Pregunta 1
Pregunta
A edição, pelo governador do DF, de ato normativo com o fim de melhorar as condições de moradia e transporte está em consonância com os objetivos prioritários do DF, conforme
estabelecido na LODF.
Pregunta 2
Pregunta
Caso o DF edite norma geral de regulamentação orçamentária, à falta de lei federal acerca da matéria, e, posteriormente, entre em vigor lei federal a respeito do mesmo tema, contrariando algumas das determinações da lei distrital, essa lei distrital deverá ser inteiramente revogada, haja vista o seu caráter suplementar e a superveniência de lei federal.
Pregunta 3
Pregunta
A participação popular no processo de escolha de administrador regional deve ser regulada por lei.
Pregunta 4
Pregunta
Se, motivado pela realização da Copa do Mundo, o governador do DF tivesse editado, no início do ano de 2014, decreto, determinando a adoção de um planejamento integrado e permanente de desenvolvimento do turismo no território do DF, o referido decreto contrariaria a LODF, segundo a qual o referido planejamento deve ser adotado mediante edição de lei
Pregunta 5
Pregunta
Caso um cidadão seja nomeado para determinado cargo em comissão na Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento do governo do DF, caberá ao TCDF apreciar, para fins de registro, a legalidade da nomeação.
Pregunta 6
Pregunta
Caso o governo do DF institua taxa em razão do exercício de seu poder de polícia, todo o valor arrecadado deverá ser aplicado no serviço para o qual tenha sido criada a taxa .
Pregunta 7
Pregunta
Considere que determinado secretário de Estado do DF tenha nomeado um primo, que não tem qualquer tipo de vínculo com a administração pública, para o exercício de cargo em comissão na secretaria em que seja titular. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF).
Respuesta
-
A nomeação de primo de secretário é vedada tanto na administração pública direta quanto na indireta.
-
A referida nomeação contraria a LODF, que só admite nomeação de parente que ocupe cargo efetivo na administração pública.
-
Não há qualquer impedimento legal para a nomeação realizada pelo secretário.
-
O primo do secretário não poderia ser nomeado para nenhuma secretaria do DF.
-
A nomeação do referido primo somente poderia ter ocorrido nos Poderes Legislativo e Judiciário.
Pregunta 8
Pregunta
O PGDF tem competência para propor ação direta de inconstitucionalidade, em face da LODF, contra lei distrital.
Pregunta 9
Pregunta
A destituição do defensor público geral do DF depende de deliberação da CLDF.
Pregunta 10
Pregunta
Compete ao governador distrital nomear o procurador-geral do DF, cuja destituição cabe exclusivamente à CLDF.
Pregunta 11
Pregunta
Após a realização de EIA e de audiência pública, os projetos que tenham significativo potencial poluidor devem ser submetidos à apreciação do Conselho de Meio Ambiente do DF, órgão de composição paritária do qual participam representantes do poder público, de entidades não governamentais relacionadas com a questão ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar do DF
Pregunta 12
Pregunta
É competência do DF, concorrentemente com a União, legislar sobre cerrado, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição, entre outras matérias.
Pregunta 13
Pregunta
De acordo com a Lei Orgânica do |Distrito Federal (LODF), ao servidor público autárquico fica assegurado (a)
Respuesta
-
a contagem recíproca, para efeito de aposentadoria, do tempo de contribuição na atividade privada.
-
a contagem recíproca, para efeito de aposentadoria, do período em que estiver de licença sem vencimentos ou remuneração para cuidar de assuntos particulares.
-
a contagem em dobro do período noturno trabalhado.
-
o percebimento de adicional de dois por cento por ano de serviço público efetivo.
-
a concessão de bolsas de estudo no exterior para cursar pós-graduação, mesmo antes de ser estável.
Pregunta 14
Pregunta
O rol de competências do procurador-geral do df não inclui a iniciativa para proposição de emenda à LODF
Pregunta 15
Pregunta
De acordo com a LODF, a indicação do presidente e dos diretores de instituições financeiras oficiais do DF está sujeita à aprovação prévia da Câmara Legislativa.
Pregunta 16
Pregunta
No que se refere aos fundamentos da organização do Distrito Federal (DF), julgue o seguinte item à luz da Lei Orgânica do DF (LODF).
Na execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social, o DF deve buscar a integração com a região do seu entorno, um de seus objetivos prioritários expressos na LODF
Pregunta 17
Pregunta
De a cordo com a LODF, nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
Pregunta 18
Pregunta
De acordo com a LODF, após a admissão da acusação por dois terços da Câmara Legislativa, o governador do DF será submetido a julgamento perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), nas infrações penais comuns, ou perante a própria Câmara Legislativa, nos crimes de responsabilidade.
Pregunta 19
Pregunta
Com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida da população, o DF organiza-se em regiões administrativas, as quais poderão ser criadas por meio de decreto do governador do DF, após a aprovação pelos moradores da localidade a ser beneficiada.
Pregunta 20
Pregunta
É vedada qualquer emenda à LODF durante a vigência de intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio.
Pregunta 21
Pregunta
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do DF é o instrumento básico das políticas de ordenamento territorial e de expansão e desenvolvimento urbanos do DF, devendo abranger, nos termos da LODF, apenas a área urbana local, desconsideradas as restrições estabelecidas para as unidades de conservação instituídas no território do DF.
Pregunta 22
Pregunta
A Lei Orgânica do DF veda expressamente a designação para função de confiança e a nomeação para emprego ou cargo em comissão, incluídos os de natureza especial, de pessoa que tenha praticado ato tipificado como causa de inelegibilidade prevista na legislação eleitoral.
Pregunta 23
Pregunta
A nomeação e a exoneração dos servidores da administração pública direta competem privativamente ao governador do DF.
Pregunta 24
Pregunta
Considera-se atribuição do poder público a instituição de mecanismos que estimulem o trabalho de plantio individual, coletivo ou cooperativo de produtos básicos, especialmente hortigranjeiros.
Pregunta 25
Pregunta
Compete a deputado distrital a proposição de projeto de lei para criação de região administrativa do DF.
Pregunta 26
Pregunta
O Distrito Federal (DF) acumula as competências legislativas reservadas aos estados e municípios.
Pregunta 27
Pregunta
Um dos objetivos prioritários do DF é assegurar, por parte do poder público, a proteção individualizada à integridade psicológica das testemunhas de infrações penais.
Pregunta 28
Pregunta
Em cada exercício financeiro, a CLDF deve fixar a remuneração do governador do DF. PESQUISAR A RESPOSTA
Pregunta 29
Pregunta
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar o governador do DF nos crimes de responsabilidade. PESQUISAR A RESPOSTA
Pregunta 30
Pregunta
A CLDF tem competência para criar comissões parlamentares de inquérito, mediante requerimento apresentado somente pela maioria absoluta de seus membros, para apuração de fato determinado e por prazo certo. PESQUISAR A RESPOSTA
Pregunta 31
Pregunta
A matéria atinente ao plano de preservação do conjunto urbanístico de Brasília deve ser veiculada por lei complementar. PESQUISAR
Pregunta 32
Pregunta
Os conselheiros do TCDF somente poderão aposentar-se com as vantagens do cargo quando o tiverem exercido por mais de dez anos. PESQUISAR
Pregunta 33
Pregunta
O TCDF será representado judicial e extrajudicialmente pela Procuradoria-Geral do DF. PESQUISAR
Pregunta 34
Pregunta
A diretoria executiva das fundações instituídas pelo poder público do DF deve ser composta por, no mínimo, um terço de representantes de seus servidores, escolhidos pelo governador do DF. PESQUISAR
Pregunta 35
Pregunta
Caso um servidor público da administração fundacional do DF fique em licença concedida por junta médica oficial durante dois anos, será assegurada a ele, para todos os efeitos legais, a contagem do tempo em que esteve de licença.
Pregunta 36
Pregunta
Considere a seguinte situação hipotética: Inácio, servidor público civil do DF, resolveu se licenciar de seu cargo para concorrer ao cargo de deputado distrital. Ao estudar a legislação aplicável, concluiu que a licença para atividade política do servidor público do DF somente se concede sem remuneração. Diante dessa constatação, o servidor desistiu de participar da disputa eleitoral. Nessa situação, Inácio interpretou corretamente a legislação distrital aplicável. PESQUISAR
Pregunta 37
Pregunta
Caso um servidor público civil do DF ainda na ativa venha a falecer, haverá vacância do cargo por ele ocupado.
Pregunta 38
Pregunta
A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos dos membros de qualquer um dos poderes e dos demais agentes políticos do DF não podem exceder o subsídio mensal, em espécie, do governador do DF. Nesse teto remuneratório, não são computadas as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei. PESQUISAR
Pregunta 39
Pregunta
O plebiscito popular é uma das formas do exercício da soberania popular, vedado àqueles que declararem conviver em união homossexual, quando se tratar de matéria afeta a essa temática.
Pregunta 40
Pregunta
Considere a seguinte situação hipotética. Márcio é médico da Secretaria de Estado de Saúde do DF, onde trabalha pela manhã, e exerce o cargo de médico assistente de saúde na Companhia Energética de Brasília, onde atende no período da tarde. Nessa situação, Márcio pode acumular os dois cargos privativos de médico, por haver compatibilidade de horário.
Pregunta 41
Pregunta
Considerando que Paulo seja soldado da PM há dez anos, é correto afirmar que ele pode desenvolver a função de assessor especial no Instituto de Criminalística de Brasília, órgão da estrutura administrativa da PMDF responsável pela elucidação de crimes militares. PESQUISAR
Pregunta 42
Pregunta
Mesmo considerando a gravidade do crime cometido, Márcia pode amamentar João e deixá-lo na creche anexa à penitenciária até ele completar seis anos de idade. PESQUISAAR
Pregunta 43
Pregunta
A remuneração de Lúcio como administrador regional pode ser superior à dos secretários de Estado do DF, mas não pode ultrapassar o teto da remuneração do governador do DF.
Pregunta 44
Pregunta
Lúcio é obrigado a declarar seus bens tanto na posse quanto na exoneração do cargo de administrador regional.
Pregunta 45
Pregunta
Os atos administrativos praticados na Secretaria de Segurança Pública e nas administrações regionais são públicos, com exceção da hipótese de uma lei prever sigilo no interesse da administração.
Pregunta 46
Pregunta
Terras públicas que sejam consideradas de interesse para a proteção ambiental não poderão, a qualquer título, ser transferidas a particulares.
Pregunta 47
Pregunta
É proibida no DF a atividade de produção de carvão vegetal para fins industriais.
Pregunta 48
Pregunta
Segundo expressamente previsto na LODF, os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos preferencialmente por servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional.
Pregunta 49
Pregunta
O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou sujeita a recurso a instância superior, ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
Pregunta 50
Pregunta
A demissão, a advertência, a suspensão e a destituição de cargo em comissão são espécies de penalidades disciplinares aplicáveis aos servidores públicos.
Pregunta 51
Pregunta
A administração pública do DF, após a aplicação da penalidade de demissão a um servidor, poderá, a qualquer tempo, diante de fatos novos ou circunstâncias suscetíveis que justifiquem a sua inocência ou a inadequação da penalidade aplicada, rever o processo administrativo disciplinar.
Pregunta 52
Pregunta
Considere que Maria, grávida, servidora pública do DF, exerça atividades consideradas insalubres. Mesmo nessa situação, Maria somente terá direito de ser afastada de tais atividades se a gravidez for considerada de alto risco.
Pregunta 53
Pregunta
Com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida da população, o DF organiza-se em regiões administrativas, as quais poderão ser criadas por meio de decreto do governador do DF, após a aprovação pelos moradores da localidade a ser beneficiada.
Pregunta 54
Pregunta
De acordo com a LODF, após a admissão da acusação por dois terços da Câmara Legislativa, o governador do DF será submetido a julgamento perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), nas infrações penais comuns, ou perante a própria Câmara Legislativa, nos crimes de responsabilidade.
Pregunta 55
Pregunta
É vedada qualquer emenda à LODF durante a vigência de intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio.
Pregunta 56
Pregunta
Ao DF compete, cumulativamente, os impostos reservados aos estados e municípios, portanto, diferentemente das outras unidades da federação, é da competência do DF instituir, de forma cumulativa, o imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos, e sobre a propriedade predial e territorial urbana.
Pregunta 57
Pregunta
A valorização dos vínculos familiares e comunitários, o atendimento descentralizado e a participação da sociedade na formulação de políticas públicas e programas, por meio de organizações representativas, são diretrizes fixadas pela LODF para a organização das ações de proteção à infância e à adolescência.
Pregunta 58
Pregunta
O ensino público, nos níveis médio e fundamental, será obrigatório e gratuito, constituindo o seu acesso um direito público subjetivo.
Pregunta 59
Pregunta
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do DF é o instrumento básico das políticas de ordenamento territorial e de expansão e desenvolvimento urbanos do DF, devendo abranger, nos termos da LODF, apenas a área urbana local, desconsideradas as restrições estabelecidas para as unidades de conservação instituídas no território do DF.
Pregunta 60
Pregunta
No caso de um servidor público do GDF estar em gozo de férias, estas somente podem ser interrompidas pela administração por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão de exercício do servidor.
Pregunta 61
Pregunta
A servidora pública do GDF que se encontre licenciada por motivo de doença do cônjuge não pode exercer atividade remunerada durante o período dessa licença.
Pregunta 62
Pregunta
O servidor público do GDF não pode ser responsabilizado penalmente por ato omissivo cometido no exercício da função, ainda que tal ato resulte em prejuízo a terceiros, mas pode ser responsabilizado civil e administrativamente.
Pregunta 63
Pregunta
Um servidor público estável, após sofrer limitação em sua capacidade física e mental, verificada em inspeção médica, poderá ser reintegrado em outro cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a sua limitação.
Pregunta 64
Pregunta
Considere que um servidor público civil estável do DF tenha sido demitido por meio de decisão administrativa em sede de processo administrativo disciplinar e que seu advogado tenha conseguido anular essa decisão administrativa no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, o que fez que o servidor fosse reinvestido no cargo anteriormente por ele ocupado. Nessa situação, houve readaptação.
Pregunta 65
Pregunta
A LODF não prevê, expressamente, o princípio da moralidade administrativa, porém, trata-se de princípio implícito que vincula todos os agentes públicos.
Pregunta 66
Pregunta
A LODF prevê expressamente que o Distrito Federal (DF) é a capital da República Federativa do Brasil.
Pregunta 67
Pregunta
Se um servidor licenciar-se do serviço público por motivo de doença grave em pessoa de sua família, então, nesse caso, desde que autorizado pela administração pública, ele poderá exercer atividade remunerada durante o período de licença.
Pregunta 68
Pregunta
Será demitido pela administração pública aquele que, após ter sido aprovado em concurso público e tomado posse em cargo de provimento efetivo no GDF, não entrar, sem justo motivo, em exercício no prazo estabelecido.
Pregunta 69
Pregunta
Um servidor público do GDF em estágio probatório pode ser cedido a outro órgão para ocupar cargo de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superior (DAS) de nível 4.
Pregunta 70
Pregunta
É considerado irredutível o vencimento de cargo público efetivo do GDF, acrescido das vantagens de caráter permanente.
Pregunta 71
Pregunta
Um servidor do GDF ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições daquele que ocupa.
Pregunta 72
Pregunta
Conforme disposto na LODF, ficam suspensos de suas funções o governador do DF e seu secretário da Fazenda que cometem crime comum, desde que a denúncia do crime seja recebida pelo Tribunal de Justiça do DF.
Pregunta 73
Pregunta
O controle externo da administração pública do DF é responsabilidade da Câmara Legislativa.
Pregunta 74
Pregunta
No DF, as disposições acerca da organização do sistema de educação e da previdência dos servidores públicos devem estar contidas em lei complementar.
Pregunta 75
Pregunta
Considere que determinada sociedade empresária, sediada no DF, tenha estabelecido como condição de admissão no emprego a apresentação de exame anti-HIV e, no caso de mulheres, de resultado de teste de gravidez. Esse procedimento contraria a LODF, que prevê a exigência apenas do resultado de teste de gravidez.
Pregunta 76
Pregunta
A remuneração de um administrador regional do DF não pode ser igual à de um secretário de estado.
Pregunta 77
Pregunta
Compete a deputado distrital a proposição de projeto de lei para criação de região administrativa do DF.
Pregunta 78
Pregunta
Por ser considerado estado-membro, o DF não pode tratar dos serviços funerários.
Pregunta 79
Pregunta
Para que uma obra pública seja contratada, é necessário que haja a aprovação prévia do respectivo projeto, sob pena de nulidade da contratação.
Pregunta 80
Pregunta
Os bens acessórios da rede viária são considerados bens do DF.
Pregunta 81
Pregunta
A administração do DF tem o prazo máximo de trinta dias para fornecer certidão ou cópia autenticada de atos, contratos e convênios administrativos a qualquer interessado, sob pena de responsabilidade da autoridade competente ou do servidor que negar ou retardar a expedição.
Pregunta 82
Pregunta
O julgamento de processos fiscais em segunda instância é de competência de órgão colegiado, integrado por servidores da carreira de auditoria tributária e representantes dos contribuintes.
Pregunta 83
Pregunta
Caso um bem do DF seja declarado inservível, em processo regular, ele poderá ser alienado sem licitação, mas não poderá ser doado.
Pregunta 84
Pregunta
Para a extinção de uma região administrativa, é necessária a aprovação de lei pela maioria absoluta dos deputados distritais.
Pregunta 85
Pregunta
A LODF veda a doação de bens imóveis do patrimônio do DF ou a constituição sobre eles de ônus real, bem como a concessão de isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato.
Pregunta 86
Pregunta
A referida lei veda discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado contra órgãos públicos do DF, nas esferas administrativa ou judicial. Referida vedação, porém, só se aplica à discriminação de pessoas físicas, não se estendendo a pessoas jurídicas.
Pregunta 87
Pregunta
Compete privativamente à CLDF apreciar e julgar, anualmente, as contas do TCDF.
Pregunta 88
Pregunta
Os deputados distritais são obrigados a testemunhar acerca de informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato.
Pregunta 89
Pregunta
Segundo expressamente previsto na LODF, os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos preferencialmente por servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional.
Pregunta 90
Pregunta
Para que uma obra pública seja contratada, é necessário que haja a aprovação prévia do respectivo projeto, sob pena de nulidade da contratação.
Pregunta 91
Pregunta
Os bens acessórios da rede viária são considerados bens do DF.
Pregunta 92
Pregunta
As regiões administrativas que são criadas por meio de lei, são administradas por um administrador regional, indicado pelo governador, mas que poderá, na forma da lei, ser escolhido por meio de participação popular.
Pregunta 93
Pregunta
São poderes do DF, independentes e harmônicos, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Pregunta 94
Pregunta
O DF poderá ser organizado em municípios, subdivisões políticas de cidades-satélites.
Pregunta 95
Pregunta
É lícita a criação ou a extinção de regiões administrativas mediante decreto do governador do DF.
Pregunta 96
Pregunta
São competentes para propor emenda à LODF o governador do DF; um terço, no mínimo, dos membros da CLDF e cidadãos eleitores do DF, mediante iniciativa popular.
Pregunta 97
Pregunta
A LODF estabelece que o orçamento anual do DF deve ser detalhado por região administrativa.
Pregunta 98
Pregunta
À administração pública do DF é vedada a concessão de subvenções ou auxílios a entidades de previdência privada.
Pregunta 99
Pregunta
O administrador de um hospital oftalmológico privado não pode ser nomeado para exercer função de confiança no Sistema Único de Saúde do DF
Pregunta 100
Pregunta
A prestação da assistência social pelo poder público do DF será garantida exclusivamente aos contribuintes da seguridade social.
Pregunta 101
Pregunta
Pelo critério jurídico-formal, a manifestação do poder constituinte derivado decorrente mantém-se adstrita à atuação dos estados-membros para a elaboração de suas respectivas constituições, não se estendendo ao DF e aos municípios, que se organizam mediante lei orgânica.
Pregunta 102
Pregunta
É expressamente previsto na CF que os Poderes Legislativos dos estados, do DF e dos municípios devem elaborar suas constituições e leis orgânicas mediante manifestação do poder constituinte derivado decorrente.
Pregunta 103
Pregunta
O DF acumula competências legislativas atribuídas constitucionalmente aos estados e municípios.
Pregunta 104
Pregunta
Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas somente aos Estados, cabendo-lhe exercer, em seu território, todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal.
Pregunta 105
Pregunta
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar o governador do DF nos crimes de responsabilidade.
Pregunta 106
Pregunta
À luz da LODF, os valores fundamentais que regem a organização do DF guardam paralelo com os fundamentos do Estado Democrático de direito instituído pela Constituição Federal brasileira.
Pregunta 107
Pregunta
A vedação de tratamento discriminatório em razão de idade, etnia, cor, sexo, estado civil, religião, convicções políticas, orientação sexual, deficiência física, entre outros, não está expressa da LODF porque já se encontra explícita na Constituição Federal.
Pregunta 108
Pregunta
Para que o Distrito Federal seja dividido em municípios, é preciso uma lei complementar distrital que institua essa divisão e que seja aprovada, mediante referendo, pela maioria da população do DF.
Pregunta 109
Pregunta
Relativo à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, segundo as normas da Constituição de 1988, o Distrito Federal é chamado de Brasília e com esse nome constitui a Capital Federal.
Pregunta 110
Pregunta
O DF, sede do governo federal, tem a natureza de autarquia territorial devido a sua autonomia parcialmente tutelada pela União, materializada, principalmente, na competência da União de organizar e manter seu Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.
Pregunta 111
Pregunta
À luz da LODF, julgue os itens seguintes: O DF já figurou como capital da União em constituições anteriores, porém, na atualidade, a capital federal é Brasília.
Pregunta 112
Pregunta
Um dos órgãos da PRG-DF é a Defensoria Pública do DF cuja competência é oferecer serviços de advocacia aos necessitados. PESQUISAR
Pregunta 113
Pregunta
O poder constituinte derivado decorrente abrange os estados, para elaborarem suas constituições, e os municípios, para elaborarem suas leis orgânicas.
Pregunta 114
Pregunta
O Poder Judiciário e o Ministério Público do DF são organizados e mantidos pelo GDF.
Pregunta 115
Pregunta
Marcos, deputado distrital, foi acusado da prática de crime de sonegação fiscal pelo Ministério Público perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa situação, é correto afirmar que Marcos tem foro privilegiado e será submetido a julgamento perante o STF.
Pregunta 116
Pregunta
É lícito o financiamento do Sistema Único de Saúde do DF com recursos do orçamento da União.
Pregunta 117
Pregunta
Determinada pessoa jurídica inscrita em dívida ativa, em razão do não recolhimento do imposto sobre a propriedade territorial urbana (IPTU), não poderá contratar com o DF, mas dele poderá receber incentivos creditícios, na hipótese de promover a difusão da cultura local.
Pregunta 118
Pregunta
A remuneração de um administrador regional do DF não pode ser igual à de um secretário de estado.
Pregunta 119
Pregunta
Incumbe ao governo do DF manter estoques reguladores e estratégicos de alimentos.
Pregunta 120
Pregunta
É competência do DF, em comum com a União, dispor acerca da limpeza de logradouros públicos, remoção e destinação do lixo domiciliar e de outros resíduos.
Pregunta 121
Pregunta
A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos e entidades da administração pública, ainda que não custeadas diretamente pelo erário, devem ser suspensas quatro meses antes das eleições, ressalvadas aquelas essenciais ao interesse público.
Pregunta 122
Pregunta
A quantia referente à indenização recebida por servidor público do GDF em atividade deve ser incorporada ao vencimento desse servidor.
Pregunta 123
Pregunta
Considere que a Câmara Legislativa tenha recebido os autos de prisão em flagrante de crime inafiançável cometido por um deputado distrital. Esse recebimento justifica que o presidente da Câmara Legislativa proceda à convocação extraordinária daquela Casa.
Pregunta 124
Pregunta
Considere que uma servidora pública do GDF tenha se aposentado voluntariamente e que o cargo por ela ocupado tenha sido transformado em outro. Nessa situação, se ela requerer sua reversão, a administração não pode deferir seu requerimento, haja vista a transformação do cargo que ela ocupava antes de se aposentar.
Pregunta 125
Pregunta
Por ser considerado estado-membro, o DF não pode tratar dos serviços funerários.
Pregunta 126
Pregunta
Como medida cautelar, o servidor processado pela prática de irregularidade administrativa poderá ser afastado preventivamente do cargo que ocupa na administração pública do DF pela autoridade instauradora do processo disciplinar, pelo prazo de até 60 dias, sem prejuízo da remuneração.
Pregunta 127
Pregunta
Serão objeto de apuração as denúncias sobre irregularidades que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.
Pregunta 128
Pregunta
Considere a seguinte situação hipotética: Patrícia, servidora pública civil do DF, saiu mais cedo de sua repartição em uma sexta-feira, véspera de feriado prolongado, para evitar ficar parada em congestionamentos no trânsito. Em vez de sair às 18 h, horário habitual, Patrícia saiu às 16 h e 30 min, e não fez qualquer compensação do período não trabalhado. Nos demais dias do mês, Patrícia obteve presença integral. Deve ser descontada de sua remuneração?
Pregunta 129
Pregunta
O DF pode estabelecer tributação das atividades que utilizem recursos ambientais e impliquem considerável degradação ambiental.
Pregunta 130
Pregunta
Pelo menos 50% dos cargos em comissão da administração pública do DF devem ser preenchidos por servidores de carreira e destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Pregunta 131
Pregunta
Servidor público civil do DF que exercer função de direção, de chefia ou de assessoramento, ou ocupar cargo em comissão não terá a respectiva vantagem considerada no cálculo do adicional de férias.
Pregunta 132
Pregunta
É da competência do Tribunal de Contas do DF a fixação da remuneração dos deputados distritais.
Pregunta 133
Pregunta
Os projetos de obras que comprometam mais de 1% do orçamento do DF devem ser obrigatoriamente apreciados em audiência pública.
Pregunta 134
Pregunta
A administração pública do DF deve aplicar, no mínimo, 40% da receita dos impostos locais na manutenção e desenvolvimento do ensino primário.
Pregunta 135
Pregunta
São instâncias do Sistema Único de Saúde do DF: a conferência de saúde, o conselho de saúde e os conselhos regionais de saúde.
Pregunta 136
Pregunta
Constitui princípio do Sistema de Transporte do DF a defesa do meio ambiente e do patrimônio arquitetônico e paisagístico.
Pregunta 137
Pregunta
Integram o Conselho de Governo, órgão superior de consulta do governador do DF, o vice-governador do DF, o presidente da CLDF e o presidente do TCDF.
Pregunta 138
Pregunta
O governador deve encaminhar à CLDF, até seis meses antes do final de seu mandato, o projeto de lei do plano plurianual.
Pregunta 139
Pregunta
Se um indivíduo for submetido a internação psiquiátrica compulsória, realizada pela equipe de saúde mental das emergências psiquiátricas, nesse caso, o fato deve ser comunicado à Defensoria Pública do DF.
Pregunta 140
Pregunta
É lícita a criação ou a extinção de regiões administrativas mediante decreto do governador do DF.
Pregunta 141
Pregunta
É lícito ao DF constituir ônus real sobre os imóveis de seu patrimônio independentemente de autorização da CLDF, com base no princípio da independência dos poderes.
Pregunta 142
Pregunta
O controle externo da administração pública do DF é responsabilidade da Câmara Legislativa.
Pregunta 143
Pregunta
Conforme disposto na LODF, ficam suspensos de suas funções o governador do DF e seu secretário da Fazenda que cometem crime comum, desde que a denúncia do crime seja recebida pelo Tribunal de Justiça do DF.
Pregunta 144
Pregunta
A garantia da prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recurso é um dos objetivos prioritários do DF.
Pregunta 145
Pregunta
Considere que a Câmara Legislativa tenha recebido os autos de prisão em flagrante de crime inafiançável cometido por um deputado distrital. Esse recebimento justifica que o presidente da Câmara Legislativa proceda à convocação extraordinária daquela Casa.
Pregunta 146
Pregunta
No DF, as disposições acerca da organização do sistema de educação e da previdência dos servidores públicos devem estar contidas em lei complementar.
Pregunta 147
Pregunta
A LODF determina expressamente que devem fazer declaração pública anual de bens o governador, o vice-governador, os deputados distritais, os secretários de Estado, os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e o diretor da Polícia Civil do DF.
Pregunta 148
Pregunta
Considere que determinada sociedade empresária, sediada no DF, tenha estabelecido como condição de admissão no emprego a apresentação de exame anti-HIV e, no caso de mulheres, de resultado de teste de gravidez. Esse procedimento contraria a LODF, que prevê a exigência apenas do resultado de teste de gravidez.
Pregunta 149
Pregunta
É competência do DF, em comum com a União, dispor sobre a administração dos cemitérios.
Pregunta 150
Pregunta
No DF, a soberania popular é exercida exclusivamente mediante plebiscito e referendo.
Pregunta 151
Pregunta
A LODF prevê que o DF utilizará seus bens dominiais, de uso especial e de uso comum como instrumento para a realização de políticas de ocupação ordenada do território.
Pregunta 152
Pregunta
A Lei Orgânica do Distrito Federal, embora tenha, segundo a doutrina, status de Constituição Estadual, disporá sobre competências legislativas reservadas aos municípios.
Pregunta 153
Pregunta
O DF pode dividir-se em Municípios, do mesmo modo que acontece com os Estados e Territórios.
Pregunta 154
Pregunta
À luz da LODF, o DF rege-se por Lei Orgânica aprovada pelo Congresso Nacional.
Pregunta 155
Pregunta
No DF, a soberania popular é exercida exclusivamente mediante plebiscito e referendo.
Pregunta 156
Pregunta
A administração fazendária e seus agentes fiscais têm, em suas áreas de competência e jurisdição, tratamento igualitário aos demais setores administrativos, na forma da lei.
Pregunta 157
Pregunta
A preservação da autonomia do DF como unidade federativa constitui-se em um dos seus objetivos prioritários.
Pregunta 158
Pregunta
O DF encontra-se no pleno exercício de sua autonomia política e administrativa, não gozando, porém, de autonomia financeira..
Pregunta 159
Pregunta
A administração fazendária e seus agentes fiscais, aos quais compete exercer privativamente a fiscalização de tributos do DF, terão, em suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os de mais setores administrativos, na forma da lei.
Pregunta 160
Pregunta
É assegurada a participação de servidores públicos na diretoria de fundos e entidades para as quais contribuem, na forma da lei.
Pregunta 161
Pregunta
Pessoas físicas que temporariamente exerçam atividades consideradas potencialmente poluidoras não são responsáveis diretamente pela coleta e pela destinação dos resíduos produzidos, pois isso fica a cargo de empresa contratada pelo Distrito Federal.
Pregunta 162
Pregunta
De acordo com o previsto na Lei Orgânica do Distrito Federal, é vedada a instalação de indústrias químicas de agrotóxicos,
seus componentes e afins, no território do Distrito Federal, observada a legislação federal.
Pregunta 163
Pregunta
De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), é objetivo prioritário do Distrito Federal:
Garantir a prestação de assistência jurídica a todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira.
Pregunta 164
Pregunta
As terras públicas, consideradas de interesse para a proteção ambiental, poderão ser transferidas a particulares, desde que haja anterior licitação pública.
Pregunta 165
Pregunta
É permitida a implantação de aterros sanitários nas imediações de rios, lagos e demais fontes de recursos hídricos, desde tenha autorização do fiscal sanitário local.
Pregunta 166
Pregunta
Cabe ao Poder Público, com a participação da comunidade e na forma da lei, promover a defesa do consumidor, mediante estímulo a ações de educação sanitária
Pregunta 167
Pregunta
Cabe ao Distrito Federal, privativamente, desenvolver ações com vistas a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições e processos de trabalho
Pregunta 168
Pregunta
É dever do Poder Público promover e restaurar a saúde psíquica do indivíduo, baseado no rigoroso respeito aos direitos humanos e da cidadania, mediante serviços de saúde preventivos, curativos e extra-hospitalares.
Pregunta 169
Pregunta
A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e ação popular.
Pregunta 170
Pregunta
De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), é objetivo prioritário do Distrito Federal:
Dar precedência ao atendimento das demandas da sociedade na área da saúde.
Pregunta 171
Pregunta
De acordo com o previsto na Lei Orgânica do Distrito Federal, é vedada a a instalação de indústria automobilística. PESQUISAR
Pregunta 172
Pregunta
É assegurado o exercício do direito de petição ou representação. O pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância, serão dispensados para aqueles que provarem não dispor de condições financeiras suficientes para tanto.
Pregunta 173
Pregunta
Pelo fato de Brasília ser a capital federal, é competência comum do DF e da União dispor sobre a utilização de vias e logradouros públicos e disciplinar o trânsito local, o que inclui a sinalização das vias urbanas e estradas do DF.
Pregunta 174
Pregunta
São de competência privativa do DF o estabelecimento e a implantação de política de educação para a segurança do trânsito.
Pregunta 175
Pregunta
É possível, no território do Distrito Federal, lançar esgoto industrial ou hospitalar diretamente em cursos ou corpos d’água, desde que haja prévio tratamento, bem como controle e avaliação dos teores poluentes.
Pregunta 176
Pregunta
Cabe à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) a gestão do sistema de gerenciamento de recursos hídricos. PESQUISAR
Pregunta 177
Pregunta
É vedado ao DF doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização do Tribunal de Contas do DF, sob pena de nulidade do ato. PESQUISAR
Pregunta 178
Pregunta
O Distrito Federal acumula as competências dos estados-membros e dos municípios. Por outro lado, a Constituição atribui competência aos primeiros para organizar seu próprio Poder Judiciário, na Constituição Estadual. Esta, no caso do DF, corresponde à Lei Orgânica. Com base nessas premissas, seria juridicamente válido que a LODF instituísse foro por prerrogativa de função, no TJDFT, para os delegados de polícia civil.
Pregunta 179
Pregunta
Compete ao DF, concorrentemente com a União, legislar acerca da responsabilidade por danos ao meio ambiente.
Pregunta 180
Pregunta
O exercício do direito de petição perante as administrações regionais do DF depende do pagamento de taxas, ao contrário do que ocorre nos demais órgãos administrativos do DF.
Pregunta 181
Pregunta
Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional do DF, ficam assegurado só percebimento de adicional de um por cento por ano de serviço público efetivo, nos termos da lei; a contagem, para todos os efeitos legais, do período em que o servidor estiver de licença concedida por hospital do DF; e a contagem recíproca, para efeito de aposentadoria, do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, urbana, na forma prevista na CF/88
Pregunta 182
Pregunta
O DF é uma unidade sem autonomia, pois não possui capacidade de auto-organização, autogoverno e autoadministração.
Pregunta 183
Pregunta
Um dos princípios que regem a ordem econômica do DF é o da proteção ao meio ambiente.
Pregunta 184
Pregunta
Compete ao Poder Público investir em pesquisa e produção de medicamentos e destinar recursos especiais, definidos anualmente no orçamento.
Pregunta 185
Pregunta
A prática do carvoejamento para fins industriais é permitida no território do Distrito Federal, desde que esteja dentro do zoneamento rural.
Pregunta 186
Pregunta
Ninguém será discriminado ou prejudicado em razão de nascimento, idade, etnia, raça, cor, sexo, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, orientação sexual, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condição, observada a Constituição Federal.
Pregunta 187
Pregunta
Marcos, deputado distrital, foi acusado da prática de crime de sonegação fiscal pelo Ministério Público perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa situação, é correto afirmar que Marcos tem foro privilegiado e será submetido a julgamento perante o STF.
Pregunta 188
Pregunta
Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre educação, cultura, ensino e desporto e previdência social, proteção e defesa da saúde.
Pregunta 189
Pregunta
Inexistindo lei federal sobre normas gerais, o Distrito Federal exercerá competência legislativa plena, para atender suas peculiaridades. PESQUISAR
Pregunta 190
Pregunta
É vedado ao Distrito Federal recusar fé aos documentos públicos. PESQUISAR
Pregunta 191
Pregunta
O Distrito Federal, no exercício de sua competência suplementar, observará as normas gerais estabelecidas pela União.
Pregunta 192
Pregunta
Juliano, nomeado para o cargo de secretário do governo do Distrito Federal (DF), foi acusado da prática de crime de porte ilegal de arma. Nessa situação, a competência para processá-lo e julgá-lo é do Conselho Especial do TJDFT.
Pregunta 193
Pregunta
A atividade de proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência é de competência privativa do DF.
Pregunta 194
Pregunta
Compete privativamente ao Distrito Federal exercer INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA, de postura ambiental, tributária, de segurança pública e do trabalho, relativamente ao funcionamento de estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviços e similar, no âmbito de sua competência, respeitada a legislação federal e adquirir bens, inclusive por meio de desapropriação, por necessidade, utilidade pública ou interesse social, nos termos da legislação em vigor.
Pregunta 195
Pregunta
Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções representativas coercitivas, na forma da lei.
Pregunta 196
Pregunta
Decreto do governador poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal.
Pregunta 197
Pregunta
Compete privativamente ao Distrito Federal proteger documentos e outros bens de valor histórico e cultural, monumentos, paisagens naturais notáveis e sítios arqueológicos, bem como impedir sua evasão, destruição e descaracterização e proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
Pregunta 198
Pregunta
Entre as funções institucionais da Procuradoria-Geral da CLDF estão a promoção da uniformização da jurisprudência administrativa e a compilação da legislação da CLDF.
Pregunta 199
Pregunta
Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre produção e consumo e cerrado, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.
Pregunta 200
Pregunta
Brasília teimosa, Capital da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal.
Pregunta 201
Pregunta
A lei garantirá, em igualdade de condições, tratamento preferencial à empresa brasileira de capital nacional, na aquisição de bens e serviços pela administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas ou mantidas pelo poder público.
Pregunta 202
Pregunta
Conforme a LODF, é proibida a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, para:
I – dois cargos de professor;
II – um cargo de professor com outro técnico ou científico;
III – dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. PESQUISAR
Pregunta 203
Pregunta 204
Pregunta
Assinale a alternativa que não indica objetivo prioritário do Distrito Federal, de acordo com a Lei Orgânica.
Respuesta
-
garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos
-
proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum.
-
a preservação de sua autonomia como unidade federativa
-
garantir a prestação de assistência jurídica integral e gratuita ao s que comprovarem insuficiência de recursos.
-
valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira.
Pregunta 205
Pregunta
De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal, compete privativamente ao Distrito Federal
Respuesta
-
dispor sobre serviços funerários e administração de cemitérios
-
legislar sobre Previdência Social, proteção e defesa da saúde.
-
zelar pela guarda da Constituição Federal, da referida Lei Orgânica, das leis e das instituições democráticas.
-
legislar sobre desapropriação.
-
estabelecer e implantar políticas de educação para a segurança do trânsito.
Pregunta 206
Pregunta
As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. A criação ou extinção dessas Regiões ocorrerá mediante
Respuesta
-
resolução da Câmara Legislativa.
-
decreto do governador do Distrito Federal.
-
lei aprovada por maioria simples dos deputados distritais.
-
resolução do Conselho de Representantes Comunitários de cada região.
-
lei aprovada por maioria absoluta dos deputados distritais.
Pregunta 207
Pregunta
A respeito dos fundamentos da organização do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta.
Respuesta
-
A autonomia federativa assenta-se na posse de competências exclusivas e independe da existência de órgãos governamentais próprios, isto é, é possível a dependência dos órgãos federais quanto à seleção e à investidura.
-
O valor fundamental da plena cidadania tem o significado de inclusão apenas do cidadão , com capacidade de votar e ser votado.
-
A dignidade da pessoa humana é um valor supremo que atrai o conteúdo de todos os direitos fundamentais do homem,
desde o direito à vida.
-
O pluralismo político permite adoção de partido local, com concepção ideológica do social-nacionalismo alemão.
-
A autonomia política permite o relacionamento direto entre o Distrito Federal e outros organismos de Direito Internacional Público.
Pregunta 208
Pregunta
Assinale a alternativa que apresenta objetivo prioritário do Distrito Federal.
Respuesta
-
Garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
-
Promover o bem de todos, em especial o dos eleitores.
-
Valorizar e desenvolver a cultura local, independentemente de contribuir para a cultura brasileira.
-
Assegurar, por parte do poder público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica dos autores e
das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares.
-
Assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da legalidade e da legitimidade dos atos do poder público, cabendo exclusivamente ao Ministério Público o controle da eficácia dos serviços
essenciais à população.
Pregunta 209
Pregunta
Assinale a alternativa incorreta no tocante à organização do Distrito Federal (DF).
Respuesta
-
A criação ou extinção de regiões administrativas ocorrerá mediante lei aprovada por dois terços dos deputados distritais.
-
Cada região administrativa terá um conselho de representantes.
-
Compete privativamente ao DF organizar seu governo e administração.
-
O DF organiza-se em regiões administrativas, com vistas à descentralização administrativa.
-
A competência do DF para legislar sobre junta comercial não é privativa.
Pregunta 210
Pregunta
O DF organiza-se em regiões administrativas, com vistas à descentralização administrativa, cabendo ao Poder Executivo, mediante decreto, a criação ou extinção de novas regiões administrativas, conforme a conveniência e o interesse de ordem pública.
Pregunta 211
Pregunta
É competência concorrente da União e do DF legislar sobre a organização do Poder Judiciário e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, cabendo à União, no âmbito dessa legislação concorrente, estabelecer normas de caráter geral.
Pregunta 212
Pregunta
Lúcio, que é oficial reformado da PMDF e exerceu o cargo de secretário de segurança pública por 2 anos, há 5 meses ocupa o cargo de administrador
regional de uma cidade satélite da capital e vem se destacando pela preocupação com o estado físico de conservação das escolas e dos hospitais
públicos. Lúcio não é filiado a partido político. Em seu discurso de posse, afirmou que aceitou o encargo em razão de as administrações regionais não
integrarem a estrutura administrativa do DF. Tendo essa situação hipotética como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à Lei Orgânica do DF.
A remuneração de Lúcio como administrador regional pode ser superior à dos secretários de Estado do DF, mas não pode ultrapassar o teto da remuneração do governador do DF.
Pregunta 213
Pregunta
O exercício do direito de petição perante as administrações regionais do DF depende do pagamento de taxas, ao contrário do que ocorre nos demais órgãos administrativos do DF.
Pregunta 214
Pregunta
Lúcio, que é oficial reformado da PMDF e exerceu o cargo de secretário de segurança pública por 2 anos, há 5 meses ocupa o cargo de administrador
regional de uma cidade satélite da capital e vem se destacando pela preocupação com o estado físico de conservação das escolas e dos hospitais públicos. Lúcio não é filiado a partido político. Em seu discurso de posse, afirmou que aceitou o encargo em razão de as administrações regionais não
integrarem a estrutura administrativa do DF. Tendo essa situação hipotética como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à Lei Orgânica do DF.
A remuneração de Lúcio como administrador regional pode ser superior à dos secretários de Estado do DF, mas não pode ultrapassar o teto da remuneração do governador do DF.
Pregunta 215
Pregunta
O exercício do direito de petição perante as administrações regionais do DF depende do pagamento de taxas, ao contrário do que ocorre nos demais órgãos administrativos do DF.
Pregunta 216
Pregunta
Lúcio, que é oficial reformado da PMDF e exerceu o cargo de secretário de segurança pública por 2 anos, há 5 meses ocupa o cargo de administrador
regional de uma cidade satélite da capital e vem se destacando pela preocupação com o estado físico de conservação das escolas e dos hospitais
públicos. Lúcio não é filiado a partido político. Em seu discurso de posse, afirmou que aceitou o encargo em razão de as administrações regionais não integrarem a estrutura administrativa do DF. Tendo essa situação hipotéticacomo referência inicial, julgue os itens
A remuneração de Lúcio como administrador regional pode ser superior à dos secretários de Estado do DF, mas não pode ultrapassar o teto da remuneração do governador do DF.
seguintes, relativos à Lei
Orgânica do DF.
Pregunta 217
Pregunta
O exercício do direito de petição perante as administrações regionais do DF depende do pagamento de taxas, ao contrário do que ocorre nos demais órgãos administrativos do DF.
Pregunta 218
Pregunta
INSERIR O TEXTO DO LUCIO
Lúcio equivocou-se no discurso de posse, pois as administrações regionais integram a estrutura administrativa do DF e possuem um conselho de representantes comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras.
Pregunta 219
Pregunta
O plebiscito popular é uma das formas do exercício da soberania popular, vedado àqueles que declararem conviver em união homossexual, quando se tratar de matéria afeta a essa temática.
Pregunta 220
Pregunta
A criação ou extinção de regiões administrativas no DF somente ocorre por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais, devendo cada região ter um conselho de representantes com funções tanto consultivas, quanto fiscalizadoras, na forma da lei.
Pregunta 221
Pregunta
Para a extinção de uma região administrativa, é necessária a aprovação de lei pela maioria absoluta dos deputados distritais.
Pregunta 222
Pregunta
Na execução de seu programa de desenvolvimento econômico social, o DF deve buscar a integração com a região do seu entorno, um de seus objetivos prioritários expressos na LODF.