Pregunta 1
Pregunta
Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. No entanto, embora os incapazes, suspeitos e impedidos não possam prestar depoimento como testemunhas, poderá o magistrado ouvi-los como simples informantes.
Pregunta 2
Pregunta
Torna suspeita a testemunha o fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador, nesse caso o magistrado a ouvirá como mero informante.
Pregunta 3
Pregunta
O juiz, antes do inicio do depoimento, inquirir se a testemunha tem interesse jurídico no resultado do litígio, o que pode ocorrer quando o depoente já utilizou o reclamante como sua própria testemunha em outro processo, em geral postulando por meio do mesmo advogado, constituindo-se numa verdadeira troca de favores, retirando da testemunha a necessária isenção de ânimo para prestar o depoimento, devendo, nessa hipótese, ser o depoente ouvido como mero informante.
Pregunta 4
Pregunta
Caso a testemunha negue que seja impedido ou suspeito, a parte poderá provar a contradita com documentos ou testemunhas, até o número de três, apresentadas no ato e inquiridas em separado.
Pregunta 5
Pregunta
Contradita, é a denúncia pela parte interessada dos motivos que impedem ou tornam suspeito o depoimento da testemunha.
Pregunta 6
Pregunta
O momento processual oportuno de a parte oferecer a contradita da testemunha ocorre antes de o depoente ser compromissado, logo após a qualificação da testemunha.
Pregunta 7
Pregunta
Procedimento ordinário o numero máximo de testemunhas é de três.
Pregunta 8
Pregunta
Inquérito para apuração de falta grave aceita-se ate seis testemunhas.
Pregunta 9
Pregunta
Inquérito para apuração de falta grave deve se ter 6 testemunhas.
Pregunta 10
Pregunta
No procedimento ordinário o numero mínimo de testemunhas é de três.
Pregunta 11
Pregunta
No procedimento sumaríssimo numero máximo de testemunhas é duas.
Pregunta 12
Pregunta
Não poderá o juiz, na condução do processo, determinar a intimação de outras testemunhas
referidas nos depoimentos das partes ou de outras testemunhas do juízo, se esse numero ultrapassar o estipulado pela lei, que é de no máximo três, seis e dois, respectivamente Procedimento ordinário, inquérito para apuração de falta grave e sumaríssimo.
Pregunta 13
Pregunta
Incumbe às partes, no prazo que a lei fixar ao designar a data da audiência, depositar em cartório o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, profissão, residência e o local de trabalho. Mediante omissão legislativa, o rol será apresentado em quinze dias antes da audiência.
Pregunta 14
Pregunta
Quanto ao depósito do rol de testemunhas, no âmbito do processo civil:
Incumbe às partes, no prazo que o juiz fixar ao designar a data da audiência, depositar em cartório o rol de testemunhas, precisando-lhes o nome, profissão, residência e o local de trabalho. Na omissão do juiz, o rol será apresentado em dez dias antes da audiência.
Pregunta 15
Pregunta
Assim como no processo civil, no âmbito do processo do trabalho, há depósito de rol de testemunhas, que comparecerão à audiência.
Pregunta 16
Pregunta
No âmbito do processo do trabalho, não há depósito de rol de testemunhas, as quais comparecerão à audiência, independentemente de notificação.
Pregunta 17
Pregunta
No âmbito da justiça do trabalho:
Cabe ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha por ele arrolada do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo. Porém pode a parte comprometer-se a levar a testemunha à audiência independentemente da intimação presumindo-se, caso a testemunha não compareça, que a parte desistiu de sua inquirição.
Pregunta 18
Pregunta
Somente será deferida intimação de testemunha que, comprovadamente convidada, deixar de comparecer.
Pregunta 19
Pregunta
Ao inicio da inquirição, a testemunha prestará o compromisso de dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado, sendo ela advertida peto juiz que incorrerá em sanção civil caso faça afirmação falsa, se cale ou oculte a verdade.
Pregunta 20
Pregunta
O menor de 18 anos não poderá ser ouvido como testemunha compromissada, mas apenas como mero informante.
Pregunta 21
Pregunta
As partes deverão tratar as testemunhas com urbanidade, não lhes fazendo perguntas ou considerações impertinentes, capciosas ou vexatórias.
Pregunta 22
Pregunta
As partes deverão tratar as testemunhas com urbanidade, não lhes fazendo perguntas ou considerações impertinentes, capciosas ou vexatórias.
Pregunta 23
Pregunta
O juiz providenciará para que o depoimento de uma testemunha não seja ouvido pelas demais que ainda tenham de depor no processo.
Pregunta 24
Pregunta
O juiz cuidará para que o depoimento de uma das partes não seja ouvida pela outra que ainda não depôs.
Pregunta 25
Pregunta
Não a previsão no ordenamento jurídico para acareação de testemunhas, ainda que essas entre em divergência, pois o próprio juiz deverá cuidar para que uma não ouça o depoimento da outra.