Question 1
Question
(FCC – TJ/PE – Titular de Serviços de Notas e de Registros – 2013) No tocante à aplicação e vigência da lei é CORRETO afirmar que
Answer
-
nos Estados estrangeiros a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, inicia-se três meses depois de oficialmente publicada.
-
salvo disposição em sentido contrário, a lei começa a vigorar em todo o país imediatamente após sua publicação oficial.
-
não se admite a repristinação legal em nenhuma hipótese.
-
as correções a texto de lei já em vigor consideram-se meras inserções textuais, sem modificações de sua vigência, em nenhuma hipótese.
-
lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, modifica ou revoga a lei anterior, conforme o caso.
Question 2
Question
(FCC – TRE/PR – Analista Judiciário – 2012) NÃO se destinando a vigência temporária, a lei
Answer
-
terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
-
vigorará enquanto não cair em desuso.
-
só poderá ser revogada pela superveniência de nova ordem constitucional.
-
somente vigorará, até que outra lei expressamente a revogue.
-
não poderá ser revogada.
Question 3
Question
(VUNESP – Advogado da Companhia Energética de São Paulo – CESP – 2013) É CORRETO afirmar que
Answer
-
as correções a texto de lei já em vigor não são consideradas lei nova.
-
a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
-
a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a anterior.
-
mesmo que se destine à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
-
salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País três meses depois de oficialmente publicada.
Question 4
Question
(FCC – Tribunal de Contas do Estado da Bahia – Procurador Especial – 2011) Desempenhando diferentes funções, classifica-se o costume, conforme seu conteúdo, do seguinte modo:
I. praeter legem.
II. secundum legem.
III. contra legem.
Sobre eles, é CORRETO afirmar que o primeiro
Answer
-
exerce função supletiva; o segundo é interpretativo; e o terceiro não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
-
não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; o segundo é interpretativo; e o terceiro exerce função supletiva.
-
é interpretativo; o segundo exerce função supletiva; e o terceiro não é admitido pelo sistema, todavia pode induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
-
não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; o segundo exerce função supletiva; e o terceiro é interpretativo.
-
é interpretativo; o segundo não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; e o terceiro exerce função supletiva.
Question 5
Question
(CESPE/UnB – BACEN – Procurador – 2013) A interpretação segundo a qual o juiz procura alcançar o sentido da lei em consonância com as demais normas que inspiram determinado ramo de direito é denominada
Answer
-
histórica.
-
lógica.
-
sistemática.
-
teleológica.
-
analógica.
Question 6
Question
(Universidade Federal do Ceará – Estagiário de Direito – 2013) Consoante as normas gerais regentes do ordenamento jurídico pátrio, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência. Este enunciado é:
Answer
-
verdadeiro e caracteriza o princípio da irretroatividade legal.
-
verdadeiro e configura a regra sobre repristinação legal.
-
verdadeiro e caracteriza derrogação legal.
-
falso e configura a ab-rogação legal.
-
falso e caracteriza a vacância legal.
Question 7
Question
(FCC – TRE/RN – Analista Judiciário – 2011) A lei do país em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. No caso de casamento, tendo os nubentes domicílio diverso, regerá os casos de invalidade do matrimônio a lei do
Answer
-
primeiro domicílio conjugal.
-
último domicílio conjugal.
-
qualquer domicílio conjugal estabelecido por mais de um ano.
-
domicílio da mulher anterior ao casamento.
-
qualquer domicílio conjugal estabelecido por mais de três anos.
Question 8
Question
(FCC – PGE/MT – Procurador do Estado – 2011) É CORRETO afirmar que,
Answer
-
salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada.
-
nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada.
-
se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo de início de sua vigência começará a correr da data da primeira publicação.
-
não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou a revogue.
-
a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, sempre revoga a anterior.
Question 9
Question
(FCC – TRT/6a Região/PE – Analista Judiciário – 2012) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia, depois de oficialmente publicada, em
Answer
-
três meses.
-
noventa dias.
-
um mês.
-
trinta dias.
-
quarenta e cinco dias.
Question 10
Question
(FEPESE – Defensoria Pública/SC – Analista Técnico – 2013) Assinale a alternativa CORRETA.
Answer
-
a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias após a sua sanção.
-
não se consideram lei nova as correções a texto de lei já em vigor.
-
quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a equidade, a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
-
a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.
-
nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia noventa dias depois de oficialmente publicada.
Question 11
Question
(FCC – TRT/1a Região/RJ – Magistratura do Trabalho – 2012) “Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência”. Este enunciado é
Answer
-
verdadeiro e caracteriza o princípio da irretroatividade legal.
-
falso e caracteriza a vacância legal.
-
falso e configura a ab-rogação legal.
-
verdadeiro e configura a regra sobre a repristinação legal.
-
verdadeiro e caracteriza derrogação legal.
Question 12
Question
(FCC – AL/RN – Analista Administrativo – 2013) Considere a seguinte situação hipotética: A Lei “A” teve início de vigência no dia 27 de Novembro de 2012. Posteriormente foi publicada a Lei “B” e a Lei “C”. Considerando que a Lei “B” estabeleceu disposições gerais sobre a Lei “A” a par das já existentes e a Lei “C” estabeleceu disposições especiais sobre a Lei “A” a par das já existentes, é certo que a Lei “B”
Answer
-
e a Lei C revogaram a Lei A.
-
e a Lei C não revogaram e nem modificaram a Lei A.
-
e a Lei C modificaram a Lei A.
-
revogou a Lei A e a Lei C modificou a Lei A.
-
modificou a Lei A e a Lei C revogou a Lei A.
Question 13
Question
(FCC – TRT/1a Região/RJ – Magistratura do Trabalho – 2014) Após trabalhar e contribuir por 35 anos à Previdência Social, com 60 anos de idade, Fábio Henrique poderia aposentar-se, mas antes de requerer o benefício a lei é alterada é passa a exigir 65 anos de idade e 40 anos de contribuição previdenciária para aposentação, sem qualquer previsão quanto às situações já consolidadas no tempo. Nesse caso, a lei posterior
Answer
-
poderá atingi-lo, pois como regra tem incidência imediata e Fábio Henrique não chegou a requerer sua aposentadoria.
-
poderá atingi-lo, porque alterações normativas na idade impedem a aquisição de benefícios até então previstos, mesmo que preenchidos os requisitos à época dessas alterações.
-
não poderá atingi-lo, pois Fábio Henrique adquiriu o direito à aposentadoria antes da alteração normativa, ao completar os requisitos previstos na ocasião.
-
poderá atingi-lo, não pela idade, em relação à qual Fábio Henrique adquiriu o direito à aposentadoria, mas pelo novo tempo de contribuição, que deverá ser atingido necessariamente.
-
não poderá atingi-lo, pela formação de ato jurídico perfeito em favor de Fábio Henrique.
Question 14
Question
(MPE/PE – Escola Superior do Ministério Público – Estágio em Direito – 2013) A lei de introdução às normas do Direito brasileiro versa sobre tema preliminar e extremamente relevante à aplicação dos textos de lei e a sua complementação. Assim, no caso de omissão legislativa, o juiz decidirá de acordo com
Answer
-
os princípios gerais do direito, a jurisprudência e a equidade.
-
a analogia, os costumes, e os princípios gerais do direito.
-
a analogia, a jurisprudência e a equidade.
-
os princípios gerais do direito, a doutrina e a equidade.
-
a doutrina, a equidade e a analogia.
Question 15
Question
(MPE/PE – Escola Superior do Ministério Público – Estágio em Direito – 2013) Será executada, no Brasil, a sentença proferida no estrangeiro que reúna, dentre outros, os seguintes requisitos:
Answer
-
haver sido proferida por juízo competente; terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente operado a revelia; ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal.
-
estar traduzida por intérprete autorizado; observar a disciplina da lei brasileira no que é pertinente ao contraditório e à ampla defesa; ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal.
-
terem sido as partes reinquiridas perante um juízo brasileiro; terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente operado à revelia; ter passado em julgado.
-
ter passado em julgado; terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente operado a revelia; ter sido homologada pelo Supremo Tribunal.
-
ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessárias para a execução no lugar em que foi proferida; estar traduzida por intérprete autorizado; ter sido homologada pelo Superior Tribunal de Justiça.
Question 16
Question
(FCC – Assembleia Legislativa/PB – Consultor Legislativo – 2013) De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, é INCORRETO afirmar que a lei do País em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre
Question 17
Question
(FUNCAB – Agência Nacional de Saúde – ANS – Atividade Técnica de Suporte – Direito – 2013) Consoante a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, as leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade, NÃO terão eficácia no Brasil, quando ofenderem:
Answer
-
a equidade, a ordem pública, o contrato.
-
a equidade, os bons costumes, a soberania nacional.
-
os bons costumes, a equidade, o contrato.
-
o contrato, a soberania nacional, a ordem pública.
-
a soberania nacional, a ordem pública, os bons costumes.
Question 18
Question
(FCC – TRE/RN – Analista Judiciário – 2011) A lei do país em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. No caso de casamento, tendo os nubentes domicílio diverso, regerá os casos de invalidade do matrimônio a lei do
Answer
-
primeiro domicílio conjugal.
-
último domicílio conjugal.
-
qualquer domicílio conjugal estabelecido por mais de um ano.
-
domicílio da mulher anterior ao casamento.
-
qualquer domicílio conjugal estabelecido por mais de três anos.
Question 19
Question
(FCC – TJ/AP – Titular de Serviço de Notas e de Registros – 2011) Quanto às leis é CORRETO afirmar:
Answer
-
salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada.
-
nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada.
-
se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo de início de sua vigência começará a correr da data da primeira publicação.
-
não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou a revogue, ou venha a cair em desuso devidamente reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em ação específica.
-
a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a anterior.
Question 20
Question
(FCC – TRT/14ª Região/RO e AC – Magistratura do Trabalho – 2012) Analise os itens abaixo e ao final marque a alternativa CORRETA:
Answer
-
a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule parcialmente a matéria de que tratava a lei anterior.
-
a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga, mas pode modificar a lei anterior.
-
a lei terá vigência até que outra a modifique ou revogue, ainda que se destine à vigência temporária. Se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo da lei começará a correr da nova publicação.
-
nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de iniciada a execução no Brasil.
-
a contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente á sua consumação integral.
Question 21
Question
(FCC – TRT/16ª Região/MA – Magistratura do Trabalho – 2012) Levando em consideração a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro sobre a aplicabilidade da lei e de sua eficácia espacial e temporal, assinale a alternativa CORRETA.
Answer
-
para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplica-se a lei do País onde estes bens estiverem situados.
-
pelo princípio da obrigatoriedade das leis a lei se aplica a todos indistintamente, valendo a escusa por desconhecimento legal.
-
pelo princípio da continuidade das leis, a partir da vigência de uma lei sua eficácia só poderá ser descontinuada pela revogação por outra, sendo possível a repristinação tácita.
-
se um servidor se aposenta sob a égide de uma norma vigente à época em que preenchia os requisitos e passa essa mesma lei a ter nova redação após a concessão da aposentadoria, é lícito promover a revisão pelo Estado- Administrador dos valores concedidos ao beneficiário após nova regulamentação legal.
-
não dispondo em sentido contrário a lei vigorará em todo o País na data de sua publicação.
Question 22
Question
(FUNCAB – CAERD – Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Analista de Gestão – Direito – 2013) Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro:
Answer
-
só à autoridade judiciária brasileira compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.
-
a execução de sentença proferida nos estrangeiro dispensa tradução.
-
a prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, pela lei brasileira.
-
para qualificar e reger as obrigações aplicar-se-á a lei do país em que devem ser cumpridas.
-
as leis, os atos e as sentenças de outro país não têm eficácia no Brasil, por ofenderem a soberania nacional.
Question 23
Question
(FCC – MPE/CE – Promotor de Justiça – 2011) Constitui, dentre outros, requisito para execução no Brasil de sentença proferida no estrangeiro:
Answer
-
ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessárias para a execução de acordo com a lei brasileira, ainda que assim não esteja no lugar em que foi proferida.
-
terem sido as partes citadas e não ter ocorrido revelia.
-
ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal, após parecer favorável do Procurador-Geral da República.
-
haver sido proferida por juiz competente.
-
estar traduzida por intérprete do país de origem ou pelo advogado que representar o requerente.