A Psicologia do Trabalho

Descripción

Fichas sobre A Psicologia do Trabalho, creado por Luciene Gomes Melo el 14/09/2019.
Luciene Gomes Melo
Fichas por Luciene Gomes Melo, actualizado hace más de 1 año
Luciene Gomes Melo
Creado por Luciene Gomes Melo hace alrededor de 5 años
223
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
A Psicologia do Trabalho A Psicologia do Trabalho pode ser definida pela busca de descrever e explicar fenômenos e processos psicossociológicos na atividade de trabalho, a partir de condições estabelecidas pelo meio laboral.
Aplicação Inicial da Psicologia A aplicação dos principais temas da Psicologia remonta ao período da 1ª Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. A Psicologia passou a ser reconhecida pelo seu valor prático a partir dos testes realizados para a seleção de capitães para o Exército norte-americano.
Os Pioneiros O pioneirismo da Psicologia aplicada ao trabalho foi de Walter Dill Scott, Hugo Münsterberg e Elton Mayo, que buscavam aprimorar os testes para aplicá-los na indústria e no governo visando à eficiência do processo produtivo.
Os Estudos de Mayo Os estudos de Elton Mayo apontaram que a eficiência do trabalho não dependia apenas de colocação das pessoas certas em postos específicos de trabalho. Ele considerava também as influências do ambiente físico, das relações humanas, da motivação e da moral.
A Solidificação da Psicologia do Trabalho A Psicologia do Trabalho se solidificou oferecendo contribuições importantes sobre o comportamento humano no trabalho, utilizando modelos que buscavam explicar as determinações internas do ser humano e os condicionantes externos que implicavam diretamente no exercício do trabalho pelos indivíduos.
Os temas da Psicologia do Trabalho Os temas abordados pela Psicologia do Trabalho são: as condições do ambiente físico; a formação de grupos; o papel do líder, dentre outros. Esses aspectos podem ser considerados como as condições psicológicas, sociais e físicas que influenciam diretamente o desempenho profissional.
O Comportamento Humano nas Organizações Numa organização, o comportamento humano pode ser classificado em três tipos: individual, grupal e organizacional.
Comportamento Individual Refere-se às reações próprias do indivíduo e suas condutas dentro da organização
Comportamento Grupal Reações do conjunto de indivíduos que compõem um grupo, expressas por meio de interações, sentimentos, comunicação, objetivos, dentre outros.
Comportamento Organizacional Manifestações que envolvem processos decisórios e de controle assumidos pela administração da organização.
Determinantes internos A Psicologia do trabalho aponta para uma visão de homem que é movido por determinantes internos, ou seja, suas solicitações, como a necessidade de comida e abrigo, de melhorar o salário, de sentir-se útil, de buscar novos postos de trabalho. São as motivações do indivíduo.
Determinantes Externos Os determinantes externos apontados pela Psicologia do Trabalho são as cargas de trabalho - Um conjunto de exigências externas, ambientais ou organizacionais, impostas ao trabalhador, que exigem uma estratégia de regulação do próprio comportamento para garantir os objetivos esperados pela organização.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Comunidades Autónomas de España y sus Capitales
maya velasquez
PRUEBAS DE CONCENTRACIÓN YDILUCIÓN URINARIAS
gncd.26
Factorización
Nancy Guzman
TEOREMA de PITÁGORAS - Del Mapa Mental
JL Cadenas
CONSTITUCIÓN ESPAÑOLA 1978
Vic Vilve
CONCEPTOS BÁSICOS DE EXCEL
paussh_best11
EJES BÁSICOS DE LA ATENCIÓN A LA PRIMERA INFANCIA DESDE UN ENFOQUE DIFERENCIAL
maria cely
LA SOCIEDAD MAYA
uwaldo_h
Ley Orgánica de la Administración Pública Federal.
Miguel Guizar
LEY 1/2000 ENJUICIAMIENTO CIVIL: "De los procesos matrimoniales y de menores" (I)
Miguel Angel del Rio
Ecosystems
ricardico55555