Pregunta 1
Pregunta
(ESAF/2002/MRE) Antes de nomear o Ministro de Estado das Relações Exteriores o Presidente da República deve necessariamente submeter o nome por ele escolhido para o cargo à aprovação de comissão da Câmara dos Deputados instituída para acompanhar a política externa do Governo.
Pregunta 2
Pregunta
(ESAF/2006/CGU) Compete ao Presidente da República exercer o comando supremo das Forças Armadas e ao Ministro de Estado da Defesa, por força das suas atribuições administrativas, a nomeação dos oficiais-generais para os cargos que lhes são privativos.
Pregunta 3
Pregunta
(ESAF/2007/PGFN) Entre as competências do Presidente se encontra a de convocar o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, embora eventualmente possa delegar a atribuição de presidi-los.
Pregunta 4
Pregunta
(ESAF/2007/PGFN) As atribuições constitucionais do Presidente da República na condição de Chefe de Estado são delegáveis aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União.
Pregunta 5
Pregunta
(ESAF/2006/ENAP) A competência do Presidente da República para permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente pode ser delegada ao Ministro de Estado da Defesa, por expressa previsão constitucional.
Pregunta 6
Pregunta
(ESAF/2006/CGU) Compete ao Presidente da República dispor, mediante decreto, sobre a criação ou extinção de órgãos públicos, desde que não implique aumento de despesa.
Pregunta 7
Pregunta
(ESAF/2004/MPU) É da competência privativa do presidente da república extinguir, mediante decreto, funções ou cargos públicos.
Pregunta 8
Pregunta
Compete ao Presidente da República dispor, mediante decreto autônomo, sobre organização e funcionamento da administração federal, desde que não implique aumento da despesa e desde que não crie ou extinga órgãos públicos.
Pregunta 9
Pregunta
(ESAF/2012/PGFN) Sobre a organização constitucional do Poder Executivo, é correto afirmar que compete privativamente ao Presidente da República editar medidas provisórias com força de lei e dispor, mediante decreto autônomo, sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa além dos limites fixados na corrente lei de diretrizes orçamentárias.
Pregunta 10
Pregunta
(ESAF/2003/Ministério do Trabalho) Embora a Constituição Federal determine que a criação ou extinção de cargos, no âmbito do Poder Executivo, deva ocorrer por meio de lei, no caso do cargo estar vago, sua extinção poderá se dar por meio de Decreto do Presidente da República.
Pregunta 11
Pregunta
(ESAF/2008/CGU) Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito à prisão.
Pregunta 12
Pregunta
(ESAF/2001/Serpro) O Presidente da República não pode ser preso enquanto durar o seu mandato.
Pregunta 13
Pregunta
(ESAF/2006/CGU) O Presidente da República comete crime de responsabilidade se praticar ato que atente contra a lei orçamentária.
Pregunta 14
Pregunta
(ESAF/2007/PGFN) Em caso de crime de responsabilidade do Presidente da República, a competência para o julgamento é do Senado Federal, sendo que a condenação depende da deliberação favorável do equivalente a 2/3 dos votos daquela Casa Parlamentar.
Pregunta 15
Pregunta
(ESAF/2002/Auditor-Fiscal da Receita Federal - adaptada) A respeito do Presidente da República, pode-se afirmar que responde a processo criminal, qualquer que seja o crime que lhe seja imputado, perante o Superior Tribunal de Justiça.
Pregunta 16
Pregunta
(ESAF/2002/Auditor-Fiscal da Receita Federal - adaptada) A respeito do Presidente da República, pode-se afirmar que na vigência do seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.
Pregunta 17
Pregunta
(ESAF/2002/Auditor-Fiscal da Receita Federal - adaptada) A respeito do Presidente da República, pode-se afirmar que na vigência do seu mandato, somente pode ser processado por crime de responsabilidade.
Pregunta 18
Pregunta
(ESAF/2004/MPU) Admitida a acusação contra o presidente da República por infração penal comum, ele será submetido a julgamento perante o Senado Federal.
Pregunta 19
Pregunta
(ESAF/2004/CGU) Admitida pela Câmara dos Deputados a denúncia ou queixa contra o Presidente da República por prática de crime comum, está o Supremo Tribunal obrigado a receber a denúncia ou queixa, dando início ao processo penal.
Pregunta 20
Pregunta
(ESAF/2007/PGFN) O Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade quando autorizados os respectivos processamentos pela Câmara dos Deputados.
Pregunta 21
Pregunta
(ESAF/2008/CGU) O Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.
Pregunta 22
Pregunta
(ESAF/2008/CGU) O Presidente ficará suspenso de suas funções nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.
Pregunta 23
Pregunta
(ESAF/2002/SRF/Adaptada) O Presidente da República responde a processo criminal, qualquer que seja o crime que lhe seja imputado, perante o Superior Tribunal de Justiça.