DIREITO CONSTITUCIONAL

Descripción

Aula 13 Estratégia
David Wraess
Fichas por David Wraess, actualizado hace más de 1 año
David Wraess
Creado por David Wraess hace alrededor de 5 años
1
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Existe no ordenamento Jurídico normas em diferentes níveis hierárquicos? Resposta: Na Concepção de Hans Kelsen, sim. Pois, as normas inferiores retiram seu fundamento de validade nas normas superiores. Portanto, nossa CF é a norma-fundamento para todas as demais Leis.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE O que consiste o princípio da supremacia da Constituição? Resposta: Tem como noção, este princípio, que todas as normas do sistema jurídico devem ser verticalmente compatíveis com texto constitucional.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Qual é a finalidade do Controle de Constitucionalidade? Resposta: Consiste justamente para aferição de validade das normas face à Constituição. Para tanto, este instrumento busca fiscalizar a compatibilidade vertical das normas com CF e garantir a força normativa e a efetividade do Texto constitucional
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Qual teoria o ordenamento pátrio adotou para produzir os efeitos de uma aferição frente à uma norma incompatível com a carta maior? Reposta: Ao tratar dos efeitos das leis ou atos normativos, a doutrina majoritária, admitiu a teoria da nulidade e segundo essa teoria, a declaração de inconstitucionalidade de uma lei afeta o plano de validade. Em outras palavras, a lei declarada inconstitucional é nula desde o seu nascimento. (nasceu morta)
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE No Brasil, por influência do Direito norte-americano, a doutrina majoritária adotou a Teoria da nulidade. Pergunta-se: Qual a natureza de uma decisão que declara inconstitucionalidade de acordo com esta teoria? Resposta: Como a lei já "nasceu morta" ela nunca chegou a produzir efeitos, pois não se tornou eficaz. Desta forma, em regra, a declaração de inconstitucionalidade opera efeitos retroativos ("Ex tunc"). Logo, será uma decisão de natureza declaratória por reconhecer a inconstitucionalidade existente desde a origem.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE A teoria da anulabilidade, segundo a escola Austríaca, afirma que uma vez declarada inconstitucionalidade de uma lei afetará apenas o plano de sua eficácia? Resposta: Seguindo este raciocínio, podemos dizer que essa teoria operará efeitos prospectivos ("ex nunc"), e, portanto, significa esclarecer que produzirá efeitos normalmente, até o momento em que é declarada inconstitucional. Por fim, deve-se elucidar que sua natureza será constitutiva.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE O princípio ou teoria da nulidade com o passar dos anos evoluíram criando um novo arcabouço normativo. Pergunta-se, explique essa evolução. Reposta: Na verdade o STF apenas flexibilizou tal teoria, ou seja, ao declarar a inconstitucionalidade de uma lei, o supremo modulará os efeitos da decisão (efeitos prospectivos) por razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais
Lucas Ávila
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Constitucional I - Cartões para memorização
Silvio R. Urbano da Silva
CONSTITUIÇÃO
Mateus de Souza
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 3
Anaximandro Martins Leão
Direito Constitucional - Brutal - Tribunais
Rômulo Campos
Espécies de Agente Público
Gik
Poder Constituinte
Jay Benedicto
NA CONSTITUIÇÃO - Princípios Gerais
daniel_cal