Pregunta 1
Pregunta
O que são agentes públicos?
Respuesta
-
São todos os trabalhadores que integram o Estado, compondo a Administração Direta e Indireta, inclusive as empresas públicas e sociedades de economia mista.
-
São apenas os trabalhadores que integram a Administração Direta.
-
São apenas os trabalhadores que integram a Administração Indireta.
-
Somente pessoas jurídicas, que compõem a Administração Direta e Indireta, inclusive as empresas públicas e sociedades de economia mista.
Pregunta 2
Pregunta
Agentes Políticos constituem a vontade superior do Estado, titulares de cargos estruturais da organização política do Brasil (estrutura de poder). Fazem parte os Chefes do Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos), Ministros, Secretários de Estado, Membros do Poder Legislativo (Deputados, Senadores, Vereadores)
Pregunta 3
Pregunta
Quanto aos membros do poder judiciário, podemos dizer que
Respuesta
-
Não são considerados Agentes políticos, por não terem sido escolhidos pelo povo através do voto.
-
Alguns doutrinadores os classificam como agentes políticos, assim como os integrantes do Ministério Público.
-
Não são agentes políticos, por ingressarem em seus cargos através de concurso público.
Pregunta 4
Pregunta
Magistrados, membros do Ministério Público e membros dos Tribunais de Contas são classificados por alguns teóricos como agentes políticos.
Pregunta 5
Pregunta
Qual a função dos agentes políticos?
Respuesta
-
Os agentes políticos exercem o que se denomina de “poder político”, consistente
na atividade capaz de coordenar e impor regras e limites, tendo em vista determinados fins que ao Estado cumprirão realizar, ou seja, exercem funções de direção e orientação determinadas pela Constituição Federal.
-
Garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal
Pregunta 6
Pregunta
A remuneração dos agentes políticos é feita por salário, em parcelas.
Pregunta 7
Pregunta
Subsídio é um auxílio, uma ajuda, um aporte, um benefício. É um valor monetário fixado e concedido pelo Estado, ou outra corporação, para uma obra de beneficência ou de interesse público, que represente papel importante para a economia do país. É uma subvenção (auxílio monetário concedido pelos poderes públicos).
Pregunta 8
Pregunta
São agentes políticos administrativos:
Respuesta
-
Presidente, governadores, prefeitos, Ministros, Secretários de Estado, Deputados, Senadores e Vereadores.
-
Componentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), além dos Tribunais Regionais Federais (TRF), Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos estados e do Distrito Federal e Territórios.
Pregunta 9
Pregunta
Quanto aos membros do Ministério Público, a sua inclusão na categoria dos agentes políticos tem sido justificada pelas funções de controle que lhe foram atribuídas a partir da Constituição de 1988 (art. 129), especialmente a de „zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos.
assegurados nesta Constituição,
promovendo as medidas necessárias a sua
Garantia.
Pregunta 10
Pregunta
Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro os servidores públicos podem ser classificados como estatutários, empregados públicos, servidores temporários e militares. Quanto a sua classificação, indique a alternativa falsa:
Respuesta
-
Os servidores estatutários estão sujeitos ao regime estatutário e ocupantes de cargos
públicos.
-
Os empregados públicos, são contratados sob o regime da legislação trabalhista.
-
Os servidores temporários são contratados por tempo determinado para atender à
necessidade temporária de excepcional interesse público.
-
O empregado público, ocupante de emprego público na administração direta, autarquias e fundações é remunerado por subsídio.
Pregunta 11
Pregunta
Servidor público é o agente que mantém relação com o Estado, que está regrada por um estatuto previsto em lei e são titulares de um cargo público. Esses cargos podem ser de provimento efetivo ou em comissão. Os cargos de provimento efetivo são aqueles pelas quais as pessoas são aprovadas em concurso público, como um Técnico do INSS ou um Policial Federal. Já os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração; por exemplo, para cargos de secretários em uma prefeitura, o prefeito pode nomear quem quiser, assim como exonerar quando quiser.
Pregunta 12
Pregunta
A remuneração dos servidores públicos de a=cargos efetivos ou comissionados é feita apenas por subsídio, pago em uma única parcela, sem acréscimos.
Pregunta 13
Pregunta
Os agentes temporários não ocupam cargos nem empregos. Desempenham função, assim entendido o conjunto de atividades e responsabilidades a serem cometidas a um agente público. Sua vinculação é precária, porque não gozam de estabilidade.
Pregunta 14
Pregunta
Os mesários nas eleições são considerados agentes particulares colaboradores, e mesmo sendo particulares, executam função especial qualificada como pública, resultando em vinculo jurídico que os prende ao Estado.
Pregunta 15
Pregunta
Servidores públicos são todos os agentes que, exercendo com caráter de permanência uma função pública em decorrência de relação de trabalho, integram o quadro funcional das pessoas federativas, das autarquias e das fundações públicas de natureza autárquica. Eles não exercem suas profissões, devendo se sujeitar a demanda exigida pelo Estado no encargo de suas funções.
Pregunta 16
Pregunta
O concurso de títulos, mediante seleção por currículos, para provimento de cargo isolado, terá validade de um ano, prorrogável por igual período
Pregunta 17
Pregunta
Apesar de a Lei n. 8.112/90 ser aplicável aos servidores da União, das autarquias e das fundações públicas federais, ela prevê expressamente que a vedação de acumular cargos, empregos e funções estende-se aos empregados das empresas públicas estaduais.
Pregunta 18
Pregunta
Os particulares em colaboração com o poder público são considerados servidores públicos
Pregunta 19
Pregunta
O regime estatutário aplicável aos servidores públicos é definido em lei, podendo ser modificado unilateralmente, respeitados os direitos adquiridos.
Pregunta 20
Pregunta
Os estatutários poderão ter sua vida funcional unilateralmente alterada.