Limitações ao poder de reforma constitucional

Descripción

Constitucional Fichas sobre Limitações ao poder de reforma constitucional, creado por davfreitas el 02/06/2015.
davfreitas
Fichas por davfreitas, actualizado hace más de 1 año
davfreitas
Creado por davfreitas hace más de 9 años
14
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Limitação ao poder de reforma constitucional: Materiais Explícitas. Materiais Explícitas: - Cláusulas Pétreas, Art. 60 §4. -- Forma federativa de estado -- Voto direto, secreto, universal e periódico -- Separação dos poderes -- Direitos e garantias individuais
Materiais implícitas - Titularidade do poder constituinte originário (Povo) - Titularidade do poder constituinte derivado (CN) - Os procedimentos de reforma constitucional Obs.: É vedada a dupla revisão (Emendar uma cláusula pétrea a fim de burlar a sua proibição)
Formais - Legitimados para propor EC (-- 1/3 de uma das casas do congresso -- o Presidente -- A maioria das Assembleias Legislativas representada cada uma pela maioria simples dos seu membros) - O princípio da irrepetibilidade - limitações decorrentes do processo legislativo legislativo das EC's (quórum de 3/5, dois turnos etc.)
Circunstanciais Não haverá emenda à constituição em estado de sítio, estado de defesa e em intervenção federal. Obs.: É possível apreciar uma proposta de emenda nestes períodos, porém não será possível promulga-la.
A mutação constitucional Procedimento pelo qual a constituição é modificada informalmente por evolução da maneira de interpreta-la. Existem 3 meios pelo qual ocorre: - mudança de interpretação judicial (Ex.: "A casa é asilo inviolável do indivíduo...", nem sempre o local de trabalho foi considerado como casa) - mudança nos costumes - mudança na atuação do legislador. Obs.: A mutação constitucional não muda o texto da constituição e é, portanto, informal, decorrendo do poder constituinte difuso.
Temporais Limitação temporal é aquela decorrente de regra que proíbe a reforma constitucional por um determinado período. Não há limitação temporal na CF 88. Obs.: A revisão constitucional, descrita no art. 3° do ADCT não é limitação temporal, uma vez que durante o período era possível reformar a constituição através de emenda.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #6
Eduardo .
Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 2 - Exercícios
Anaximandro Martins Leão
Dir. Constitucional - Classificação das Constituições
Lucas Ávila
Direitos da Nacionalidade
Alisson Cesar Fernandes
Direito Constitucional - Pedro Lenza - Capítulo 1
Anaximandro Martins Leão
Direito Constitucional
Flavio Negromonte
DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #5
Eduardo .
Conceitos e Princípios da Constituição
Leonardo Tolentino
Jurisdição
Edson Aparecido
Competências dos entes Constituição
Laio Oliveira Brum