RECURSOS I

Description

Concursos Públicos Processo Civil Mind Map on RECURSOS I, created by Mateus de Souza on 05/06/2019.
Mateus de Souza
Mind Map by Mateus de Souza, updated 4 months ago
Mateus de Souza
Created by Mateus de Souza over 5 years ago
80
0

Resource summary

RECURSOS I

Annotations:

  •  - Importante: O princípio da FUNGIBILIDADE RECURSAL reclama, para sua aplicação, a inexistência de erro grosseiro, dúvida objetiva do recurso cabível, observando-se, ademais, a tempestividade da inconformismo. (REsp 1184047/ES, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 13/04/2010, DJe 03/05/2010)
  1. 1. DISP GERAIS

    Annotations:

    • - No que toca ao recurso cabível e à forma de sua interposição, o STJ consolidou o entendimento de que, em regra, a lei regente é aquela vigente à data da publicação da decisão impugnada, ocasião em que o sucumbente tem a ciência da exata compreensão dos fundamentos do provimento jurisdicional que pretende combater. Enunciado Administrativo n. 1 do STJ (REsp 1679909/RS, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 14/11/2017, DJe 01/02/2018) - Art. 932, § único, CPC: Antes de considerar inadmissível o recurso, o relator concederá o prazo de 5 dias ao recorrente para que seja sanado vício ou complementada a documentação exigível.
    1. I. PARTES, TERCs e MP
      1. II. NO TODO OU EM PARTE
        1. III. RENÚNCIA
          1. EXPRESSA ou TÁCITA e SEM ANUÊNCIA

            Annotations:

            • -  Art. 999. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte. - Art. 1.000. A parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer. Parágrafo único. Considera-se aceitação tácita a prática, sem nenhuma reserva, de ato incompatível com a vontade de recorrer.
            1. ANTES DE RECORRER
            2. IV. DESISTêNCIA
              1. QQ TEMPO e SEM ANUÊNCIA

                Annotations:

                • - Mas a desistência do recurso não impede a análise de:  (a) repercussão geral que já tenha sido reconhecida; e  (b) julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.
                1. DEPOIS DE RECORRER
                2. V. RECURS do LITISCONSORT

                  Annotations:

                  • - O recurso de uma parte vai aproveitar à outra quando for unitário e não for oposto ao interesse, quando houver solidariedade passiva e quando o não aproveitamento gerar situação injustificável (JURISPRUDÊNCIA DO STJ) - A expansão subjetiva dos efeitos do recurso pode ocorrer em três hipóteses: 1) quando há litisconsórcio unitário (art. 1.005, caput, c/c o art. 117 do CPC/2015);2) quando há solidariedade passiva (art. 1.005, parágrafo único, do CPC/2015); e3) quando a ausência de tratamento igualitário entre as partes gerar uma situação injustificável, insustentável ou aberrante (art. 1.005, caput, do CPC/2015).STJ. 3ª Turma. REsp 1993772-PR, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 07/06/2022 (Info 743). - Q2316006
                  1. SALVO SE OPOSTOS
                    1. APROVEITA
                    2. II. UNIRRE- CORRIBILID

                      Annotations:

                      • - Segundo o princípio da singularidade, também chamado de unicidade do recurso ou unirrecorribilidade, para cada decisão a ser atacada, há um único recurso próprio e adequado previsto no ordenamento jurídico.
                    3. 2. PRAZOS
                      1. I. TODOS
                        1. 15 DIAS
                        2. II. EMBARG DECL
                          1. 05 DIAS
                        3. 5. EFEITOS

                          Annotations:

                          • -  EFEITO SUBSTITUTIVO: Art. 1.008. O julgamento proferido pelo tribunal substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso. - EFEITO OBSTATIVO: a interposição do recurso obsta o trânsito em julgado, isto é, o recurso impede que a decisão recorrida transite em julgado.
                          1. I. DEVOLUTIVO

                            Annotations:

                            • - Por esse efeito, abre-se a oportunidade de se reapreciar e, novamente, julgar questão já decidida.
                            1. II. SUSPENSIVO
                              1. Ñ É AUTOMÁTICO

                                Annotations:

                                • - Haverá efeito suspensivo se a lei expressamente conceder (apelação) ou a pedido da parte, em casos de probabilidade do direito e perigo da demora (Art. 995, NCPC).
                              2. III. TRANSLATIVO

                                Annotations:

                                • - Alguns autores, como é o caso de Nelson Nery, chamam a profundidade do efeito devolutivo de Efeito Translativo, embora sejam essencialmente a mesma coisa.  - Segundo o autor supracitado, este fenômeno ocorre toda vez que o Tribunal apreciar questão fora dos limites impostos pelo recurso.  - Bom exemplo disto, são as questões de ordem pública, porque devem ser apreciadas pelo Tribunal, ainda que nada sobre elas seja dito nas razões do recurso da parte que o interpôs, sem que seja uma decisão extra ou ultra petita.
                                1. ORDEM PÚBLICA
                                2. IV. EXPANSIVO

                                  Annotations:

                                  • - Haverá efeito expansivo dos recursos toda vez que “o julgamento do recurso ensejar decisão mais abrangente do que a matéria impugnada – ou ainda quando atingir sujeitos que não participaram como partes no recurso, apesar de serem partes na demanda” 1 EFEITO EXPANSIVO OBJETIVO:  Efeito expansivo objetivo, que se subdivide em interno ou externo, dependendo da matéria atingida pelo recurso estar localizada dentro ou fora da decisão impugnada. - Interno: refere-se a capítulos da decisão que não foram impugnados, mas que serão atingidos pelo recurso (é exceção à extensão da devolução). Ocorre em função da prejudicialidade entre o capítulo impugnado e os que serão atingidos, até por questão de lógica interna da decisão.  Ex: o tribunal, ao apreciar apelação interposta contra sentença de mérito que tratava unicamente de indenização por danos morais, dá provimento ao único pedido recursal, que buscava o reconhecimento da ausência da culpa do réu, e por conseqüência, isenta o reclamado do pagamento das custas e dos honorários advocatícios (que não foram objeto do recurso). - Externo:  ocorre no caso do julgamento do recurso atingir outros atos processuais, que não a decisão recorrida. Ocorre com freqüência nos recursos que não possuem efeito suspensivo, permitindo a continuidade dos atos que poderão ser prejudicados com o julgamento do recurso, tal como se dá usualmente com o reconhecimento das nulidades.Ex: empresa é condenada a pagar verbas rescisórias pelo reconhecimento da dispensa indireta na sentença, havendo execução provisória (pelo obreiro) e recurso da reclamada alegando cerceamento de defesa, que é reconhecido pelo Tribunal, declarando-se nula a decisão de mérito de origem, atingindo todos os atos de liquidação e de execução até então realizados. 2 EFEITO EXPANSIVO SUBJETIVO: Efeito expansivo subjetivo (ou dimensão subjetiva do efeito devolutivo ou dimensão subjetiva do recurso) – consiste na possibilidade de um recurso atingir determinado sujeito processual que não foi parte do apelo. Ex: ocorre no litisconsórcio unitário, em que o recurso de um dos litisconsortes aproveita aos demais.
                                  1. V. REGRESSIVO

                                    Annotations:

                                    • - Importante: não é sempre que cabe juízo de retratação! -  Cabe na apelação apenas: a) Indeferimento da petição inicial  (Art. 331, CPC), b) Improcedência liminar do pedido (Art. 332, §3º, CPC), c) Sentenças terminativas (Art. 485, §7º, CPC) - Cabe no agravo interno.
                                    1. RETRATAÇÃO
                                  2. 3. ADESIVO

                                    Annotations:

                                    • - O recurso adesivo não é uma espécie de recurso - é, na verdade, uma forma de interposição! - É forma de interposição da parte que tendia a não impugnar a decisão, aceitando-a tal como estava, porém o faz de forma adesiva pela impugnação da outra parte.
                                    1. I. SUCUMB RECIPR
                                      1. EM APELAÇÃO, RESP, RE

                                        Annotations:

                                        • - E também no caso de RECURSO ORDINÁRIO, quando forem partes estado estrangeiro/organismo internacional x município ou pessoa. - ATENÇÃO: não cabe recurso adesivo de remessa necessária; Q2166901
                                      2. III. PRAZO das CONTRARR
                                        1. II. SUBORD ao PRINCIPAL
                                        2. 4. PREPARO

                                          Annotations:

                                          • - CONCEITO: é o pagamento das despesas relacionadas ao processamento do recurso, que deve ser feito antes da interposição do recurso.
                                          1. I. INSUFICIENTE
                                            1. INT p/ COMPL
                                            2. II. INEXISTENTE
                                              1. INT p/ PAGAR 2X
                                              2. V. FAZ PUB
                                                1. DISPENSADA
                                                2. VI. ELETRÔNICO
                                                  1. SEM PORTE REMESS e RETORN
                                                  2. III. JUSTO MOTIVO
                                                    1. 05 DIAS p/ PAGAR
                                                      1. RELEVA A DESERÇÃO
                                                        1. DEC IRRECORR
                                                      2. IV. ERRO PREENCH GUIAS
                                                        1. INT p/ PAGAR
                                                        2. DESERTO

                                                          Annotations:

                                                          • - Não sendo recolhido o preparo, haverá a DESERÇÃO - diz-se que o recurso foi julgado DESERTO. 
                                                        Show full summary Hide full summary

                                                        Similar

                                                        Recursos do Processo civil
                                                        gabriel Souza
                                                        PROCESSO CIVIL
                                                        TANIA QUEIROZ
                                                        RECURSOS
                                                        Bruna Carneiro
                                                        Água
                                                        raquelucini
                                                        Atos Processuais
                                                        Rogerio Lima
                                                        Processo de Execução
                                                        Leandro Rigo
                                                        Quiz: Recursos naturais
                                                        Bruno Rodrigues
                                                        LITISCON- SÓRCIO
                                                        Mateus de Souza
                                                        TUTELA PROVISÓRIA
                                                        Mateus de Souza
                                                        IMPROCEDÊNCIA LIMINAR PEDIDO
                                                        Mateus de Souza
                                                        Qual plano GoConqr é o ideal para o meu caso?
                                                        Nathalia - GoConqr