Lei nº 13.869/19 - Lei de Abuso de Autoridade

Descripción

Lei nº 13.869/19 - Lei de Abuso de Autoridade Define crimes de abuso de autoridade cometidos por agentes públicos, servidor ou não, que no exercício da função ou a pretexto de exercê-lo, abuse do poder que lhe foi atribuído.
Leandro Macedo
Fichas por Leandro Macedo, actualizado hace 7 meses
Leandro Macedo
Creado por Leandro Macedo hace 7 meses
3
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Qual a definição do crime de Abuso de Autoridade? Crimes de abuso de autoridade cometidos por agentes públicos, servidor ou não, que no exercício da função ou a pretexto de exercê-lo, abuse do poder que lhe foi atribuído.
Qual a conduta ou finalidade tipificada dessa lei? MPBS - Mero capricho - Prejudicar alguém - Beneficiar a si mesmo ou outrem - Satisfação pessoal
Em caso de divergência na interpretação da lei? Divergência na interpretação ou avaliação dos fatos NÃO CONFIGURA CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE!
Quem são os sujeitos ATIVO do crime de Abuso de Autoridade? ➤ Servidores Públicos e Militares ou pessoas a eles equiparadas ➤ Membros do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário ➤ Membros do Ministério Público ➤ Membros do Tribunais ou Conselhos de Contas NÃO SE LIMITA A APENAS ESSES!
Como proceder-se-á Ação Privada? ➤ após 6 meses, à partir da inércia do MP ➤ Não extingue a punibilidade Cabe ao MP: ➤ Aditar queixa, intervir, fornecer, interpor recurso ➤ Retomar a ação penal como parte principal A QUALQUER TEMPO, caso haja negligência do querelante
Quais os efeitos da condenação do crime de Abuso de Autoridade? ➤ Obrigação indenizar dano causado = a requerimento do ofendido, o juiz motivar valor mínimo de reparação CONDICIONADO A REINCIDÊNCIA: ➤ Inabilitação p/ exercício, cargo, função = Período de 1 a 5 anos ➤ Perda do cargo, mandato ou função NÃO SÃO AUTOMÁTICOS! JUIZ DEVE DECLARAR MOTIVADAMENTE NA SENTENÇÃO!
Quais são as substituições de PPL para PRD? Podem ser aplicadas autônomas e cumulativamente. ➤ Prestação de serviço à comunidade ou Entidade Pública ➤ Suspensão do exercício por 1 a 6 meses, COM PERDA DOS VENCIMENTOS
Em qual situação fará coisa julgada na sentença tanto no âmbito cível como administrativo-disciplinar? Na sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em qualquer das excludentes de ilicitude. FARÁ COISA JULGADA no âmbito CÍVEL e ADMINISTRATIVO-DISCIPLINAR.
Qual a pena base em regra para o crime de Abuso de Autoridade? DETENÇÃO 6 meses a 2 anos ou 1 a 4 anos
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
Rafael Carvalho Neves dos Santos
Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/65)
Alexandre Vieira
Lei 13.869/2019
Leandro de Freitas
Lei 4.898/65
Péricles Mendonca
Tipo de dissídios coletivos
Gabriela S
13.869/19 DAS PENAS
Bruno Rafael
13.869/19
Bruno Rafael
ABUSO DE AUTORIDADE
Ana Paula Dyszy
Lei 8072/1990 - Lei dos crimes hediondos
Gabriel Santos
LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
David de Abreu
ABUSO DE AUTORIDADE II
Ariele Battisti