Sensíveis a movimento, pressão, equilíbrio, tensão.
Fonorreceptores
Sensíveis ao som.
Paladar
Este sentido permite ao ser humano sentir os sabores dos alimentos e das bebidas. Na superfície da língua existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e envia as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
Boca (língua)
Botões gustativas
Eles são formados por células epiteliais com propriedades neurais e são responsáveis pela percepção de sabores.
Existem diferentes células especializadas para percepção de um determinado gosto.
Cada botão gustativo pode perceber mais de um gosto, embora com maior sensibilidade para um deles.
os receptores gustativos são estimulados graças ás substâncias químicas presentes nos alimentos que desencadeiam os impulsos nervosos.
Visão
Olho
O olho é um órgão capaz de receber o estímulo luminoso e gerar um impulso nervoso, que é levado ao cérebro. Ele possui um conjunto de estruturas transparentes , uma câmara escura e um tecido receptor do estímulo.
Parede do globo ocular é formada, de fora pra dentro, por três camadas.
Esclerótica
É a camada branca, cuja região anterior constitui a córnea, que é transparente.
Coroide
É pigmentada e rica em vasos sanguíneos, que garantem a nutrição dos tecidos do olho.
Retina
Apresenta três camadas de neurônios, sendo apenas uma delas composta de cones e bastonetes, que são células fotossensíveis.
É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e a envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
Audição
É a capacidade de ouvir sons provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
Orelha
Orelha externa
Pavilhão auditivo, Meato acústico e Tímpano
Orelha média
Ossículos (martelo, bigorna e estribo) Tuba auditiva
Orelha interna
Canais semicirculares, Vestíbulo Cóclea
No órgão espiral, o estímulo mecânico é transformado em potencial de ação ou impulso nervoso, que é levado ao cérebro pelo nervo vestibulococlear.
Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensorias. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
Pele
Exteroceptores
Terminações nervosas livres
São os mais numerosos; funcionam como receptores para o tato e identificam dor e variações de temperatura.
Terminações nervosas encapsulasas
São corpúsculos receptores de pressão, tato e vibrações.
Proprioceptores
Enviam continuamente ao cérebro informações a respeito das contrações dos músculos, do grau de estiramento dos tendões e das pressões e dos movimentos nas articulações.
Olfato
Capacidade de sentir cheiros das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.
Nariz
Percepção de partículas em suspensas no ar, as partículas dissolvem-se no muco que cobre os cílios da extremidade livre das células.