Contratações de TI na APF envolve Legislação e Governança. Do lada da legislação estão as Leis e Acórdãos.
Do lado da governança todo um leque de planejamento que envolve desde o elemento coordenador de TI até a alta direção da organização, que do lado governança deve gerir os caminhos da TI.
LEGISLAÇÃO
LEIS
8.666 de 21 de
junho de 1993
12.462 de 4 de
agosto de 2011
ACÓRDÃOS
786/2006 e 1603/2008
Nota:
Item 9.4 - Recomenda elaborar um modelo de licitação e contratação de serviços de informática para a Administração Pública Federal e promova a implementação dele nos diversos órgãos e entidades sob sua coordenação mediante orientação normativa
IN4
GUIA PRÁTICO PARA
CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES
DE TI
2471/2008
Nota:
Recomendar ao Ministério do Planejamento, Orçamento e
Gestão - MPOG que preveja, em documento normativo que trate
exclusivamente de licitação e contratação de serviços de Tecnologia da
Informação, distinto da norma que se refere genericamente à contratação de
outros serviços, que os projetos básicos ou termos de referência, utilizados
pelos entes da Administração Pública Federal para contratar serviços de
Tecnologia da Informação
IN5
GOVERNANÇA
Nota:
Significa estabelecer processos, papéis e responsabilidades que diminuam os riscos e maximizem as chances de um boa contratação.
COTIN - GESTÃO DE TI
COORDENAR A OPERACIONALIZAÇÃO DA TI
COORDENAR PROJETOS DE TI
Estratégia Organizacional
Nota:
Razão da Instituição existir (missão) e o quanto ela pretende avançar (visão), a partir daqui são traçados objetivos e metas que devem ser desdobrados por todas as áreas.
PETIC - Plano Estratégico de TIC
PDTIC - Plano Diretor de TIC
Nota:
Documento que elenca todas as demandas recebidas pela TI e organiza seu atendimento ao longo de um horizonte geralmente de 2 a 4 anos, de acordo com o grau de prioridade que deve ser definido pelo alinhamento e contribuição com a estratégia institucional e com recursos disponíveis.
DEMANDAS - Traduzido
em um conj. de
requisitos
Nota:
Surge quando o tratamento do problema (necessidade, QUE DEVE SER TRADUZIDA EM REQUISITOS) passa pela contratação de um fornecedor privado que será responsável por sua entrega.
São priorizadas pelo Comitê, que defini quais serão atendidas, em que momento e com quais recursos alocados. Exemplo de ferramenta: Matriz de GUT, identifica que contratações são mais relevantes para o órgão.
Contratação de um fornecedor que será responsável por sua entrega.Demanda é a tradução do problema em um conjunto de requisitos.
Operacionalização técnica
Central de
serviços
Nota:
A central de serviços engloba todos os demais setores da Coordenação de TI, porque presta todos os serviços a comunidade/usuários, catalogando, classificando e escalonando as atividades.