É um conceito sistêmico que traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspetos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração de matéria prima, é máxima.
Segundo a Comissão para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, entende-se por Desenvolvimento Sustentável o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Logo, tornou-se indisponível a implementação de medidas promotoras de uma gestão sustentável dos recursos naturais, que permitem defender o que ainda existe para garantir o direito de uma vida saudável em harmonia com meio ambiente.
Nos últimos cinquenta anos, o homem produziu mais de 90% toda a tecnologia da Historia .As áreas como a saúde, os transportes, a habitação e as comunicações constituem exemplos deste aceso. No entanto, este facto está longe de beneficiar todos os habitante do planeta..
Logo, tornou-se indispensável a implantação de medidas promotoras de uma gestão sustentável dos recursos naturais ,que permitam defender o que ainda existe para garantir o direito de uma vida saudável em harmonia com o meio ambiente.Assim, a UNO estabeleceu os objectivos do milénio a cumprir até 2015. São 8 objectivos do Milénio, e cada um dos compromissos inclui metas como, por exemplo, garantir que todos os rapazes e raparigas terminem o ciclo completo do ensino primário.
A Sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do Ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função com fonte de energias renováveis.
A Sustentabilidade económica, enquadra no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que visam incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias económicas são adicionados com fatores a ter em conta , os parâmetros ambientais e sócio-económicos, criando assim uma interligação entre os vários setores.
A Sustentabilidade sócio-politica centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como sócio-económico. É veiculo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.Neste sentido, foram desenvolvidos dois grandes plano: a agenda 21 e as metas de desenvolvimento do milénio.
Serviços de Ecossistemas são os benefícios do Homem obtém dos Ecossistemas.A AM definiu 4 categorias de serviço:
serviços de suporte
serviços de regulação
serviços de produção
serviços culturais