003 - Princípios dos Contratos

Beschreibung

Concursos Públicos Direito Civil (Dos Contratos) Karteikarten am 003 - Princípios dos Contratos, erstellt von Eu-LA 2001 am 08/06/2017.
Eu-LA 2001
Karteikarten von Eu-LA 2001, aktualisiert more than 1 year ago
Eu-LA 2001
Erstellt von Eu-LA 2001 vor mehr als 7 Jahre
12
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Quais os princípios dos contratos? Princípio da Autonomia da Vontade Princípio da Força Obrigatória Princípio da Relatividade Princípio da Função Social dos Contratos Princípio da Boa-fé Objetiva
Princípio da Autonomia da Vontade É aquele que assegura a liberdade de contratar, consistente na escolha entre celebrar ou não um contrato e na faculdade de escolher com quem, o que e como contratar
Princípio da Força Obrigatória É aquele pelo qual o contrato faz lei entre as partes. Esse princípio decorre do anterior (autonomia da vontade) e estabelece a ideia de PACTA SUNT SERVANDA. Em virtude dele, as partes são obrigadas a cumprir o combinado e não podem modificar unilateralmente o contrato.
Princípio da Relatividade Os efeitos dos contratos só são produzidos entre as partes. Decorre do princípio da autonomia da vontade
Quais as consequências do Princípio da Função Social dos Contratos? Os contratos devem ser úteis. Os contratos devem ser justos. Os contratos devem respeitar o interesse coletivo.
Princípio da Função Social dos Contratos Só legitima e protege os contratos que objetivam trocas úteis, justas e não prejudiciais ao interesse coletivo. Inspirado na diretriz de sociabilidade do CC, que, traduzida para o plano contratual, impõe que o contrato seja instrumento adequado ao convívio social.
O que significa que os contratos devem ser úteis? Devem ser de interesse das partes. Ex: não é útil o contrato que prevê a venda casada - ex: comerciando obrigado a adquirir refrigerantes e cervejas quando só tem interesse nos refrigerantes.
O que significa que os contratos devem ser justos? Devem ser equilibrados. Deve ser meio de negociação sadia de interesses e não de opressão. As cláusulas não podem ser leoninas, abusivas. Impõe respeito à solidariedade, à justiça social e à dignidade da pessoa humana. Ex: não é justo: cláusula prevendo exoneração do contratante de qualquer responsabilidade pelo serviço prestado; renúncia do comprador a benfeitorias necessárias em imóvel que tiver de ser devolvido.
O que significa dizer que contratos devem respeitar o interesse coletivo? Não podem prejudicar interesses difusos e coletivos, como o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Princípio da Boa-fé Objetiva Impõe aos contratantes guardar em todos as fases que envolvem o contrato o respeito à lealdade.
Quais as consequências do Princípio da Boa-fé Objetiva? a) Os contratantes devem ser leais - agir com honestidade, retidão, respeito, cuidado e probidade. b) Deve-se analisar a conduta dos contratantes segundo os parâmetros da boa-fé objetiva, ou seja, o que se entende como atitude de boa-fé na sociedade.
Do que se trata a boa-fé objetiva? Concepção ética da boa-fé e não concepção individual, subjetiva. O pensamento da sociedade sobre isso. O juiz, diante dessa cláusula geral, deve utilizar-se de regras de experiência e conexões sistemáticas, ou seja, normas de outros diplomas legais sobre boa-fé.
Em que fases do contrato o princípio da boa-fé se aplica? Desde a fase das tratativas quanto pela de celebração, execução, extinção e até após o contrato. Com base nele o juiz pode interpretar o contrato, corrigir e até declarar nulas cláusulas ou toda a avença, se após todo esforço interpretativo não puder mantê-lo.
O princípio da boa-fé objetiva se aplica na fase pré-contratual? O princípio da boa-fé objetiva também é fundamento, hoje, na imposição de reparação de danos originados na fase pré-contratual. A tratativa pode ser de tal monta que gera expectativa legítima de que o contrato vá ser concluído, havendo rompimento das tratativas e prejuízo material a alguma das partes, de rigor, pode ser reconhecida a responsabilidade da parte infratora.
Diferencie liberdade de contratar e liberdade contratual. A que princípio se vinculam? Liberdade de contratar é a possibilidade que o indivíduo tem de contratar "se quiser". A pessoa pode contratar ou não. Já a liberdade contratual se revela na faculdade de escolher o conteúdo do contrato. Vinculam-se ao princípio da autonomia da vontade.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Direito Civil - Personalidade Jurídica
Lucas Ávila
Direito Civil
GoConqr suporte .
Dir. Civil - Pessoa Jurídica
Lucas Ávila
Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Processo Civil
Marcela Martins
Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Direito das Obrigações
João Lunge
Imputação do Pagamento
Reginaldo Paiva
Direito Civil - Parte Geral - Capítulo 1 - Coleção Sinopses
Anaximandro Martins Leão
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa
Pessoa Jurídica: conceitos
katiafonseca