Jesus é o tema central da Bíblia. E foi o próprio Jesus quem declarou isso em João 5.39, quando disse: "Examinas as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam".
A mensagem central da Bíblia é a história da salvação e, ao longo dos dois testamentos, podem ser distinguidos três elementos comuns nessa história reveladora:
2. O meio de salvação;
3. Os herdeiros da salvação.
1. Aquele que traz a salvação;
O próprio Deus é o salvador de seu povo. E é justamente o Senhor Deus que confirma o seu concerto de misericórdia com o seu povo. E é, também, o próprio Deus quem envia a salvação.
O Mediador do concerto é Jesus Cristo, o Filho de Deus. O meio da salvação, a base do concerto, é a graça de Deus, que exige de seu povo uma resposta de fé e obediência.
Os herdeiros da salvação, o povo do concerto, são israelitas; ou seja, o Israel de Deus, a Igreja de Deus.
Tomando o Senhor Jesus como o tema central da Bíblia, os 66 livros podem, então, ser resumidos em cinco tópicos referentes ao Senhor Jesus.
Isso poderia ser reformulado sob aspecto da ideia do concerto, dizendo que a mensagem central da Bíblia é o concerto de Deus com os homens e que os elementos comuns são o Mediador do concerto, a base do concerto e o povo do concerto.
Propagação
Manifestação
Explanação
Preparação
Consumação
Todo o Antigo Testamento trata da preparação de Deus para o advento de Cristo.
Pode ser vista nos evangelhos, que tratam exclusivamente desse assunto: a manifestação de Cristo.
Atos dos Apóstolos é o livro que trata da propagação de Cristo
As epístolas, que são as explanações das doutrinas de Cristo.
O livro de Apocalipse, que trata da consumação de todas as coisas preditas por meio de Cristo.
A mensagem da Bíblia é a mensagem de Deus para o homem, comunicada muitas vezes e de muitas maneiras, conforme Hebreus 1.1, e, finalmente, encarnada em Jesus.
"a autoridade da Santa Escritura, a qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de algum homem ou igreja, mas inteiramente de Deus, seu Autor. Portanto, essa mensagem deve ser recebida por ser a Palavra de Deus" (Confissão de Fé de Westminster – 1.4).