Rupturas e Continuidades na Linguística Aplicada Crítica

Description

Mind Map on Rupturas e Continuidades na Linguística Aplicada Crítica, created by Marcelo Lima on 16/05/2017.
Marcelo Lima
Mind Map by Marcelo Lima, updated more than 1 year ago
Marcelo Lima
Created by Marcelo Lima over 7 years ago
10
1

Resource summary

Rupturas e Continuidades na Linguística Aplicada Crítica
  1. Pennycook (2001)
    1. A POLÍTICA DO CONHECIMENTO: há quatro posturas e/ou maneiras de se caracterizar a relação entre língua, conhecimento e política nos estudos da LA
      1. OSTRACISMO LIBERAL
        1. "[...] defende a adoção de políticas liberais ou conservadoras, mas não procura observar conexões entre essas políticas e o conhecimento produzido em LA: “entende essa produção de conhecimento como um domínio autônomo desconectado de questões políticas mais amplas” (Pennycook, 2001, p. 29)" (p. 231)
        2. AUTONOMIA ANARQUISTA
          1. "[...] comumente associada ao trabalho de Noam Chomsky, combina uma política de esquerda mais radical com uma visão de que os estudos linguísticos não têm nada a ver com essa política: “a separação do estudo da língua de questões políticas lembra o estruturalismo liberal [...] e, uma vez mais, desconecta o político do teórico” (p. 35)" (p. 231)
          2. MODERNISMO EMANCIPATÓRIO
            1. "[...] embora pretenda relacionar os estudos linguísticos a uma política de esquerda, falha em acreditar que a consciência pode levar à emancipação: “esse tipo de modernidade emancipatória sugere que há de fato um estado iluminado, uma situação de fala ideal que existe fora das relações de poder” (p. 40-41)" (p. 231).
            2. PRÁTICA PROBLEMATIZADORA
              1. "[...] visão de LAC como prática problematizadora, que, ao se basear em perspectivas pós-estruturalistas, pós-modernas e pós-coloniais, concebe a língua como sendo inerentemente política e o poder como estando sempre relacionado a questões de classe, raça, gênero, etnia, sexualidade etc" (p. 231).
                1. TODO CONHECIMENTO É POLÍTICO
              2. "a ruptura mais notável da LAC no que se refere à política do conhecimento se sustenta na relação entre língua, conhecimento e sociedade. Se, em uma concepção mais tradicional de LA a língua é definida como uma estrutura independente de seus (suas) usuários (as) e do mundo no qual eles (as) vivem, na concepção da LAC usar uma língua significa se posicionar ideológica e politicamente, além de assumir uma postura de conhecimento que reflete nossas marcas identitárias, entre as quais a classe, o gênero, a sexualidade etc" (p. 232).
                1. "[...] uma concepção diferente daquela proposta por Widdowson (1984), segundo o qual a LA deveria se ocupar do estabelecimento de conceitos apropriados ou modelos de língua no domínio pedagógico. Na LAC, a língua não desempenha uma função de modelo, mas de prática social. Uma vez que o conhecimento se torna possível por meio da língua, tanto o conhecimento quanto a língua são definidos, então, como meios que nos possibilitam compreender e transformar as relações sociais" (p.232)
              3. A POLÍTICA DA LÍNGUA
                1. "Pennycook (2001) alega que áreas como a Sociolinguística e as Políticas Linguísticas não constituem uma base para os estudos em LAC, pois as suas teorizações, na maioria dos casos, apresentam visões acríticas e estáticas sobre língua e sociedade" (p. 232).
                  1. "[Pennycook] defende que a LAC desenvolva: uma teoria crítica capaz de lidar com os discursos que corroboram a manutenção das desigualdades sociais; uma concepção de língua que extrapole a descrição para sugerir mudanças; o entendimento das falhas de um modelo que procura enfatizar a relevância da apropriação; e, por último, uma visão de língua como ferramenta que produz e, ao mesmo tempo, reflete as relações sociais" (p. 232)
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              CPA Exam Topics and breakdown
              joemontin
              How does Shakespeare present villainy in Macbeth?
              maxine.canvin
              Calculus I
              GraceEChem
              Quick tips to improve your Exam Preparation
              James Timpson
              EEO Terms
              Sandra Reed
              GCSE AQA Physics - Unit 3
              James Jolliffe
              Physics 1A - Energy
              Zaki Rizvi
              2.1.3 Software
              Lavington ICT
              ICT GENERAL KNOWLEDGE
              Liz Riggs
              Test Primer Parcial - Tecnologías de la Información I
              Ing. José Luis A. Hernández Jiménez
              Comparative Study
              Vitor_Cruz