Question 1
Question
O princípio da pertinência é aquele segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.
Question 2
Question
O princípio da reversibilidade é o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
Question 3
Question
Princípio do respeito à ordem original é aquele segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
Question 4
Question
Princípio da unicidade considera que o documento é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo é sempre único.
Question 5
Question
Pertinência territorial é objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas. também chamado integridade do fundo.
Question 6
Question
Procedência é o termo em geral empregado para designar a origem mais imediata do arquivo, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou. conceito distinto do de proveniência.
Question 7
Question
O documento arquivístico se caracteriza pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos não são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa no plano de classificação, que os contextualiza no conjunto ao qual pertencem. Os documentos arquivísticos apresentam um conjunto de relações que devem ser mantidas. Trata-se do princípio da territorialidade.
Question 8
Question
Princípio da cumulatividade
O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, que se caracteriza pela acumulação de documentos. Os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos. eles se acumulam de maneira contínua e progressiva, como sedimentos de estratificações geológicas, e isto os dotam de um elemento de coesão espontânea.
Question 9
Question
Princípio da unicidade
Os fundos de arquivo devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia como sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Question 10
Question
Princípio do respeito pela estrutura
Conceito segundo o qual um fundo ou núcleo de que se perdeu a organização original deve, sempre que possível, receber uma organização correspondente à estrutura interna do organismo que o criou.