos, lagos, rios, mares e oceanos serem o destino final de todo e qualquer poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo é um fator muito preocupante. Assim, além dos poluentes lançados diretamente nos corpos d'água, as redes hídricas ainda recebem a poluição proveniente da atmosfera e do solo.
Caption: : "CONTAMINAÇÃO: Situação do lençol freático em Porto Velho é crítica e preocupa especialistas"
Slide 3
Fontes causadoras de poluição
As fontes causadoras de poluição na água podem ser divididas em:
Fontes pontuais - fontes individuais de fácil identificação, como um encanamento ou vala. Nesta categoria estão inclusos os lançamentos de poluentes de uma fábrica diretamente na água.
Fontes não pontuais - também são conhecidas como fontes difusas. Estão relacionadas à contaminação que não é resultante de apenas uma fonte discreta. Seu controle e identificação são difíceis, já que não são provenientes de um ponto de lançamento ou de geração específico. Alguns exemplos são: infiltração de agrotóxicos no solo, descarte incorreto de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, lixo e lançamento de esgoto diretamente nos córregos.
Os tipos de poluição da água se dividem em quatro categorias. São elas:
Sedimentar
Biológica
Térmica
Química
Slide 5
Poluição Sedimentar
A poluição sedimentar é aquela que ocorre com o acúmulo de partículas em suspensão (partículas sólidas dispersas). Quando estas partículas chegam na água vindas do solo, pelo processo de erosão, desmatamento e extração de minérios, podem interferir no processo de fotossíntese, bloqueando os raios solares e interferir também na capacidade dos animais de encontrar alimentos. Esses sedimentos também podem ser resultantes de produtos químicos insolúveis que adsorvem (fixam) e concentram os poluentes biológicos e químicos.
Este é o tipo de poluição mais comum nos corpos d'água.
A tragédia em Brumadinho é um grande exemplo.
A poluição biológica ocorre com a inserção de detritos orgânicos lançados por esgotos domésticos e industriais, os quais podem ser direcionados diretamente à água ou podem se infiltrar nos solos, atingindo os lençóis freáticos. Estes detritos são compostos carboidratos, gorduras, proteínas, fosfatos e bactérias. Restos de alimentos, fezes humanas e detergentes são alguns outros exemplos.
Quando esses detritos estão se decompondo, o oxigênio é consumido, o que causa do um desequilíbrio em seu nível na água, resultando na morte de peixes e outros organismos aquáticos. Quando a concentração de nutrientes, gerados pela degradação dos compostos orgânicos, é alta, cria a eutrofização (que é a proliferação de algas que impedem a passagem da luz na superfície).
Tais detritos possuem micro-organismos patogênicos, que podem causar doenças como leptospirose, amebíase, febre tifoide, diarreia, cólera e hepatites.
A poluição térmica não é facilmente observável, sendo assim, é pouco conhecida. Este tipo de poluição não é visível ou audível, porém seu impacto é relevante. Ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema, como um rio, é diminuída ou aumentada, resultando em um impacto direto na população desse ecossistema, como por exemplo a diminuição dos níveis de oxigênio na água.
A poluição química ocorre quando há contaminação ambiental gerada por produtos químicos que têm como destino os corpos hídricos. Esta categoria pode ser acidental ou intencional, que é muito comum, uma vez que muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou na rede de esgoto, sem o tratamento adequado. Ocorre também a poluição na zona rural através da contaminação por uso de agrotóxicos.
Esse tipo de poluição carrega efeitos cumulativos e podem levar anos para serem sentidos. Causa grandes danos para a vida marinha, além de prejudicar animais que interagem com o ecossistema, um exemplo são as aves que se alimentam dos peixes.
Os poluentes mais comuns dessa categoria são: fertilizantes agrícolas, agrotóxicos, esgoto doméstico e industrial, plásticos, compostos orgânicos sintéticos, metais pesados etc.
Um grande exemplo de poluição química da água é o desastre de Minamata.
Os diferentes tipos de poluição da água causam diferentes impactos, tanto no meio ambiente quanto nos seres humanos. A Bioacumulação é um processo pelo qual substâncias ou compostos químicos são absorvidos pelos organismos. Este processo pode ocorrer de forma direta ou indireta. Quando as substâncias são convertidas a partir do meio ambiente (solo, sedimento, água) é um processo direto. Já quando ocorre a ingestão de alimentos contaminados por essas substâncias, é um processo indireto.
Esta ocorre num nível trófico e representa o aumento da concentração de uma substância nos tecidos ou órgãos dos organismos.
A bioconcentração acontece quando as substâncias são absorvidas pelos organismos em concentrações mais elevadas do que o ambiente circundante.
Slide 11
A Biomagnificação
A biomagnificação é um fenômeno que ocorre com o acúmulo progressivo de substâncias de um nível trófico (nível alimentar) para outro ao longo da cadeia alimentar. Sendo assim, os predadores do topo da cadeira possuem maiores concentrações dessas substâncias.
O governo possui leis que ajudam a minimizar a poluição da água. Tais leis são direcionadas às indústrias, hospitais e áreas de comércio. Além dessas medidas de controle e tratamento, existem alternativas simples e individuais para ajudar a diminuir o nível de poluição da água. São elas o descarte correto de lixo, compostagem doméstica, não descartar remédios, cigarros, fraldas ou qualquer outro objeto com compostos nocivos na privada, praticar o consumo consciente de água etc.
Slide 14
Mapa mental e atividade
Utilize a ferramente desta plataforma para produzir um mapa mental para organizar e revisar o conteúdo aprendido nesta aula.
Para complementar seu conhecimento, ouça os podcasts "Poluição da água", produzido por REVISÕES e "Bioacumulação", produzido por Biologia Enem. Ambos estão disponíveis na plataforma Spotify.
Reúna em uma pasta, ou vídeo, de 8 a 12 imagens que ilustrem as consequências resultantes da poluição da água. Envie o arquivo no e-mail dos professores ou, caso seja produzido nesta plataforma, disponibilize o link para os professores. As mídias podem ou não ser de autoria do aluno. Salve o arquivo com seu nome completo.
E-mails para contato: milena.oliveira.barauna@hotmail.com
gabi.parcanjo@hotmail.com
Slide 15
Referências
ECYCLE, Equipe. "Poluição da água: tipos, causas e consequências"; eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2945-poluicao-da-agua.html. Acesso em 21 de agosto de 2020.
"Fontes de Poluição da Água" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 21/08/2020. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php.
MONTONE, Rosalinda Carmela. "Bioacumulação e Biomagnificação"; Instituto Oceanógrafo. Disponível em: http://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/31-portugues/publicacoes/series-divulgacao/poluicao/811-bioacumulacao-e-biomagnificacao#:~:text=Bioacumula%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20termo%20geral,qu%C3%ADmicos)%20s%C3%A3o%20absorvidas%20pelos%20organismos. Acesso em 21 de agosto de 2020.