Created by Fábio Marçal
almost 11 years ago
|
||
Copied to Note by Fábio Marçal
almost 11 years ago
|
||
COGNIÇÃOCognição é o termo científico atualmente utilizado para fazer referência ao conjunto das inteligências humanas. Diz respeito, portanto, a todos os fenômenos mentais que tenham relação com a aquisição, o armazenamento, a ativação e o uso de conhecimento. Conhecimento, por sua vez, é a palavra que usamos para fazer referência aos estados cognitivos de uma pessoa, os quais resultam da interação do indivíduo com o seu ambiente físico e sociocultural.
A LINGUAGEM COMO FENÔMENO COGNITIVOUma língua natural - como o português, o xavante, o alemão ou qualquer outra dentre as mais de seis mil línguas existentes hoje no mundo - é aquela que emergiu de maneira espontânea e não deliberada no curso da história humana. Opostas às línguas naturais, figuram as línguas artificiais. Uma língua artificial - como o esperanto e aquelas criadas em obras de ficção ou em códigos de computador - são conscientemente inventadas por uma pessoa ou por um grupo de indivíduos.A linguagem é portanto, um conhecimento tácito, implícito, inconsciente no conjunto da cognição humana. Denominamos esse tipo de conhecimento como conhecimento linguístico ou competência linguística.Conhecimento declarativo: conhecimento do qual somos conscientes. A gramática que aprendemos na escola são um tipo de conhecimento declarativo/explícito.Conhecimento tácito: conhecimento do qual não temos consciência. Conhecimento linguístico que temos mesmo antes de frequentar escolas.
TEORIA LINGUÍSTICATeoria :Uso informal: opinião, hipótese não comprovada, palpiteCiência: explicação unificada para um conjunto de dados e de observações sobre determinado fenômenoUma Teoria Linguística deve, portanto, prover explicações sobre os fatos da linguagem na mente e no cérebro dos seres humanosModelo:Em ciência, um modelo é um conjunto de hipóteses sobre a estrutura e o funcionamento de algum fenômeno - no nosso caso, a linguagem humana. A função de um modelo é formular uma teoria que explique e preveja as propriedades do fenômeno a que se dedica.
PSICOLINGUÍSTICAA Psicologia cognitiva é uma das áreas mais recentes das pesquisas em psicologia, tendo surgido ao final dos anos 1950, com a revolução cognitiva. Trata-se da área da psicologia que procura estudar, através de experimentos científicos, a natureza e o funcionamento da cognição humana. Um psicólogo cognitivo dedica-se a fenômenos como, dentre outros, memória, atenção, percepção, raciocínio, resolução de problemas, linguagem, emoções. A psicolinguística é uma das subdisciplinas da psicologia cognitiva.
NEUROPSICOLOGIAAtualmente, prefere-se a expressão "neurociência da linguagem" em vez do tradicional termo "neurolinguística". O novo temo é útil, inclusive, para evitar confusão com a "programação neurolinguística", que não possui relação com a neurolinguística que apresentamos aqui.
Cognição Linguística
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.