INTRODUÇÃO AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS
As transformações na sociedade atual ocorreram por conta da globalização e dos inúmeros avanços industriais dos últimos anos. Essas transformações impulsionaram o desenvolvimento tecnológico, assim proporcionando uma nova linguagem, e consequentemente uma nova sociedade. A partir desse momento, entende-se a necessidade do professor ter domínio de conhecimentos, técnicas e manuseios de novas ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), tendo em vista que a atual geração de alunos provém de nativos digitais.
Tudo bem, mas o que o termo “Competências Digitais” (CD) tem a ver com tudo isso? Uma grande parte dos autores vão retratar as competências digitais como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que o indivíduo consiga utilizar dos meios digitais, isto é, consiste na capacidade de realizar pesquisas de modo assertivo e verificar a confiabilidade das informações disponibilizadas na internet, saber se comunicar, produzir, resolver problemas e utilizar dos meios tecnológicos de maneira segura.
Um indivíduo competente digital, além de saber como utilizar a internet e seus derivados (como o pacote office por exemplo), ele consegue extrair todas as informações desse meio tecnológico e aplicá-las nos seus estudos e em seu dia a dia na sociedade.
E é a partir daqui que começaremos a explorar, também, o tratamento da informação. “Independente da terminologia adotada para definir a sociedade que estamos inseridos, é fato que esta sofre alterações no que diz respeito a divulgação, busca e acesso à informação (...)” (PEDRO, 2018, p. 25). Em um mundo tecnológico e refém das redes sociais, é de extrema importância estar sempre atento a confiabilidade das informações, principalmente por conta das milhares de fake news que circulam todos os dias em seu whatsapp, facebook,
instagram e outros.
Como identificar se a fonte a qual você pesquisa é verdadeira? É necessário saber utilizar de filtros durante sua busca, pesquisar em mais de um site. Utilizar das tecnologias digitais de maneira consciente e produtiva é dever do professor no século XXI.
De acordo com os relatórios da Unesco, a competência digital é uma das oito competências essenciais para o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. E é por isso que se faz tão necessário que você, professor, que é formador de outros indivíduos, seja apto a utilizar as redes e extrair de maneira eficiente as informações que leva até seus alunos.