Creado por Daniel Vieira Inácio
hace más de 6 años
|
||
A política nos é apresentada como disputa pelo poder do Estado, mas o que é este poder? E o que é o Estado? Comecemos por discutir algumas ideias básicas, para depois trabalharmos com a perspectiva do pensador Michel Foucault. São muitos os sentidos atribuídos à palavra poder, por isso vamos nos ater aos sentidos próximos da vida política. O poder, no sentido mais básico, é a capacidade de fazer nossa vontade ser realizada e, no contexto político, a capacidade de fazer nossa vontade ser aceita quando há disputa de interesses envolvendo outras pessoas. É assim quando não é possível satisfazer a todos, em algum momento os bens acabam, o que nos obriga a disputar pelos bens desejados com aqueles que querem o mesmo. A vitória na disputa dependerá das nossas capacidades individuais, quanto mais instrumentos nós tivermos para usar na disputa (força física, dinheiro, influência, bom papo, conhecimento...) maior a nossa força. Quando usamos nossa força sobre os outros para influenciá-los ou controlá-los, ou seja, para mudar suas vontades, exercemos poder sobre eles. Desta forma, exercemos poder quando fazemos a nossa vontade tornar-se vontade de outros.
O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) escreveu vários estudos filosóficos influentes que envolviam o tema do poder. Em seus textos, Foucault ressaltava que o poder não é um objeto que se possui, mas um tipo de relação entre pessoas. Ele buscou compreender o poder manifesto nas relações que se fixaram nas instituições sociais, como a família, o hospital, a igreja, a polícia, a escola, etc. Por isso, discordava da perspectiva mais tradicional que tratava o poder como algo centralizado no Estado. No lugar dessa perspectiva, defendia uma rede de influências onde as pessoas estariam o tempo todo tentando satisfazer suas vontades, impondo-as aos outros, e realizando um jogo de forças buscando criar uma estabilidade de sua força, ou seja, estabelecer uma relação de poder. Para conhecer um pouco de sua vida e de seu pensamento assista ao vídeo abaixo:
Na animação “média” criada por Pavla Koutského podemos perceber como o personagem é envolvido pelo poder das notícias, mas seriam as mídias um poder soberano? Assistam e discutam com seus colegas.
¿Quieres crear tus propios Apuntes gratis con GoConqr? Más información.