Pregunta 1
Pregunta
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais disponíveis.
Pregunta 2
Pregunta
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Pregunta 3
Pregunta
O ministério público não deve agir de oficio.
Pregunta 4
Pregunta
O Poder Judiciário tem por característica central a estática ou o não agir por impulso próprio (ne procedat iudex ex officio). Age por provocação das partes, do que decorre ser próprio do Direito Positivo este ponto de fragilidade: quem diz o que seja ‘de Direito’ não o diz senão a partir de impulso externo. Não é isso o que se dá com o Ministério Público. Este age de ofício e assim confere ao Direito um elemento de dinamismo compensador daquele primeiro ponto jurisdicional de fragilidade.
Pregunta 5
Pregunta
O Ministério Público está autorizado pela Constituição a promover todas as medidas necessárias à efetivação de todos os direitos assegurados pela Constituição.
Pregunta 6
Pregunta
O legislador constituinte, ao proceder ao fortalecimento institucional do Ministério Público, buscou alcançar duplo objetivo: instituir, em favor de qualquer pessoa, a garantia de não sofrer arbitrária persecução penal instaurada por membro do Ministério Público designado ad hoc; e tornar mais intensas as prerrogativas de independência funcional e de inamovibilidade dos integrantes do Parquet
Pregunta 7
Pregunta
Concessão de remissão pelo magistrado, sem oitiva do Ministério Público gera Nulidade processual
Pregunta 8
Pregunta
O Ministério Público tem legitimidade ativa ad causam para requerer a internação compulsória, para tratamento de saúde, de pessoa vítima de alcoolismo.
Pregunta 9
Pregunta
: O Ministério Público não tem legitimidade ativa ad causam para requerer a internação compulsória, para tratamento de saúde, de pessoa vítima de alcoolismo. Existindo Defensoria Pública organizada, tem ela competência para atuar nesses casos.
Pregunta 10
Pregunta
A intimação pessoal do Ministério Público pode ocorrer por mandado ou pela entrega dos autos devidamente formalizada no setor administrativo do Ministério Público, sendo que, para efeitos de comprovação da tempestividade do recurso, admite se, excepcionalmente, a ‘aposição do ciente’ Ocorrendo a intimação pessoal por diversas formas, há de ser considerada, para a contagem dos prazos recursais, a que ocorrer primeiro.
Pregunta 11
Pregunta
Não se reconhece ao Ministério Público a faculdade de impetrar habeas corpus ou mandado de segurança, porém pode requerer correição parcial.
Pregunta 12
Pregunta
O Ministério Público tem legitimidade ativa para a defesa, em juízo, dos direitos e interesses individuais homogêneos, quando impregnados de relevante natureza social, como sucede com o direito de petição e o direito de obtenção de certidão em repartições públicas.
Pregunta 13
Pregunta
O Ministério Público detem capacidade postulatória, não só para a abertura do inquérito civil, da ação penal pública e da ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, mas também de outros interesses difusos e coletivos
Pregunta 14
Pregunta
São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
Pregunta 15
Pregunta
Há afronta ao princípio do promotor natural no pedido de arquivamento dos autos do inquérito policial por um promotor de justiça e na oferta da denúncia por outro, indicado pelo procurador geral de Justiça, após o juízo local ter considerado improcedente o pedido de arquivamento.
Pregunta 16
Pregunta
Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira.
Pregunta 17
Pregunta
A lei disporá sobre a organização e funcionamento do Ministério Público.
Pregunta 18
Pregunta
Ministério Público pode deflagrar o processo legislativo de lei concernente à política remuneratória e aos planos de carreira de seus membros e servidores
Pregunta 19
Pregunta
Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), entidade de classe de âmbito nacional, é parte legítima para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade que vise a atender a qualquer dos objetivos sociais previstos no art. 2º, III, do Estatuto – defesa dos princípios e garantias institucionais do Ministério Público, independência e autonomia funcional, administrativa, financeira e orçamentária e parâmetros do exercício das funções.
Pregunta 20
Pregunta
Na competência reconhecida ao Ministério Público, pelo art. 127, § 2º, da CF, para propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de cargos e serviços auxiliares, compreende se a de propor a fixação dos respectivos vencimentos, bem como a sua revisão .
Pregunta 21
Pregunta
O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei orçamentária anual.
Pregunta 22
Pregunta
O Ministério Público nacional é uno , compondo se do MPU e dos Ministérios Públicos dos Estados. No exercício das atribuições previstas nos arts. 109, § 3º, >"Serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, e, se verificada essa condição, a lei poderá permitir que outras causas sejam também processadas e julgadas pela justiça estadual."
Pregunta 23
Pregunta
Compete ao STJ a solução de conflito de atribuições a envolver o MPF e o MP estadual.
Pregunta 24
Pregunta
Compete ao Supremo a solução de conflito de atribuições a envolver o MPF e o MP estadual.
Pregunta 25
Pregunta
O Ministério Público que atua perante o TCU qualifica se como órgão de extração constitucional, eis que a sua existência jurídica resulta de expressa previsão normativa constante da Carta Política (art. 73, § 2º, I, e art. 130), sendo indiferente, para efeito de sua configuração jurídico institucional, a circunstância de não constar do rol taxativo inscrito no art. 128, I, da Constituição, que define a estrutura orgânica do MPU
Pregunta 26
Pregunta
O representante do MPM de primeira instância dispõe de legitimidade ativa para impetrar habeas corpus, originariamente, perante o STF, especialmente para impugnar decisões emanadas do STM.
Pregunta 27
Pregunta
A definição do conflito de atribuições ocorre considerado o objeto do procedimento administrativo criminal. Não envolvido bem, serviço ou interesse da União, entidade autárquica ou empresa pública federal, cumpre ao Ministério Público do Estado atuar
Pregunta 28
Pregunta
O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, não sendo permitida a recondução.
Pregunta 29
Pregunta
O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.
Pregunta 30
Pregunta
O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, para mandato de dois anos, permitida a recondução.
Pregunta 31
Pregunta
A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.
Pregunta 32
Pregunta
Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador Geral, que será nomeado pelo chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
Pregunta 33
Pregunta
É inconstitucional a previsão em lei estadual de que, vago o cargo de procurador geral no curso do biênio, o provimento se faça para completar o período interrompido e não para iniciar outro de dois anos: implicações da previsão de que a nomeação se faça sempre para o tempo certo de um biênio com a mecânica das garantias da independência do chefe do Ministério Público.
Pregunta 34
Pregunta
Os Procuradores Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria relativa do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.
Pregunta 35
Pregunta
Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respec¬tivos Procuradores Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros.
Pregunta 36
Pregunta
São garantias do membro do Ministério público, exceto:
Respuesta
-
Vitaliciedade após três anos.
-
inamovibilidade
-
irredutibilidade de subsídio
-
Vitaliciedade após dois anos.
Pregunta 37
Pregunta
É permitido ao membro do MP:
Respuesta
-
receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais
-
exercer a advocacia;
-
participar de sociedade comercial, na forma da lei
-
exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública
-
exercer função pública de professor, em havendo disponibilidade de horários.
-
exercer atividade político-partidária
-
receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas
Pregunta 38
Pregunta
O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida uma única recondução.
Pregunta 39
Pregunta
A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal
Pregunta 40
Pregunta
Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
Pregunta 41
Pregunta
Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.
Pregunta 42
Pregunta
Ao membro do MP é garantida a inamoviabilidade, da qual só poderá ocorrer caso haja interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do MP, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada a ampla defesa.
Pregunta 43
Pregunta
Aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo
único, V, in verbis:
Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos dois anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
Pregunta 44
Pregunta
É função institucional e privativa do Ministério Público promover a ação penal pública, na forma da lei.
Pregunta 45
Pregunta
Ao Ministério Público incube, dentro de suas funções institucionais, zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia.
Pregunta 46
Pregunta
É função institucional do Ministério Público, promover o inquérito penal e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos
Pregunta 47
Pregunta
Não cabe ao Ministério Público promover ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados.
Pregunta 48
Pregunta
Cabe ao MP defender extra-judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.
Pregunta 49
Pregunta
Cabe ao MP promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição.
Pregunta 50
Pregunta
Cabe ao MP defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas
Pregunta 51
Pregunta
É cabível ao MP, em face das suas funções institucionais, estabelecidas pela Constituição de 1988, expedir notificação nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-lo, na forma da lei complementar.
Pregunta 52
Pregunta
Não é função institucional do MP exercer o controle interno da atividade policial, na forma da lei complementar.
Pregunta 53
Pregunta
O MP exerce controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar.
Pregunta 54
Pregunta
O MP poderá requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, desde que
indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.
Pregunta 55
Pregunta
Exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, bem como a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
Pregunta 56
Pregunta
Ao MP incube exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
Pregunta 57
Pregunta
A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas no art. 129, que trata acerca das funções institucionais do MP, impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses, segundo o disposto nesta Constituição e na lei.
Pregunta 58
Pregunta
As funções do Ministério Público podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação.
Pregunta 59
Pregunta
As funções do Ministério Público devem ser sempre exercidas por integrantes da carreira, que deverão sempre residir na comarca da respectiva lotação
Pregunta 60
Pregunta
O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, dois anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.
Pregunta 61
Pregunta
O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.
Pregunta 62
Pregunta
A distribuição de processos no Ministério Público será mediata.
Pregunta 63
Pregunta
O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de onze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução.
Pregunta 64
Pregunta
O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução.
Pregunta 65
Pregunta
O Conselho Nacional do Ministério Público é presidido pelo Procurador-Geral da República Público.
Pregunta 66
Pregunta
Com relação à composição do Conselho Nacional do Ministério Público:
Respuesta
-
Quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação
de cada uma de suas carreira.
-
seis membros do Ministério Público da União, assegurada a representação
de cada uma de suas carreiras.
-
cinco membros do Ministério Público da União, assegurada a representação
de cada uma de suas carreiras
-
três membros do Ministério Público da União, assegurada a representação
de cada uma de suas carreira
Pregunta 67
Pregunta
Com relação à composição do Conselho Nacional do Ministério Público:
Respuesta
-
quatro membros do Ministério Público dos Estados
-
seis membros do Ministério Público dos Estados
-
três membros do Ministério Público dos Estados
-
dois membros do Ministério Público dos Estados
Pregunta 68
Pregunta
Com relação à composição do Conselho Nacional do Ministério Público:
Respuesta
-
três juízes, indicados dois pelo Supremo Tribunal Federal e um pelo Superior Tribunal de Justiça
-
quatro juízes, indicados dois pelo Supremo Tribunal Federal e dois pelo Superior Tribunal de Justiça
-
um juiz, indicado pelo Supremo Tribunal Federal
-
dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior
Tribunal de Justiça
Pregunta 69
Pregunta
Com relação à composição do Conselho Nacional do Ministério Público
Respuesta
-
três advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados
do Brasil;
-
quatro advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados
do Brasil;
-
dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados
do Brasil;
-
cinco advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
Pregunta 70
Pregunta
Com relação à composição do Conselho Nacional do Ministério Público:
Respuesta
-
dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um
pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
-
quatro cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados dois
pela Câmara dos Deputados e dois pelo Senado Federal.
-
dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados pelo Presidente da República, após aprovação de maioria absoluta do Senado Federal.
-
um cidadão de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicado pelo Congresso Nacional.
Pregunta 71
Pregunta
Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de [blank_start]quatorze[blank_end] membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de [blank_start]dois[blank_end] anos, admitida uma recondução, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
I o Procurador-Geral da República, que o preside;
II [blank_start]quatro[blank_end] membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada uma de suas carreiras;
III [blank_start]três[blank_end] membros do Ministério Público dos Estados;
IV [blank_start]dois[blank_end] juízes, indicados [blank_start]um[blank_end] pelo Supremo Tribunal Federal e [blank_start]outro[blank_end] pelo Superior Tribunal de Justiça;
V [blank_start]dois[blank_end] advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
VI [blank_start]dois[blank_end] cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados [blank_start]um[blank_end] pela Câmara dos Deputados e [blank_start]outro[blank_end] pelo Senado Federal.
Respuesta
-
quatorze
-
quinze
-
doze
-
um
-
dois
-
três
-
dois
-
três
-
quatro
-
seis
-
três
-
dois
-
quatro
-
tres
-
quatros
-
dois
-
um
-
dois
-
três
-
outro
-
dois
-
três
-
dois
-
três
-
quatro
-
cinco
-
dois
-
quatro
-
seis
-
um
-
dois
-
três
-
um
-
dois
-
três
Pregunta 72
Pregunta
Os membros do Conselho oriundos do Ministério Público serão indicados pelos respectivos Ministérios Públicos, na forma da lei.
Pregunta 73
Pregunta
Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
Pregunta 74
Pregunta
zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências:
Respuesta
-
Corregedoria-Geral do Ministério Público
-
Conselho Superior do Ministério Público
-
Conselho Nacional do Ministério Público
-
Procurador Geral da Republica
Pregunta 75
Pregunta
Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Ministério Público da União e dos Estados, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência dos Tribunais de Contas.
Pregunta 76
Pregunta
Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de membros do Ministério Público da União ou dos Estados julgados há menos de um ano
Pregunta 77
Pregunta
O Conselho Nacional do Ministério Público elaborá relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI, que in verbis: remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasião da abertura da sessão legislativa, expondo a situação do País e solicitando as providências que julgar necessárias.
Pregunta 78
Pregunta
O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, permitida a recondução.
Pregunta 79
Pregunta
O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, vedada a recondução.
Pregunta 80
Pregunta
Compete ao Corregedor Nacional exercer funções executivas do Conselho, de inspeção e correição geral.
Pregunta 81
Pregunta
O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiará junto ao Conselho Nacional do Ministério Público.
Pregunta 82
Pregunta
Leis da União e dos Estados criarão ouvidorias do Ministério Público, competentes
para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Ministério Público, exceto contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministério Público.