Erstellt von Rodolfo Freitas
vor fast 4 Jahre
|
||
O gás é utilizado em: veículos, residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, na geração de energia (termoelétrica), matéria prima pra fertilizantes O gás natural é um combustível proveniente das frações mais leves do petróleo, é um combustível fóssil e uma fonte de energia não-renovável. é o fonte de energia mais segura, pois não depende do sol, do vendo, ou das chuvas. Ranking de consumo de gás no Brasil: 1º Industrial - 52% 2º Geração Elétrica 3º Setor Automotivo 4º Cogeração 5º Residencial, comercial - 3,3% Fonte: ANP 2019
Caminho do gás: Unidades de Extração > Unidades de Processamento > Unidades Distribuidoras (ex. a COMGÁS) Destaque pro setor de Gás, é que a infraestrutura da implantação de redes de transporte e de distribuição, bem como na implantação de um sistema de coordenação dos fluxos ganham bastante peso, diferente de outros combustíveis fósseis que precisam da infraestrutura, porém esta é mais "fácil" em comparação ao gás.
Atores da Cadeia de Gás Natural Produtor: Pessoa Jurídica que possui a concessão do Estado para explorar e produzir gás natural em determinados blocos. Carregador: Pessoa jurídica que detém o controle do gás natural, contrata o transportador para o serviço de transporte e negocia a venda deste junto as companhias distribuidoras. Transportador: Pessoa jurídica autorizada pela ANP a operar as instalações de transporte. Processador: Pessoa jurídica autorizada pela ANP a processar o gás natural. Distribuidor: Pessoa jurídica que tem a concessão do estado para comercializar o gás natural junto aos consumidores finais (No Brasil a distribuição é monopólio dos governos estaduais) Regulador: Figura do Estado representada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP e pelas Agências Reguladoras Estaduais.
- De onde vem o gás do Brasil: > A utilização do gás natural no Brasil começou modestamente por volta de 1940, com as descobertas de óleo e gás na Bahia. > a descoberta da Bacia de Campos as reservas provadas praticamente quadruplicaram no período 1970-hoje > Da amazonia > Gasoduto Brasil-Bolívia > bacias de Santos e do Espírito Santo > importação de GNL - (Gás Natural Liquefeito) - O consumo de gás aumentou no Brasil, em 2000, com a criação do gasoduto Brasil>Bolívia. Aumento de 75% em 2 anos de operação do gasoduto BRA > BOL; -No Brasil, a importação do GNL (gás líquido) representou 8% do total, isso em 2018. - Em 2018, o consumo foi de 78,9milhões M³/dia (nos EUA foram 3,2 bi m³/dia) - Com o funcionamento do pré-sal, a expectativa é que a produção brasileira de gás natural dobre até 2027. - Em 2019, o Brasil tinha 44 000 KM de Gasodutos (Nos EUA há 4.500.000 KM). é difícil expandir pq: . É muito caro . Barreiras ambientes (desmatamento) . Crescimento dos espaços urbanos. - O Gás Natural representa 13% da oferta de energia que temos no Brasil (metade da média globol) (fonte: Empresa de Pesquisa Energética - EPE) - Menos de 5% dos municípios têm gás encanado. - A Petrobras que domina a produção de gás natural no BRASIl, com 77% (fonte: ANP - 2019). Outras são: Shell, Petrogal, Repsol, Enauta, Equinor, Outras.
O gás do Brasil vem de produção local + gasodutos vindo da Bolívia + importação vindo de outros países Os conflitos e problemas de países importadores impactam na distribuição gás, exemplo foi o conflito que aconteceu na Bolívia em 2006 onde obrigou haver um racionamento do gás. Para garantir mais segurança, o Brasil ampliou a importação de países mais pacíficos, porém isso ostou mais caro.
O Gás Natural (encanado) é diferente do GLP (Gás de cozinha)
O gás brasileiro é predominantemente encontrado no mar
Como o gás natural chega na nossa casa: - Através dos 44.000km gasoduto de distribuição e transporte. - Só 5% das casas do Brasil tem esse acesso
Consumo de
Möchten Sie kostenlos Ihre eigenen Notizen mit GoConqr erstellen? Mehr erfahren.