Unidade II

Descripción

Prospecção Fichas sobre Unidade II, creado por Rennan Medeiros el 29/10/2017.
Rennan Medeiros
Fichas por Rennan Medeiros, actualizado hace más de 1 año
Rennan Medeiros
Creado por Rennan Medeiros hace más de 6 años
6
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Materiais naturais para prospecção geoquímica Águas, sedimentos de fundo (rios, riachos, açudes, riachos etc), solos, rochas, materiais vegetal e animal (bio-objetos),etc.
Ambiente secundário Trecho da Terra que compreende o nível mais profundo de circulação das águas meteóricas até a superfície.
Características de ambiente secundário Baixa pressão e temperatura, abundância de oxigênio livre, abundância de água circulante, ocorrência de processos intempéricos, formação de solos, movimento livre de fluidos, etc.
Ambiente primário Trecho da Terra que compreende os níveis mais profundos desde os níveis mais baixos da circulação das águas meteóricas até o nível de formação de rochas ígneas e metamórficas
Características do ambiente primário Altas condições PT, menor abundância de água circulante, movimento lento de fluidos, baixa concentração de oxigênio livre, etc.
Dispersão Processos de distribuição de elementos nos ambientes primários e secundários.
Mobilidade Facilidade com que um elemento se move em um determinado ambiente, podendo ser extremamente móvel em um ambiente e praticamente imóvel em outro.
Halo de dispersão Zona ou faixa de modificações geoquímicas causada pela instalação de mineralizações ou pelo intemperismo da mineralização
Etapas de um levantamento geoquímico 1. Planejamento (definição dos procedimentos) 2. Etapa de campo (amostragem sistemática) 3. Etapa de laboratório (processamento de amostras) 4. Etapa de interpretação de dados (descrição e interpretação dos resultados analíticos, confecção de mapas e perfis geoquímicos,etc)
Importância da prospecção geoquímica Descobrir depósitos minerais: 1. não aflorantes; 2. teores baixos, mas com concentrações economicamente viáveis.
Finalidade de um levantamento geoquímico Eliminar terrenos estéreis e selecionar/delimitar trechos onde possa ocorrer mineralizações
Tipos de levantamento geoquímico 1. Regional- investiga áreas grandes, densidade de amostragem baixa, sedimento de corrente como material de amostragem mais utilizado, custos relativamente baixos. 2. De detalhe- investiga áreas relativamente pequenas, solo como material de amostragem mais comum, custos de operação altos, geralmente precedido de um levantamento regional.
Finalidade de um levantamento regional Detectar anomalias e localizar trechos propícios à ocorrência de mineralizações.
Finalidade de um levantamento de detalhe Delimitar anomalias e, se possível, as mineralizações associadas.
Parâmetros numéricos de interpretação Background, anomalia, limiar e contraste.
Background Variação normal de concentração de determinado elemento em um material não afetado por mineralização.
Anomalia Concentração anômala de um elemento que "fuja" da faixa de concentração normal (background)
Contraste Razão entre a anomalia (A) e o background (B). (A/B). Quanto maior o contraste, mais satisfatório é o resultado da análise.
Limiar Limite numérico entre a faixa de background e a faixa de anomalia.
Modo de ocorrência dos elementos em rochas 1. Como elemento principal de minerais próprios (Ex: titanita (Ti), cromita (Cr), cassiterita (Sn), etc). 2. Como elemento secundários de outros minerais (Ex: Sn e V em magnetitas, U e ETR em apatitas). 3. Como elementos presentes em fases fluidas de rochas (inclusões fluidas dentro de minerais, fluidos intersticiais no contato de grãos)
Forma de se fazer associações geoquímicas Através do elemento indicador, que pode ser um indicador direto ou farejador para se detectar uma mineralização.
Indicador direto Quando o elemento analisado é o elemento de interesse econômico na associação geoquímica da mineralização procurada. Ex: Cu para depósito de Cu...
Indicador indireto É o indicador "farejador" do elemento de interesse econômico da mineralização. Ex: As em amostras geoquímicas para prospecção de Au...
Quando se usa elementos farejadores? Quando o elemento principal da associação geoquímica da mineralização é de difícil análise; Quando o elemento principal é de baixa mobilidade; Quando o elemento principal tem baixo contraste.
Província geoquímica Segmento relativamente extenso da superfície terrestre , no qual a composição química da rochas difere da média geral.
Província metalogênica Segmento relativamente extenso na superfície terrestre com uma abundância anormal de depósitos minerais de um certo tipo.
Exemplos de como a geoquímica pode ajudar a detectar mineralizações 1. enxame de diques máficos, mas um deles mineralizado; 2- corpo máfico acamadado com um nível mineralizado "escondido"; 3- Rocha granítica com trechos mineralizados; 4- Granito geneticamente relacionado com um pegmatito mineralizado.
Em que situações pode-se aplicar a prospecção geoquímica. Em áreas de solo espesso, intemperismo profundo, poucos afloramentos, mineralização não aflorante, mineralização de baixo teor, etc.
Como se pode fazer análises geoquímicas 1:Análise de "rocha total" (amostra como um todo); 2. Análise de minerais individuais das amostras de rocha.
Função de argilominerais Podem adsorver cátions com os quais os argilominerais entrem em contato, podendo haver duas consequências: realçar anomalias sutis em solos e sedimentos de fundo; provocar o aparecimento de falsas anomalias.
Como ocorrem óxidos secundários de Fe e Mn? Ocorrem em solos e sedimentos de fundo das seguintes maneiras: 1. capeamentos em outros minerais, em afloramentos e fragmentos de rocha; 2. partículas discretas que vão de coloidais até areia fina.
Importância da matéria orgânica na prospecção geoquímica Podem fixar elementos por adsorção ou quelação, podendo realçar anomalias sutis em solos e sedimentos de fundo ou provocar o aparecimento de falsas anomalias.
Modos de ocorrência dos elementos no ambiente secundário 1. minerais primários residuais ou resistatos. 2. Constituintes solúveis. 3. Minerais secundários ou minerais neoformados (ex: malaquita)
Ordem de resistência ao intemperismo Óxidos>silicatos>carbonatos>sulfetos
Como pode ser uma assinatura típica de mineralização. 1. em rochas "próximas" hospedeiras; da mesma sequência sedimentar; da mesma suíte magmática; etc. 2. Em rochas "distantes" como, por exemplo, granitos geneticamente associados a pegmatitos mineralizados, etc.
Como é esperado o padrão de caimento de anomalia em uma rocha? Quanto mais longe da parte mineralizada, o teor de anomalia cai exponencialmente.
Cuidados na interpretação de resultados Variações de background e problemas de contaminação durante a britagem e moagem das amostras (Ex: contaminação de níquel após a amostra ser pulverizada).
Como se dá a formação de anomalias no solo? Através do intemperismo da mineralização e seu halo primário de dispersão, transformando esses materiais em solo. A tendência é que os teores caiam no solo em relação aos teores do material originário.
Como é feita a amostragem em solos? Se o solo for homogênio, a amostragem é feita a profundidade constante. Se o solo for heterogêneo, a amostragem é feita no mesmo horizonte.
Como é feita amostragem com sedimentos de corrente? A amostragem é feita a nível regional e devem ser coletadas amostras de sedimentos presentemente em movimento, originários do terreno à montante da estação. Posicionar as estações de coleta à montante das confluências
Bateamento É um bom método para se usar no levantamento para minerais resistatos (ouro, cassiterita, barita, etc.). O bateamento dá contrastes muito melhores que os de sedimentos de corrente para resistatos.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

As Regras de Ouro da Nova Prospecção de Vendas
Paulo Gerhardt
Fluxo interno de atividades FIO
Lara Cezar
Prospecção
Alexandre de Lara
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Sabrina Kiliam
Prospecção
Vick Damascena
O 5 passos da Venda
Guilherme Jesus Gonçalves
Mapa geral - Ciclo de vendas
Vivian Almeida
As Regras de Ouro da Nova Prospecção de Vendas
José Lucas
Prospecção de Vendas
Editor Criação
As Regras de Ouro da Nova Prospecção de Vendas
Willian Tessaro
As Regras de Ouro da Nova Prospecção de Vendas
carlos jesus