Emilia Ferreiro, a Psicogênese da escrita.

Beschreibung

Karteikarten am Emilia Ferreiro, a Psicogênese da escrita., erstellt von Aline Henrique am 30/05/2020.
Aline Henrique
Karteikarten von Aline Henrique, aktualisiert more than 1 year ago
Aline Henrique
Erstellt von Aline Henrique vor etwa 4 Jahre
33
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Emilia Ferreiro nasceu na Argentina, em 1937. Licenciou-se em Psicologia na Universidade de Buenos Aires no ano de 1962. Segundo a pesquisadora, pertence à "primeira geração de psicólogos argentinos". Emilia Ferreiro, busca incessante pelo ensinar como ensinar respeitando o desenvolvimento da criança.
Nível pré-silábico 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas. Apenas quem escreveu sabe o que significa. Ainda não se pode distinguir desenho e escrita em seus registros, recorrendo à utilização de desenhos. A escrita deve possuir variedade de caracteres. A quantia de grafias para cada palavra deve ser constante (Picolli; Camini, 2013).
Nível pré-silábico 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. Fixa-se a quantidade mínima de caracteres para escrever – os caracteres aparecem organizados linearmente nesse nível. A forma dos caracteres está mais próxima das formas das letras e podem aparecer junto com números (Picolli; Camini, 2013).
Nível silábico: a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra. As crianças relacionam a escrita à fala. Algumas crianças escrevem silabicamente, sem valor sonoro (Picolli; Camini, 2013). Começa um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigidas para que a palavra possa ser lida. Ela utiliza duas formas gráficas para escrever palavras com duas sílabas, o que vai de encontro à ideia inicial de precisar no mínimo de três caracteres (Multieducação).
Nível silábico-alfabético: Passagem da hipótese silábica para a alfabética. A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema (Picolli; Camini, 2013). “Percebe que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras” (Multieducação).
Nível alfabético: A criança desenvolve uma análise fonética, produzindo escritas com hipóteses alfabéticas. Daqui para a frente, as crianças enfrentariam outros desafios, como, por exemplo, a ortografia (Picolli; Camini, 2013).
PSICOGÊNESE DA ESCRITA Foi desenvolvida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Através de estudos e pesquisas, da perspectiva piagetiana; as pesquisadoras chegaram a psicogênese da escrita: que se da ao início da escrita(origem da escrita), como a criança pensa, as hipóteses sobre o sistema de escrita, antes mesmo de chegar a compreender o sistema alfabético. Ferreiro e Teberosky (1999) deslocaram o eixo da discussão do "como se ensina" para "como se aprende"
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

NÍVEIS DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA - EMÍLIA FERREIRO
SARAH *
Níveis da Psicogênese da escrita - Pedagogia
Silvana Sete
Psicogênese da Escrita
Larissa Nicasio
EU, OHG, KG, GmbH
Stefan Kurtenbach
FOST 1 - Erkenntnisgewinnung und Datenerhebung in der Psychologie
Kathy H
WT 2 Uni Due
Awash Kaul
OEKO UniVie (korrigiert)
Laus Kojka
Vetie Pharma 2017
Tropsi B
Vetie Virologie 2014
J R
Vetie Virologie 2015
J R