SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

Descripción

Concursos Públicos Direito Ambiental Fichas sobre SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, creado por Ana Rita Félix el 13/02/2021.
Ana Rita Félix
Fichas por Ana Rita Félix, actualizado hace más de 1 año
Ana Rita Félix
Creado por Ana Rita Félix hace más de 3 años
0
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Quais são os objetivos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos? I - coordenar a gestão integrada das águas; II - arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hídricos; III - implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; IV - planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos; V - promover a cobrança pelo uso de recursos hídricos.
Quais são os integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos? I – o Conselho Nacional de Recursos Hídricos; I-A. – a Agência Nacional de Águas; II – os Conselhos de Recursos Hídricos dos Estados e do Distrito Federal; III – os Comitês de Bacia Hidrográfica; IV – os órgãos dos poderes públicos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais cujas competências se relacionem com a gestão de recursos hídricos; V – as Agências de Água.
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos é composto por: I - representantes dos Ministérios e Secretarias da Presidência da República com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos; II - representantes indicados pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos; III - representantes dos usuários dos recursos hídricos; IV - representantes das organizações civis de recursos hídricos.
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos será gerido por: I - 1 Presidente, que será o Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional; II - 1 Secretário-Executivo, que será o titular do órgão integrante da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional responsável pela gestão dos recursos hídricos.
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são compostos por representantes: I - da União; II - dos Estados e do Distrito Federal cujos territórios se situem, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação; III - dos Municípios situados, no todo ou em parte, em sua área de atuação; IV - dos usuários das águas de sua área de atuação; V - das entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia.
O número de representantes do comitê de cada setor será limitada a que? Será limitada a representação dos poderes executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios à metade do total de membros.
São consideradas, para os efeitos desta Lei, organizações civis de recursos hídricos: I - consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; II - associações regionais, locais ou setoriais de usuários de recursos hídricos; III - organizações técnicas e de ensino e pesquisa com interesse na área de recursos hídricos; IV - organizações não-governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade; V - outras organizações reconhecidas pelo Conselho Nacional ou pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Direito ambiental
GoConqr suporte .
MEIO AMBIENTE
Mateus de Souza
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Rafael Carvalho Neves dos Santos
ART. 225, CF/88 - DO MEIO AMBIENTE
Mateus de Souza
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Yure Lira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL -LEI 9.265 - ES
MARIA BERNARDETE GUIMARAES
FUNDAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS
Yure Lira
Lei nº 9.985 - SNUC
Alexandre Rodrigues
LEI DAS ÁGUAS (LEI Nº 9433/1997)
Elizandra Bia
Responsabilidade Ambiental
Carolina Assuncao
Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Marcelo barros