Question 1
Question
(VUNESP/CONTADOR/PREF. S. J. DOS CAMPOS/2012) O plano de governo disposto na forma da lei, no qual se estima a receita a arrecadar e fixa-se a despesa para o exercício financeiro subsequente, é o Orçamento
Answer
-
Variável.
-
Público.
-
Empresarial.
-
Estático.
-
de Capital.
Question 2
Question
(AOCP/AUDITOR/TCE-PA/2012) Dentre os conceitos apresentados nas alternativas a seguir, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Orçamento Público.
Answer
-
Corresponde às ações do governo durante o mandato de um dado Chefe do Poder Executivo, tendo caráter autorizador de despesas, mas permite contingenciamentos ao longo do ano.
-
Corresponde à previsão das receitas e despesas do Estado para um dado ano fiscal, tendo caráter autorizador de despesas, sem permissão para contingenciamento ao longo do ano.
-
Corresponde à previsão das receitas e despesas do Estado para um dado ano fiscal, tendo caráter autorizador de despesas, mas permite contingenciamento ao longo do ano.
-
Corresponde às ações do governo durante o mandato de um dado Chefe do Poder Executivo, tendo caráter autorizador de despesas, sem permissão para contingenciamentos ao longo do ano.
-
Corresponde às ações do Estado durante um dado ano fiscal, não tendo caráter autorizador de receitas e despesas, mas permite contingenciamento ao longo do ano.
Question 3
Question
(CESPE/AUDITOR/SECONT-ES/2009) Expressão físico-financeira do planejamento governamental, o orçamento público será entendido, sobretudo, como um instrumento que expressa, anualmente, o conjunto de ações visando alcançar maiores níveis de eficiência e eficácia da ação do governo.
Question 4
Question
(CESPE/ANALISTA/TRE-MS/2013) Os princípios orçamentários estão sujeitos a transformações de conceito e significação, pois não têm caráter absoluto ou dogmático e suas formulações originais não atendem, necessariamente, ao universo econômico-financeiro do Estado moderno.
Question 5
Question
(CESPE/ANALISTA/STM/2011) Para ser considerada um princípio orçamentário, a norma precisa obrigatoriamente estar incluída na Constituição Federal ou na legislação infraconstitucional.
Question 6
Question
(VUNESP/ECONOMISTA/CÂMARA MAUÁ/2012) O princípio da unidade estabelece que
Answer
-
a Lei orçamentária deve incorporar todas as receitas e despesas.
-
cada entidade de direito público deve possuir apenas um orçamento.
-
existe um período limitado de tempo para as estimativas de receita e fixação da despesa.
-
orçamento deve compreender o período de um exercício, que corresponde ao ano fiscal.
-
nenhuma instituição pública deve ficar fora do orçamento.
Question 7
Question
(FCC/ANALISTA/TRT-09/2013) Ao assumir o cargo de prefeito, o Sr. José Silva não conseguia compreender por que o orçamento da Fundação de Amparo à Criança e ao Adolescente, fundação instituída e mantida pelo poder público municipal, deveria estar contido na Lei Orçamentária Anual do Município. O princípio orçamentário que deve ser utilizado para justificar a inclusão do orçamento da fundação na Lei Orçamentário Anual do Município é o
Question 8
Question
(CESPE/TÉCNICO/TRT-10/2013) De acordo com o princípio da unidade, o ente governamental deve dispor de apenas um orçamento, que inclua todas as receitas estimadas e despesas fixadas pelo Estado.
Question 9
Question
(FCC/PROCURADOR/TCE-RO/2010) O princípio da unidade expressa que a lei orçamentária deve ser uma peça só e o texto constitucional o consagra ao dispor que a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e o orçamento da seguridade social.
Question 10
Question
(VUNESP/ANALISTA/PREF. S. J. DOS CAMPOS/2012) O princípio orçamentário da universalidade preceitua que
Answer
-
ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
-
o orçamento único deve conter todas as receitas e todas as despesas pelos seus valores brutos, compreendendo um plano financeiro global, não devendo existir despesas ou receitas estranhas ao controle da atividade econômica estatal.
-
todas as receitas e despesas devem constar da lei orçamentária e de créditos adicionais pelos seus valores brutos, vedadas as deduções, conforme preceitua o art. 2.º da Lei n.º 4.320/64.
-
o orçamento tem como característica fundamento de periodicidade anual.
-
há uma única lei orçamentária, considerando logicamente cada ente federativo e visa à prática de movimentação financeira do Tesouro, consubstanciado no chamado princípio de unidade de caixa, objetivando o cumprimento da fiscalização orçamentária e financeira por parte do Poder Legislativo.
Question 11
Question
(FCC/ANALISTA/DPE-RS/2013) Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Nestas condições, o princípio orçamentário, o qual estabelece que a Lei Orçamentária Anual − LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público é denominado de
Answer
-
exclusividade.
-
legalidade.
-
anualidade.
-
universalidade.
-
totalidade.
Question 12
Question
(FUNCAB/TÉCNICO SUPERIOR/MDA/2014) Existe um princípio orçamentário que permite ao Poder Legislativo conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança dos tributos estritamente necessários para atendê-las. Dessa forma, o referido princípio faz com que o Poder Legislativo conheça previamente todas as despesas e receitas do governo, aumentando o seu poder de controle. Trata-se do princípio do(a):
Answer
-
simplicidade.
-
orçamento bruto.
-
universalidade.
-
unidade.
-
abrangência plena.
Question 13
Question
(VUNESP/CONTADOR/IAMSPE-SP/2012) A Constituição Federal determina a inclusão de todas as rendas e despesas dos Poderes, fundos, órgãos, entidades da administração direta e indireta, etc., no orçamento anual geral. Referida determinação constitucional traduz o princípio orçamentário da
Answer
-
não vinculação.
-
universalidade.
-
anualidade.
-
transparência.
-
legalidade.
Question 14
Question
(FCC/AGENTE/DEFENSORIA-SP/2009) O princípio do orçamento bruto tem seu cerne no art. 6º da Lei nº 4.320/1964, que estatui que as receitas e despesas constarão da lei orçamentária pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
Question 15
Question
(CESPE/TÉCNICO/TRT-10/2013) Para a obtenção de maior transparência e clareza na previsão de despesas e fixação de receitas constantes na lei orçamentária anual, permite-se a dedução das receitas que não serão efetivamente convertidas em caixa, sem que, para isso, seja necessário discriminar os valores originais. Ao prever tal procedimento, a legislação observa o princípio do orçamento bruto.
Question 16
Question
(FUNCAB/AGENTE/FUNASG/2015) O princípio orçamentário em que o orçamento público deve ser elaborado e autorizado para um período determinado, geralmente de um ano, denomina-se:
Answer
-
da exclusividade.
-
periodicidade.
-
orçamento bruto.
-
universalidade.
-
da especialização.
Question 17
Question
(FCC/AGENTE/DEFENSORIA-SP/2009) O princípio da anualidade estabelece que o orçamento deve ter vigência de um ano, que não necessariamente precisa coincidir com o ano civil.
Question 18
Question
(CESPE/TÉCNICO/TRT-10/2013) O princípio da anualidade orçamentária fundamenta-se em critérios puramente técnicos, relativos às questões operacionais de apuração contábil da receita e da despesa, não estando relacionado, portanto, com o controle político do Poder Executivo.
Question 19
Question
(FCC/ANALISTA/DPE-RS/2013) Determinado ente público, considerando o excesso de arrecadação da receita patrimonial obtido no exercício financeiro de 2012, no seu projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2013 propõe a criação de 20 cargos de analistas de notícias para a secretaria de publicidade, e a concessão aos demais servidores públicos reajuste salarial de 10% a partir de primeiro de janeiro de 2013. Este projeto NÃO atende ao princípio orçamentário da
Question 20
Question
(VUNESP/EXECUTIVO/SEE-SP/2011) “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.” (art. 165, § 8.º da CF/88). Esse dispositivo constitucional constitui o denominado princípio orçamentário da
Answer
-
unidade.
-
legalidade.
-
não vinculação.
-
exclusividade.
-
discriminação.
Question 21
Question
(FUNCAB/TÉCNICO/MPE-RO/2012) Pode-se considerar como uma EXCEÇÃO ao Princípio Orçamentário da Exclusividade:
Answer
-
a destinação de recursos para Fundos Especiais.
-
a autorização para contratação de operação de crédito por antecipação de receita.
-
a criação de dotação de recursos para reserva de contingências.
-
o pagamento de restos a pagar e de despesas de exercícios anteriores.
-
o orçamento de investimento em empresas nas quais o ente é sócio majoritário.
Question 22
Question
(CESGRANRIO/ANALISTA/BACEN/2009) A inclusão de dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa na lei orçamentária anual fere o princípio da universalidade.
Question 23
Question
(CESPE/TÉCNICO/IBAMA/2012) A existência do orçamento fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas contraria o princípio orçamentário da exclusividade.
Question 24
Question
(FCC/CONTADOR/DPE-SP/2013) Sobre os princípios orçamentários, é correto afirmar que o princípio
Answer
-
(a) a exclusividade representou o fim às chamadas caudas orçamentárias que serviam para nomeações, promoções e abertura de créditos adicionais suplementares.
-
(b) da unidade determina que receitas e despesas devem aparecer no orçamento de maneira discriminada, no mínimo, por elementos de despesa.
-
(c) do orçamento bruto determina que deve existir somente uma Lei Orçamentária Anual, sendo proibida a existência de orçamentos paralelos.
-
(d) da não-afetação das receitas veda vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas pela Constituição Federal de 1988.
-
(e) da universalidade determina que a lei orçamentária deve ser divulgada por mecanismos oficiais de comunicação e de divulgação para garantir amplo conhecimento público.
Question 25
Question
(VUNESP/ADMINISTRADOR/MPE-ES/2013) O princípio que postula o recolhimento de todos os recursos a um único caixa do Tesouro (conta única), sem discriminação quanto à sua destinação e vedando a apropriação de receitas de impostos a despesas específicas, salvo as exceções constitucionais, é denominado
Question 26
Question
(CESPE/CONSELHEIRO SUBSTITUTO/TCE-ES/2012) A abrangência do princípio orçamentário da não vinculação de receitas restringe-se às receitas de impostos.
Question 27
Question
(FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
Question 28
Question
(FUNCAB/CONTADOR/IF-RR/2013) O Princípio da Não Afetação das Receitas postula o recolhimento de todos os recursos a um caixa único do Tesouro Nacional, sem discriminação quanto à sua destinação e o mesmo princípio veda a apropriação de algumas receitas a despesas específicas, salvo exceções constitucionais. A única opção que evidencia a receita que NÃO pode ser vinculada à despesa específica conforme o Princípio da Não Afetação das Receitas é de:
Answer
-
dividendos recebidos.
-
contribuições.
-
impostos.
-
serviços.
-
operações de créditos.