Conceito e a Evolução da Gestão de Pessoas

Beschreibung

Mapa mental avaliação.
SANDY FERNANDES
Mindmap von SANDY FERNANDES, aktualisiert vor 14 Tage
SANDY FERNANDES
Erstellt von SANDY FERNANDES vor 14 Tage
0
0

Zusammenfassung der Ressource

Conceito e a Evolução da Gestão de Pessoas
  1. Desde a Idade Média, o desempenho das pessoas no trabalho já era avaliado. Claro, com algumas restrições, pois os métodos e técnicas foram evoluindo (GIL, 2001). A Companhia de Jesus, congregação de jesuítas fundada por Santo Inácio de Loyola, na Idade Média, já utilizava meios para acompanhar o desempenho de cada jesuíta em suas atividades. Era observado seu potencial por meio de relatórios, nos quais eram registradas as notas pelas pregações religiosas que realizavam. Cada superior emitia relatórios das atividades individuais de seus subordinados com pareceres de seu desempenho. Somente após a Segunda Guerra Mundial, contudo, é que as empresas começaram a se preocupar com a avaliação do desempenho. Tinha-se como objetivo específico a eficiência das máquinas e dos equipamentos utilizados para aumentar a produtividade e, assim, gerar mais lucros
    1. Objetivos da Avaliação do Desempenho:Permitir condições de medição do potencial humano; 2. Permitir o tratamento dos recursos humanos como importante vantagem competitiva da organização, e cuja produtividade pode ser desenvolvida; 3. Permitir o crescimento e as condições de efetiva participação a todos os empregados na empresa.
      1. Avaliar o que e para quê? É evidente que Avaliação do Desempenho de Pessoas é utilizada nas empresas para determinar o potencial individual e também coletivo, além de permitir ao administrador que faça uma análise dos resultados e, com isso, fundamente critérios para aumentos salariais, promoções, transferências, implantação de alguns benefícios extras e até demissões, se for o caso.
        1. Quando, como e o campo de abrangência da avaliação:Indicamos a aplicação semestral, para que, se houver necessidade de ajustes de objetivos e de treinamentos de funcionários, bem como adaptações, nos departamentos, de novas tecnologias, a empresa possa fazê-lo em tempo hábil. Além disso, se possível, não deixar que os períodos para a realização das avaliações coincidam com datas comemorativas que possam interferir no resultado do comportamento do empregado. Por exemplo: próximo ao Natal, antes ou após greves, períodos de reajustes salariais, promoções, dissídios coletivos, implantação de novos benefícios e, principalmente, na aplicação de pesquisa de clima organizacional, quando for o caso.
          1. Benefícios da Avaliação do Desempenho:O gestor se beneficia, quando utiliza a Avaliação do Desempenho, porque consegue, por meio dos resultados das análises dos relatórios, melhorar o padrão de desenvolvimento de seus funcionários, além de informá-los sobre os critérios adotados e como estão as suas atitudes e comportamentos, mostrando seus pontos positivos e negativos. Para a empresa, o benefício desse sistema é a avaliação do capital humano de que dispõe, ou seja, qual contribuição cada empregado pode oferecer para a empresa. O sistema permite identificar os empregados que precisam passar por algum tipo de treinamento, bem como qual deles merece uma promoção de cargo e/ou salário. Além disso, ele também motiva os empregados, oferecendo oportunidades de crescimento na empresa. Com isso, incentiva a produtividade e melhora o ambiente de trabalho.
            1. Teste para uma autoavaliação:Esse teste se destina a você que deseja realizar uma autoavaliação e saber se possui características e habilidades para realizar a Avaliação do Desempenho de Pessoas.
    Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

    ähnlicher Inhalt

    ABSOLUTISMUS - LUDWIG XIV
    Julian 1108
    Esperanto - Regeln der Grammatik
    JohannesK
    Haftpflichtversicherungen
    Christine Zehnder
    The United Kingdom - Identity and Immigration
    Laura D
    Fachbegriffe für den Sprachunterricht
    Stefan Kurtenbach
    English Idioms
    Kasia Cz
    Biwi 2.3 - Frau Vogel | Kommunikation und Interaktion
    Madeleine Krier
    Bevölkerungssoziologie Kytir WS18 (Univie)
    Lissi Ix
    Innere Rind Vetie
    Anne Käfer
    QUANTI 2021
    Julia W.
    Vetie Milchhygiene 2022
    Maite J