Pregunta 1
Pregunta
São substâncias químicas naturais ou sintéticas que após administração, interferem no funcionamento dos organismos vivos, podendo agir em um órgão alvo ou no organismo de forma integral. Esta é a definição de:
Respuesta
-
Drogas
-
Substâncias ilícitas
-
Medicamentos
-
Praguicidas
Pregunta 2
Pregunta
São utilizadas as substâncias psicoativas ou psicotrópicas, por atuarem no sistema nervoso central (SNC), modificando humor, consciência, pensamento, sentimentos. Esta é a definição de:
Respuesta
-
Substâncias tóxicas
-
Drogas de abuso
-
Medicamentos
-
Insumos químicos
Pregunta 3
Pregunta
A lista de substâncias identificadas como Entorpecentes Psicotrópicas, Precursoras e Outras de Controle Especial, que estão proibidas ou controladas no país é atualizada periodicamente e é de responsabilidade da(o):
Pregunta 4
Pregunta
Na análise químico-toxicológica, as mortes suspeitas ou violentas têm que passar por investigação criminal, o que exigirá atuação da estrutura pericial da toxicologia forense. O exame será realizado utilizando amostras das matrizes biológicas retiradas das vítimas como:
Respuesta
-
Tecidos, saliva e fluidos em geral.
-
Fluídos biológicos (urina, sangue), conteúdo estomacal, e tecidos (vísceras).
-
Massa muscular, saliva, fezes, vestes da vítima.
-
Drogas encontradas com a vítima e qualquer tipo de material químico-biológico que permita detectar a materialidade do crime.
Pregunta 5
Pregunta
São exemplos de exames químico-toxicológico no periciado vivo, exceto:
Respuesta
-
Constatação de droga para vítima de furto/roubo.
-
Policiamento de trânsito.
-
Sedação para cometimento de abuso sexual.
-
Necropsia.
Pregunta 6
Pregunta
Nas alternativas abaixo, NÂO se enquadra como técnica e método empregado nos exames de química e toxicologia forense:
Pregunta 7
Pregunta
A presença de toxicologistas tornou-se rotina nas investigações criminais. São exemplos de ocorrências em onde se requer a presença destes profissionais:
Respuesta
-
Em casos de homicídio por arma de fogo, onde o agente causador da intoxicação encontra-se na pólvora ao penetrar o organismo, causando, além de queimaduras, graves sintomas de intoxicação.
-
Em mortes acidentais, que em geral envolvem óbitos de crianças e idosos, ou as mortes voluntárias por suicídios, que hoje representa a segunda causa de morte mais encontrada no país (cerca de 12.000/ano) e, também, nos casos de homicídios dolosos por intoxicação exógena.
-
Mortes por afogamento, onde o agente tóxico pode ser substância marinha. Envenenamento e intoxicação alimentar.
-
Em casos de ingestão de substância tóxica de qualquer natureza, voluntária ou não, além de morte por esmagamento.
Pregunta 8
Pregunta
Nas apreensões de drogas ilícitas no Brasil, de acordo com a Lei 11.343/06, é o documento produzido para caracterização provisória da natureza e quantidade da substância. Os métodos analíticos usados nessa etapa são simples, geralmente colorimétricos. Eles são altamente sensíveis, mas não são específicos, e podem ser encontrados resultados falso-positivos e falso-negativos.
Pregunta 9
Pregunta
É o tipo de laudo produzido por métodos mais robustos, que são capazes de fazer uma identificação inequívoca da substância analisada. Tem que confirmar ou corrigir o laudo preliminar.
Respuesta
-
Laudo temporário
-
Laudo médico
-
Laudo Definitivo
-
Laudo complementar
Pregunta 10
Pregunta
É uma substância estimulante, que causa efeitos com as mesmas características da cafeína, anfetaminas e efedrina, as quais possuem, inclusive, menor poder. É uma amina alifática encontrada naturalmente em flores de gerânio (Gemus geranium). Atualmente está presente em muitos produtos utilizados como suplementos alimentares. Recentemente os suplementos “pré-treino” contendo esta substância foi alvo de inúmeros estudos, e foi comprovado que seu uso está associado com efeitos adversos graves, o que levou sua proibição no território nacional.
De qual substância estamos falando?
Pregunta 11
Pregunta
Destacam-se entre os produtos praguicidas mais utilizados na agricultura brasileira:
Pregunta 12
Pregunta
Pode-se considerar a classe dos produtos Rodenticidas como:
Pregunta 13
Pregunta
A intoxicação intencional de pessoas e animais é uma ameaça à saúde e à segurança pública em todo o mundo. Estima-se que existem cerca de 1.500 substâncias diferentes com ingredientes ativos com ação praguicida. No Brasil, este mercado expandiu-se rapidamente na última década, em torno de 190%. Isto coloca o país em primeiro lugar no ranking mundial, desde o ano de 2008. Este comando refere-se ao que tipo de mercado?
Pregunta 14
Pregunta
São exemplos de Perícias em Química Forense:
Respuesta
-
Determinação de Resíduos de Arma de Fogo e Pesquisa de Praguicidas.
-
Identificação de Inalantes, Inflamáveis e Hidrocarbonetos .
-
Análise de Drogas Ilícitas e explosivos.
-
Todas as opções.
Pregunta 15
Pregunta
A técnica confiável e inequívoca para identificação de resíduos de disparo por arma de fogo, como recomenda a norma ASTM-E-1588-17 da Sociedade Americana de Testes e Materiais é:
Respuesta
-
MEV/EDS (Microscopia Eletrônica de Varredura Acoplada a Análise de Raios-x por Espectroscopia de Energia em Dispersão).
-
CLAE (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência).
-
CG (Cromatografia à Gás).
-
CCD (Cromatografia em Camada Delgada)
Pregunta 16
Pregunta
São substâncias voláteis que produzem vapores que podem ser inalados para induzir um efeito psicoativo. Essas substâncias são com frequência encontradas em produtos comerciais. Esta é a definição de:
Respuesta
-
Inalantes, Inflamáveis e Hidrocarbonetos.
-
Praguicidas
-
Medicamentos e suplementos.
-
Drogas Ilícitas Apreendidas.
Pregunta 17
Pregunta
São os casos popularmente conhecidos como “Boa noite Cinderela”:
Respuesta
-
delitos presentes no Código Penal, como crimes contra dignidade sexual e patrimônio, que também mostram o emprego dos exames toxicológicos. Nesses casos, faz-se necessário o exame para identificação do uso criminoso de substâncias hipnóticas ou sedativas.
-
delitos presentes no Código Penal, como crimes contra a vida, que são detectados através da simples percepção intuitiva do perito, valendo-se de sua fé pública, sem a necessidade de exames toxicológicos.
-
São casos em que são utilizadas substâncias lícitas para auferir vantagem econômica ou sexual da vítima, mesmo a vítima não consumindo a droga, pois basta que o autor do crime cogite a possibilidade de praticar o delito para que o crime esteja configurado em sua materialidade
-
Delitos presentes na legislação estadual em que cada órgão de saúde determina o que é ilícito ou não em seu estado. Nestes delitos, são utilizadas quaisquer substâncias entorpecentes ilícitas ou não, com o fim exclusivo de furtar a vítima.
Pregunta 18
Pregunta
São utilizadas na composição de alguns suplementos pré-treino, e seus efeitos fisiológicos vêm sendo também estudados. Cabe ressaltar que o analista forense pode ser o primeiro profissional a detectar essas substâncias e os laudos gerados pelos laboratórios forenses podem ser utilizados para tomadas de decisões que extrapolam o âmbito penal.
Respuesta
-
As substâncias DMBA (1,3-dimetilbutilamina), ou citrato de AMP, análogo do DMAA e presente em folhas do chá-da-índia (Camellia sinensis).
-
Substâncias anabolizantes: testosterona, DHEA, boldenona etc.
-
Anorexígenos: sibutramina, mazindol, anfepramona, femproporex, clobenzorex etc.
-
Laxantes: fenolftaleína, bisacodil.
Pregunta 19
Pregunta
Essa área de conhecimento tem como escopo o exame técnico científico dos vestígios, em auxílio ao perito criminal para produção do laudo pericial, identificando substâncias ou vinculando-as ao autor, a um objeto, dando suporte à criminalística e medicina legal:
Pregunta 20
Pregunta
O resultado “NÃO DETECTADO” para a análise colorimétrica com Rodizonato de Sódio para vestígios de disparo de arma de fogo pode ocorrer devido a diversos motivos, EXCETO:
Respuesta
-
Os resíduos de disparo estão em pequena quantidade.
-
A presença de sangue ou outras substâncias que podem prejudicar o exame.
-
Limitada remoção de resíduos no processo de coleta de amostra.
-
Só é possível dar resultado “não detectado” se a pessoa não disparou arma de fogo.
Pregunta 21
Pregunta
Sobre praguicidas pode-se afirmar:
Respuesta
-
Não é uma área de interesse da química forense.
-
São substâncias naturais ou sintéticas utilizadas para repelir ou combater pragas.
-
Não é tóxico ou letal para animais e humanos.
-
São produtos de comercialização livre, não necessitando de normatização ou controle.
Pregunta 22
Pregunta
Sobre a análise de medicamentos é INCORRETO dizer:
Respuesta
-
É uma área muito importante para a química forense são os exames de produtos comerciais que possam colocar em risco saúde pública.
-
Medicamentos falsificados, de produção clandestina, existem na maioria das classes terapêuticas, incluindo os anabolizantes.
-
As falsificações não são apenas em embalagem, a preparação farmacêutica pode estar adulterada, com a presença ou ausência de princípios ativos, diferentes dos que constam no rótulo, concentração diferente da descrita, contaminados com patógenos.
-
No Brasil ainda não existe legislação tratando especificamente dos crimes de adulteração de medicamentos.
Pregunta 23
Pregunta
É o o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte.
Respuesta
-
Cadeia de custódia
-
Exame de corpo de delito
-
Local de crime
-
Exame de litígio
Pregunta 24
Pregunta
Deverá ser realizada preferencialmente por perito oficial, que dará o encaminhamento necessário para a central de custódia, mesmo quando for necessária a realização de exames complementares.
Pregunta 25
Pregunta
A maioria dos exames efetuados nos laboratórios de química forense distribuídos pelo Brasil, são em:
Respuesta
-
DNA, em casos de teste de paternidade ou identificação e reconhecimento de cadáver, Alcoolemia em geral, Intoxicação alimentar e fluidos em geral.
-
drogas proscritas – cocaína, maconha, esctasy, LSD, e muitas outras. Em seguida vêm análises dos resíduos de disparo de arma de fogo (do inglês gunshot residue - GSR), os fármacos, agrotóxicos, fluídos biológicos (toxicologia forense), acelerantes de incêndio, alimentos, explosivos, entre outros.
-
DNA, em casos de teste de paternidade ou identificação e reconhecimento de cadáver, Alcoolemia em geral, Intoxicação alimentar e drogas proscritas - cocaína, maconha, esctasy, LSD, e muitas outras. Em seguida vêm análises dos resíduos de disparo de arma de fogo (do inglês gunshot residue - GSR), os fármacos, agrotóxicos, fluídos biológicos
-
Explosivos, perícia veicular, balística e drogas, como cocaína, maconha, esctasy, LSD, e muitas outras. Em seguida vêm análises dos resíduos de disparo de arma de fogo (do inglês gunshot residue - GSR), os fármacos, agrotóxicos, fluídos biológicos.
Pregunta 26
Pregunta
Pode-se afirmar sobre a química forense, EXCETO:
Respuesta
-
É o ramo da química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender aspectos de interesse judiciário.
-
Ciência utilizada para investigar aspectos legais correlacionados ao ramo da química.
-
Área da criminalística que se encarrega da análise, classificação e identificação de substâncias ou resíduos encontrados, e coletados em local de delito, ou relacionados a
ações delituosas.
-
Tem como escopo o exame técnico científico dos vestígios identificando substâncias ou vinculando-as ao autor, a um objeto, não sendo uma área forense de grande importância para a criminalística e para a medicina legal.