O conceito de leitura crítica faz referência à técnica ou ao processo que permite descobrir as ideias e a informação subjacente dentro de um texto escrito.
Leitura Escapista
Nota:
Remonta a satisfação dos desejo. (Fuga da Realidade)
Leitura Decifratória
Nota:
A leitura decifratória é constituída pela atenção e o pelo empenho que o leitor disponibiliza especialmente na decifração. É típica de pessoas que começando a conhecer o código como os que aqueles que passam pelo processo de alfabetização ou buscando conhecer ou segunda língua.
Leitura Assimilativa
Nota:
Adquirir conhecimento sobre o tema e assuntos em estudo e realizar o fichamento complementar das ficha
Leitura Silenciosa
Nota:
A leitura silenciosa é a que se faz visualmente, sem o uso da voz. Embora muitas vezes pensemos que esse tipo de leitura nasceu com o advento da escrita, ele é relativamente recente na história humana.
Leitura Dinâmica
Nota:
Leitura dinâmica é um conjunto de métodos que quando aplicados, possibilitam ao indivíduo aumentar a sua velocidade de leitura.
Leitura analítica
Nota:
Analisar é o processo lógico de avançar por etapas sucessivas, análises textual, temática e interpretativa, problematização e síntese pessoal.
Leitura Vocal
Nota:
Leitura vocal pode ser compreendida desde de uma simples murmuração trancada entre os dentes, até sua forma mais ampla como uma recitação.
Leitura Visual
Nota:
É composta por ser mais veloz do que a fonológica. Em primeiro lugar, a absorção de um símbolo visual é mais rápida que o tempo para a elocução da palavra que o designa.
Leitura Produtiva
Nota:
Leitura produtiva é aquela feita de forma sistêmica, com determinado nível de rapidez, obtendo-se considerável nível de entendimento.
Leiitura Mental
Nota:
Leitura vocal pode ser compreendida desde de uma simples murmuração trancada entre os dentes, até sua forma mais ampla como uma recitação.
Leitura Seletiva
Nota:
É substancialmente mais veloz do que a integral. Desde que se aceite uma pela outra, com a conseqüente perda de compreensão envolvida, a leitura seletiva é mais produtiva.
Leitura Fornológica
Nota:
Leitura fonológica é a substituição do que se entendeu sobre um símbolo visual passando para um símbolo acústico. O símbolo visual é substituído em frases, fonemas e palavras.
Leitura Informativa
Nota:
Estilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar.
Leitura Ideogrâmica
Nota:
Leitura ideogramática, o símbolo visual, considerado grafemático, é extraído como símbolo visual transmitindo seu significado se a utilização do modo lingüístico. É conteúdo para determinar leituras completamente visuais, sendo observados os símbolos grafemáticos.
Leitura Integral
Nota:
Leitura integral é aquela formada palavra por palavra, linha a linha, que não tenha nenhum objetivo.