Zusammenfassung der Ressource
Flussdiagrammknoten
- 1854
Teoria Ambientalista
Florence Nightingale
- 1952
Teoria das Relações Interpessoais
Peplau
- 1960
21 Problemas da Enfermagem
Faye Abdellah
- 1964
Teoria das Necessidades Fundamentais
Virginia Henderson
- 1966
Teoria da Relação Interpessoal
Joyce Travelbee
- 1968
Teoria de Sistema de Resultados
Dorothy Johnson
- 1970
Teoria Humanística e Humanitária
Rogers
- 1972
Modelo de Sistemas
Neuman
- 1978
Teoria Transcultural do Cuidado
Leininger
- 1979
Modelo de Adaptação
Roy
- 1980
Teoria do Autocuidado
Dorothea Orem
- 1981
Teoria do Autocuidado
King
- Teoria Ambientalista: O estado de saúde do cliente está associado aos fatores ambientais, percebidos por meio da observação e coleta de dados
- Teoria das Relações Interpessoais: Os cuidados de enfermagem devem estabelecer um processo interpessoal por meio do qual, enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais
- 21 Problemas da Enfermagem: Tem a finalidade de identificar as necessidades do paciente e quais são as atividades de enfermagem perante a cada um dos 21 problemas identificados pela autora.
- Teoria das Necessidades Fundamentais: Tem o objetivo de trabalhar de forma independente com outros profissionais de saúde, ajudando o paciente a ganhar a independência o mais rápido possível fazendo com que eles coloquem em prática as 14 necessidades fundamentais: Respirar bem; comer e beber; eliminar; movimentar-se e manter postura; dormir e descansar; vestir-se e despir-se; manter a temperatura corpórea normal; manter o corpo limpo e arrumado; evitar perigos do ambiente; comunicar-se; adorar de acordo com a própria fé; trabalhar com satisfação; recrear-se; aprender.
- Teoria da Relação Interpessoal: Tem o objetivo de ajudar paciente e família a enfrentar a doença.
- Teoria de Sistema de Resultados: Sugere a redução do estresse para que o paciente possa se recuperar o mais rápido possível; O enfermeiro deve agir para atender as necessidades do paciente; O enfermeiro deve perceber a incapacidade do paciente de adaptar-se e propiciar assistência para a solução dos problemas encontrados.
- Teoria Humanística e Humanitária: Estimula a criatividade na enfermagem visto que, esta é uma das características cada vez mais exigidas no perfil do enfermeiro frente ás rápidas mudanças tecnológicas e do pensar humano que vem ocorrendo nestes últimos anos.
- Modelo de Sistemas: Enfatiza a reação da pessoa ao estresse e os fatores de reconstituição ou adaptação, considerando as variáveis socioeconômicas, psicológicas, biológicas, de desenvolvimento e/ou espiritual. Assim, o enfermeiro pode estabelecer um plano de cuidados mais eficiente para cada indivíduo de acordo com as variáveis apresentadas.
- Teoria Transcultural do Cuidado: A teoria é um conjunto inter-relacionado de conceito e hipóteses de enfermagem fundamentados nas necessidades de indivíduos e grupos (manifestações de comportamento relativo ao cuidado, valores, crenças).
- Modelo de Adaptação: Considera como objetivos da enfermagem é a promoção dos indivíduos e grupos aos quatros modos de adaptação: Físico-fisiológico (associado ao ser físico do paciente e como ele reage aos estímulos do ambiente); Identidade de autoconceito (envolve os aspectos psicológicos e espirituais do sistema humano); Interdependência (identifica padrões de valor humano, afeição, amor e afirmação); Desempenho de papel (identifica os padrões de interação social da pessoa em relação a outros).
- Teoria de Autocuidado de Dorothea Orem: Estimula a prática de atividades que o indivíduo executa em prol de sua vida e do seu bem estar e tem os seguintes requisitos. A teoria traz dois conceitos importantes: Intervenção do autocuidado (capacidade do indivíduo de cuidar de si mesmo); Intervenção de cuidados dependentes (o individuo perdeu a capacidade de autocuidado necessitando do outro para exercer o autocuidado).
- Teoria de Autocuidado de King: Tem a finalidade de estabelecer metas de modo a facilitar e encorajar ações do paciente e dos profissionais de enfermagem para a reabilitação e redução de danos cujo processo de enfermagem deve ter as seguintes etapas: diagnóstico; estabelecimento de metas comuns ao enfermeiro e paciente; exploração e viabilização de meios comuns a ambos, para alcançar as metas traçadas; evolução.
- Bibliografia
http://www.enfermagemesquematizada.com.br/teorias-de-enfermagem/
https://www.passeidireto.com/arquivo/6347232/callista-roy
- Nome: Vinia Aparecida Pereira
R.A.: N20871-6