Princípios da administração pública

Descripción

Concursos Públicos Direito Constitucional Mapa Mental sobre Princípios da administração pública, creado por Luís Felipe Mesiano el 26/03/2017.
Luís Felipe Mesiano
Mapa Mental por Luís Felipe Mesiano, actualizado hace más de 1 año
Luís Felipe Mesiano
Creado por Luís Felipe Mesiano hace más de 7 años
41
0

Resumen del Recurso

Princípios da administração pública
  1. Legalidade

    Nota:

    • A Legalidade está no alicerce do Estado de Direito, no princípio da autonomia da vontade. É um dos mais importantes para a Administração Pública. Baseia-se no Art. 5º da CF, que diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei",  pressuposto de que tudo o que não é proibido, é permitido por lei. Mas o administrador público deve fazer as coisas sob a regência da lei imposta. Portanto, só pode fazer o que a lei lhe autoriza. Ele não pode se distanciar dessa realidade, caso contrário será julgado de acordo com seus atos.
    1. Impessoalidade

      Nota:

      • A imagem de administrador público não deve ser identificada quando a Administração Pública estiver atuando. Outro fator é que o administrador não pode fazer sua própria promoção, tendo em vista seu cargo, pois esse atua em nome do interesse público. E mais, ao representante público é proibido o privilégio de pessoas específicas. Todos devem ser tratados de forma igual.
      1. Moralidade

        Nota:

        • Esse princípio tem a junção de Legalidade com Finalidade, resultando em Moralidade. Ou seja, o administrador deve trabalhar com bases éticas na administração, lembrando que não pode ser limitada na distinção de bem ou mal. Não se deve visar apenas esses dois aspectos, adicionando a ideia de que o fim é sempre será o bem comum. A legalidade e finalidade devem andar juntas na conduta de qualquer servidor público, para o alcance da moralidade.
        1. Publicidade

          Nota:

          • Na Publicidade, o gerenciamento deve ser feito de forma legal, não oculta. A publicação dos assuntos é importante para a fiscalização, o que contribui para ambos os lados, tanto para o administrador quanto para o público. Porém, a publicidade não pode ser usada de forma errada, para a propaganda pessoal, e, sim, para haver um verdadeiro controle social.
          1. Eficiencia

            Nota:

            • O administrador tem o dever de fazer uma boa gestão. É o que esse princípio afirma. O representante deve trazer as melhores saídas, sob a legalidade da lei, bem como mais efetiva. Com esse princípio, o administrador obtém a resposta do interesse público e o Estado possui maior eficácia na elaboração de suas ações. Esse princípio anteriormente não estava previsto na Constituição e foi inserido após a Emenda Constitucional nº 19/98, relativo a Reforma Administrativa do Estado.
            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

            Similar

            Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais
            Lucas Ávila
            TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
            Eduardo .
            Direito Constitucional e Administrativo
            Maria José
            Direito Constitucional I - Cartões para memorização
            Silvio R. Urbano da Silva
            CONSTITUIÇÃO
            Mateus de Souza
            Organização político administrativa - UNIÃO
            eliana_belem
            Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 3
            Anaximandro Martins Leão
            Direito Constitucional - Brutal - Tribunais
            Rômulo Campos
            Espécies de Agente Público
            Gik
            Poder Constituinte
            Jay Benedicto
            NA CONSTITUIÇÃO - Princípios Gerais
            daniel_cal