Comunicação Mercadológica

Descripción

Teorias da Comunicação Mapa Mental sobre Comunicação Mercadológica, creado por Laura Carvalho❤ el 21/02/2020.
Laura Carvalho❤
Mapa Mental por Laura Carvalho❤, actualizado hace más de 1 año
Laura Carvalho❤
Creado por Laura Carvalho❤ hace más de 4 años
38
0

Resumen del Recurso

Comunicação Mercadológica

Nota:

  • Série de estudos sobre a Comunicação Social, podendo englobar filosofia, sociologia e psicologia, a depender do tipo de abordagem e da área a ser estudada.
  1. Teorias
    1. Hipodérmica

      Nota:

      • Está alocada na subdivisão da Comunicação denominada Comunicação de Massa, e opera da seguinte forma: supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.
      1. Modelo Lassweel

        Nota:

        •  Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
        1. Persuasão

          Nota:

          • Baseada em aspectos psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo.
          1. Longo Prazo

            Nota:

            • Os estudos no campo dos efeitos da mídia evoluíram para compreensões mais sistemáticas. Três características sugerem uma reviravolta na pesquisa sobre os efeitos. Algumas teorias foram elaboradas a partir desse período para dar suporte a esses estudos.
            1. Cultivo

              Nota:

              • George Gerbner analisou programas de ficção da televisão norte-americana desde 1967 e conduziu uma série de estudos com outros pesquisadores a fim de descobrir como esses programas influenciavam a visão de mundo dos telespectadores.
              1. Funcionalista

                Nota:

                • Estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social enquanto consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.
                1. Crítica

                  Nota:

                  • Busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente. 
                2. Teoria da Comunicação

                  Nota:

                  • Série de estudos sobre a Comunicação Social, podendo englobar filosofia, sociologia e psicologia, a depender do tipo de abordagem e da área a ser estudada.
                  1. Contexto histórico

                    Nota:

                    • A necessidade de os seres humanos primitivos se comunicarem levou à evolução da própria humanidade. Não havia ainda a fala, já que os homens das cavernas se comunicavam com sons, gesticulações, além de expressões faciais.
                    1. Comunicação Interpessoal

                      Nota:

                      •  A comunicação interpessoal é uma habilidade que permite que um grupo de pessoas se relacione trocando ideias e experiências, seja de maneira verbal ou não verbal, de modo claro e conciso. Hoje em dia podemos listar como exemplos de comunicação não verbal, a troca de mensagens via aplicativos de conversa utilizados no nosso cotidiano, troca de e-mails, uso massivo de celular e muitos outros exemplos.
                      1. Comunicação Intrapessoal

                        Nota:

                        • Comunicação intrapessoal é a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma. O emissor e o receptor são a mesma pessoa e pode ou não existir um meio ou canal (por exemplo um diário) por onde a mensagem é transmitida, mas a “fala” é, em todo o caso, o pensamento e está intimamente relacionada com as ideias, os sentimentos e os desejos do individuo.
                        1. Evolucão
                          1. Correio

                            Nota:

                            • O Correio é um meio de comunicação que começou – ainda no Antigo Egito – por permitir aos Faraós o envio de cartas ou documentos por toda a extensão do seu Império. Essas cartas eram expedidas pelos seus mensageiros que realizavam diariamente dezenas de quilometros, de modo a permitir a entrega ao destinatário sem muita demora.
                            1. Carta

                              Nota:

                              • As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo. Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Por ser também um dos registros mais antigos, alguns estudiosos apontam, inclusive, que a carta é a mãe de todos os gêneros textuais, ao lado dos mitos e contos populares. Já no Egito, mais de 4 mil anos antes da Era Cristã, já existiam os sigmanacis, mensageiros que levavam recados escritos a pé ou montados em cavalos e camelos. Entre os livros que formam a Bíblia, estão publicadas 21 cartas, escritas por Paulo e outros seguidores de Cristo, direcionadas a povos como os romanos e os habitantes da cidade de Corinto, na Grécia Antiga.
                              1. Email

                                Nota:

                                • O e-mail surgiu através de troca de mensagens entre usuários de computadores e, o primeiro a que se tem notícia, aconteceu no ano de 1965. Nesta ocasião, a troca de mensagens possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Para quem não sabe, mainframe é um computador de grande porte, especializado no processamento de um grande volume grande de informações. Ao que se sabe, os primeiros sistemas criados com essa funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
                            2. PTD

                              Nota:

                              • 1-Atribuições e atividades profissionais:  - Desenvolver a comunicação com o mercado - Identificar o comportamento de consumidores - Conhecer ferramentas de comunicação - Pesquisar, analisar e administras as variáveis de mercado
                              1. Bases Tecnológicas

                                Nota:

                                • 1. Teoria da comunicação: origem dos processos de comunicação, conceito de comunicação, evolução do processo e meios de comunicação. 2. Ferramentas de comunicação mercadológica: telemarketing, mala direta, publicidade, propaganda, relações publicas, assessoria de imprensa, merchandising, promoção de vendas, eventos, e outras.  3. Estética, identidade visual e design: signos e símbolos gráficos, marcas, logotipos e logomarcas, tipologia, utilização das cores, embalagens e rótulos, design. 
                              2. Laura Carvalho, 1°C Marketing, Turma A, Profº Monica
                                Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                                Similar

                                Comunicação Social para Concurseiros
                                Ricardo Olimpio
                                Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
                                Ricardo Olimpio
                                Comunicação Social para Concurseiros
                                silvio neto
                                Teorias da comunicação
                                Aldo Schmitz ISCOM
                                REVISÃO
                                jsammara
                                Teorias da comunicação
                                Aldo Schmitz ISCOM
                                Produtos e Serviços
                                tutu sil
                                Comunicação Social para Concurseiros
                                MARCELA ALMEIDA
                                Comunicação Social para Concurseiros
                                Pedro Mendes
                                Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
                                Laila Tonelli
                                Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
                                ldiarj