Pregunta 1
Pregunta
Assistente-Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda 2009 – ESAF
Qual das parcelas abaixo não integram o salário-de-contribuição?
Respuesta
-
a) Salário
-
b) Gorjetas
-
c) Despesas de viagem
-
d) Abonos
-
e) Ganhos habituais
Pregunta 2
Pregunta
Juiz Substituto do TRT 14ª Região 2007 (adaptada) – Organizado pelo Próprio TRT
Qual das parcelas integra o salário-de-contribuição?
Respuesta
-
a) férias indenizadas;
-
b) participação nos lucros e resultados, na forma da lei;
-
c) décimo terceiro salário;
-
d) diárias para viagens não excedentes a 50% da remuneração mensal;
-
e) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Pregunta 3
Pregunta
Juiz Substituto do TRT 5ª Região 2006 (adaptada) – Organizado pela CESPE
De acordo com a normatização previdenciária, não integra a base de cálculo de contribuição o(a)
Respuesta
-
a) complementação ao valor do auxílio-doença paga apenas aos empregados expostos a agentes nocivos.
-
b) valor das contribuições efetivamente pagas pela pessoa jurídica relativo a programa de previdência complementar fechada ou aberta, disponível a todos os empregados do setor financeiro.
-
c) valor correspondente a vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos ao empregado e utilizados no local do trabalho com a finalidade de prestar os respectivos serviços.
-
d) participação nos lucros ou resultados da empresa, sendo possível o parcelamento em no máximo quatro vezes no mesmo ano civil, independentemente de acordo ou convenção coletiva.
Pregunta 4
Pregunta
I - Marco Aurélio foi contratado por determinada pessoa jurídica, em 22/8/2004, para o cargo de auxiliar administrativo. Em 7/7/2006, Marco Aurélio teve seu contrato individual de trabalho rescindido. Durante o período em que trabalhou para a referida pessoa jurídica, Marco Aurélio nunca gozou férias. Nessa situação, Marco Aurélio terá direito ao pagamento de férias indenizadas, no ato de sua rescisão, o qual não integrará o valor de seu salário-de-contribuição.
Pregunta 5
Pregunta
Sobre os valores recebidos pelo segurado empregado a título de gratificação natalina, também conhecida como décimo terceiro salário, não incide contribuição previdenciária.
Pregunta 6
Pregunta
Estêvão pediu demissão da empresa em que trabalhava, concordando em trabalhar durante o período de aviso prévio equivalente a 30 dias, prazo concedido para que o Empregador providenciasse a contratação de um novo empregado. Nessa situação, sobre o valor pago durante o último mês que Estêvão trabalhou não incide contribuição previdenciária, pois se trata de verba indenizatória.
Pregunta 7
Pregunta
Os valores do salário-de-contribuição serão reajustados na mesma época e com os mesmos índices que os do reajustamento dos benefícios de prestação continuada da previdência social.
Pregunta 8
Pregunta
II - Considere que Maria receba salário-maternidade. Nessa situação, não haverá desconto da contribuição previdenciária do valor desse benefício.
Pregunta 9
Pregunta
Para efeito de cálculo da contribuição previdenciária, o salário pago em forma de utilidade é usado apenas em relação à parte sob responsabilidade dos empregadores, devendo ser excluído da cota dos empregados em razão de não compor o cálculo dos salários de benefícios.
Pregunta 10
Pregunta
Considere a seguinte situação hipotética. Determinada montadora de veículos, com sede em grande estado da Federação, apresentou a seus empregados, no ano passado, um plano de incentivo para cessar o contrato de trabalho, tendo em vista a necessidade de diminuir seus custos de produção no país. Nessa situação, e de acordo com a legislação previdenciária, a contribuição previdenciária incidirá sobre os valores que superarem as indenizações previstas na legislação trabalhista.